Usiminas EstÁgio - 728x90

06 de fevereiro, de 2024 | 15:41

Prefeito anuncia que Guarda Civil de Ipatinga começa a atuar em abril

Divulgação
A Usiminas cedeu, em regime de comodato, um imóvel no bairro Bela Vista para ser a sede da Guarda A Usiminas cedeu, em regime de comodato, um imóvel no bairro Bela Vista para ser a sede da Guarda

A administração de Ipatinga e a Usiminas formalizaram na tarde desta segunda-feira (5) mais uma parceria. A empresa cedeu, em regime de comodato, um imóvel no bairro Bela Vista (avenida 26 de Outubro) para ser a sede da Guarda Civil Municipal, informou o governo local.

“Podemos adiantar que a nossa Guarda estará nas ruas a partir de abril deste ano, uma ocasião emblemática, já que o município estará comemorando neste mês o seu 60º aniversário de emancipação político-administrativa. O curso de formação dos agentes, última etapa de preparação dos membros da corporação, será concluído em 12 de abril”, informou o prefeito Gustavo Nunes.

A área cedida

O imóvel cedido pela Usiminas abrange 8.710 metros quadrados e dispõe de três piscinas, duas quadras, instalações administrativas e uma ampla área livre para práticas esportivas e de treinamento. No espaço já funcionaram, entre as décadas de 1980 e 1990, o Grêmio Bela Vista (Grembel) e o Grêmio Recreativo de Empregados da FSFX (GREF).

O local foi cedido em regime de comodato por um período de cinco anos, de 11 de dezembro de 2023 a 10 de dezembro de 2028. O diretor Corporativo de Sustentabilidade e Relações Institucionais, André Chaves, destaca a importância dessa entrega para a comunidade. “Esta parceria entre a Usiminas e a Prefeitura de Ipatinga é um exemplo de como a colaboração entre o setor privado e o público pode resultar em benefícios para a comunidade, fortalecendo a segurança pública e revitalizando espaços urbanos para novos propósitos”.

O espaço do antigo GREF abrigará todo o efetivo da guarda, comando e estrutura operacional de serviços, com possibilidade de adaptação para funcionar também como Centro de Capacitação e Acondicionamento de equipamentos e materiais diversos.

Outro benefício do espaço é a criação de uma identidade institucional da Guarda Civil Municipal com sua sede própria.

Atuação da GCM

Em sua última fase de preparação, a Guarda Civil Municipal de Ipatinga entrará em ação inicialmente com 120 agentes. A GCM terá papel relevante na proteção dos cidadãos, além de instalações públicas.

O secretário de Segurança e Convivência Cidadã, Cel. Warley Silva, acredita que a população será muito beneficiada com o início das operações da GCM: “Através da presença diária dos agentes nos mais diversos programas de patrulhamento, podemos projetar um ambiente de maior proteção na cidade, em apoio às forças de segurança já existentes e oferecidas pelo Estado. Faremos um trabalho preventivo, patrulhamento escolar, patrulhamento integrado ao trânsito e outras ações comunitárias. Sempre com foco na proteção do nosso cidadão”, disse.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Flávio

10 de fevereiro, 2024 | 16:05

“As GCMs está fazendo um grande papel nos municípios Brasileiros. Sou a favor das Guardas Civis Municipais nas ruas para ajudar e reforçar as forças de segurança, sou concurseiro fiz o concurso da GCM de Ipatinga, mas infelizmente não obtive êxito, quem sabe nos próximos concurso verei meu nome na lista dos aprovados dá CGM ou Polícia Penal, força e honra GCMs azul marinho.”

Livic Adraug

07 de fevereiro, 2024 | 22:07

“Quem critica com certeza ou tem ciúmes ou não gosta da segurança pública... A GCM vem para proteger os cidadãos através do patrulhamento preventivo integrado com a PM e PC, além do CBMMG... A municipalização da segurança pública é imprescindível e o futuro é a POLICIA MUNICIPAL, acostumem-se, pois isso que acontecerá, e pra quem diz que os agentes não tem poder de atuação, a GM possui poder de polícia sim conforme a lei (experimenta desafiar um agente pra ver) ... GCM é o futuro da segurança pública...”

Augusto

07 de fevereiro, 2024 | 15:19

“A Guarda Municipal é de grande importância para Cidade sim, hoje temos um Estado omisso na questão da Segurança, defasagem de muitos policiais Militares nas ruas , muitos com problemas de saúde devido a longas jornadas de trabalho, governador lavando as mãos, as Guardas Municipais serão implementadas em todas as Cidades no futuro, como é dever das prefeituras cuidar de toda organização da Cidade, GCM será a Polícia Municipal , se nos Presídios tem a polícia Penal, a estrutura das Cidades e bem maior do que um presídio, no passado eles eram guardas.
Vejo aqui que alguns são contra pelo fato de estarem acostumados a fazerem coisas erradas, que não deve não teme, basta ter educação para conversar. Obrigados pela compreensão.”

Maurillo da Silva Nogueira

07 de fevereiro, 2024 | 14:14

“Todos os dias vejo vídeos de lixos fardados espancando e usando violência de forma covarde e sem necessidade.Os políticos ( almas penadas) em sua maioria deveriam reformar o sistema de segurança pública e criar um novo modelo de segurança.Os " corruptos"( mais da maioria) cria estrutura pra equipar vigias públicos municipais e colocar na cabeça deles que são " polícias".O resultado disso tudo e o surgimento de narcisistas com nariz enpinado querendo ser a pólvora usada pra matar John Lenon.Brasil e o " Estado Democrático Falido de Direitos".”

Daywison Fernandes

07 de fevereiro, 2024 | 11:08

“Excelente iniciativa do prefeito, mais segurança para a cidade com uma instituição que vem ganhando muita força juridicamente no país . Os alunos da Gcm de Ipatinga estão sendo preparados pelos melhores profissionais da região já com muita experiência na segurança pública desde novembro de 2023. Acho que mais segurança é sempre bem vinda, pois as guardas municipais é o futuro na segurança pública do país .POLÍCIA MUNICIPAL JÁ(PEC57)”

Camila

07 de fevereiro, 2024 | 10:49

“Quem é contra a segurança pública, gente boa n é!!!!!”

Juliano

07 de fevereiro, 2024 | 08:29

“Espero que venha realmente fazer segurança e não oprimir !!!!”

Rodrigo

07 de fevereiro, 2024 | 08:22

“A população de Ipatinga esquece que colocou no poder uma pessoa despreparada para comandar e administrar uma cidade do porte de Ipatinga. Raciocinem comigo. Vcs acham que colocando mais armas nas mãos de pessoas com pouco preparo vai adiantar? Vcs acham que esses guardas irão subir morros, trocar tiros com bandidos? Vcs acham que esses guardas não serão usados para fazer segurança em prédios públicos, parque Ipanema e segurança pessoal de autoridades?
Isso se chama tampar o Sol com a peneira. Isso se traduz na busca desesperada por votos na eleição desse ano.
Porquê não fizeram ou renovaram ou ampliaram contrato para dar apoio á polícia militar e civil? Porque não cobrar do governador empresário mais concurso de PMS em Ipatinga? Simples: falta de interesse,de competência,de responsabilidade e de saber governar,algo que nosso prefeito PARAQUEDISTA não sabe....”

Fabio Oliveira

07 de fevereiro, 2024 | 08:09

“Espero que seja competente e que não pague de polícia , igual o pessoal do trânsito que muita das vezes nos trata assim igual cachorro”

Gilmar

07 de fevereiro, 2024 | 07:23

“Sei não , mais acho que e mais um jeito de arrecadar dinheiro , segurança pública e dever do estado , porque não investir em saúde e escolas públicas , já arrumaram uma área pra ser a sede com cerca de um hectare e meio de terras , isto da manutenção que não fica barato , acho que e mais um tiro no pé e o problema que a conta chega e quem paga e o cidadão , kkkkkkkkk”

Bom

06 de fevereiro, 2024 | 23:11

“A guarda é supérfluo numa cidade dessa, a PM e a P.C.,não tá dando conta?
Porque não investem em educação.
Esqueci que o país é contra a educação, senão o povo fica sabendo demais, fica esperto.
Outra pergunta: a usiminas é quem manda na cidade? Pela foto parece que sim.”

Marshal

06 de fevereiro, 2024 | 20:31

“Pessoal que critica, coisa boa não é.
A Guarda de Ipatinga é referência nacional!”

Heberton

06 de fevereiro, 2024 | 20:08

“A população de bem agradece pela iniciativa da administração em implantar a Guarda Civil em Ipatinga.
Mais segurança para a população.
Sejam bem vindos”

Will

06 de fevereiro, 2024 | 17:26

“Sede com piscinas e quadras pra esportes, vai dá certinho.”

Jaqueline

06 de fevereiro, 2024 | 16:15

“Espero que trabalhe mesmo, não fica só no celular ou batendo papo.”

Envie seu Comentário