06 de fevereiro, de 2024 | 17:05

Aulas voltam em Ipatinga, mas algumas linhas de ônibus não

Débora Anício/Arquivo DA
Horários foram reduzidos durante as férias com a garantia de que voltariam semana passada, o que não ocorreu em algumas linhasHorários foram reduzidos durante as férias com a garantia de que voltariam semana passada, o que não ocorreu em algumas linhas

Alguns horários de determinadas linhas de ônibus em Ipatinga foram suprimidos durante o período de férias escolares, conforme divulgado pela administração municipal de Ipatinga e publicado pelo Diário do Aço no fim de dezembro, quando o governo afirmou que a medida foi tomada pela “habitual redução no número de usuários durante as férias escolares” e que as linhas voltariam a circular até o dia 31 de janeiro, porém, isto não ocorreu, ao menos não em todas as linhas.

Conforme divulgado pela própria administração, as aulas na rede municipal (em 47 unidades escolares e 32 creches parceiras) voltaram nesta segunda-feira (5), para mais de 24 mil estudantes. Porém, neste mesmo dia, algumas linhas que deveriam ter retornado na semana passada ainda não circulavam pela cidade, exemplo do 801 Centro/Bairro, das 18h40.

“Na semana passada o motorista me disse que esse horário ia voltar, mas fiquei no ponto e ele não passou”, afirmou uma moradora do bairro Bethânia, que aguardou pelo veículo no Centro, na noite de segunda. “Tive que pegar o 803, que só passa 18h50 e dá muito mais volta”, reclamou.

Este horário do 801, inclusive, voltou para o aplicativo Meu Buse, atualizado pela Saritur, responsável pelo transporte público em Ipatinga, porém o veículo não circulou no horário divulgado pela empresa. Já o 803, que não existe mais no quadro de horários apresentado no aplicativo, circulou normalmente. “Todo ano é isso agora. Tiram os ônibus durante as férias falando que vai voltar, mas nunca voltam todos”, criticou a funcionária de uma empresa de contabilidade no Centro, que utiliza o transporte público todos os dias.

Além desta linha, o 800 Taúbas/Hospital das 13h, que também deveria ser retomado após as férias, ainda não voltou a circular. “Antes era certinho, ele passava nesse horário. Agora não dá pra confiar mais”, disse uma mãe que tentava levar a filha para a escola nesta terça-feira (6).

O Diário do Aço entrou em contato com a Prefeitura de Ipatinga, com assessoria e gerência da Saritur e questionou se as linhas de fato não voltaram e quando elas seriam retomadas. Entretanto, até o fechamento desta matéria, não houve retorno.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Cauã

08 de fevereiro, 2024 | 11:05

“? muito errado essas pessoas não rodarem pós tem gente que precisa do transporte público é se essas pessoas não conseguirem pegar um transporte público eles tem que pagar por um moto táxi ou um Uber que sai muito mais caro que talvez no final do mês pode apertar para os trabalhadores, ou a pessoa que não sabe pedir um moto táxi ou um Uber passa dificuldade também, e ainda tem os estudantes que não podem pagar uma van para ir e para buscar e essas pessoas precisam ir para as escolas!”

Sheila Teixeira Moreira

07 de fevereiro, 2024 | 08:32

“Vai fazer um mês que a Usiminas implantou o turno de 12 horas, e a Saritur ainda não alinhou os horários dela para atender as pessoas que utilizam seus serviços, moro no Betânia, no domingo para trabalhar às 19:00 tive que ir de mototáxi, porque não tinha nenhum ônibus que me atendia,”

Envie seu Comentário