05 de fevereiro, de 2024 | 16:00
Obras de saneamento recém-concluídas em Ipatinga e Marliéria
Divulgação
A rede coletora tem capacidade para conduzir adequadamente 3,88 litros de esgoto por segundo rumo à estação de tratamento
A rede coletora tem capacidade para conduzir adequadamente 3,88 litros de esgoto por segundo rumo à estação de tratamento
Uma das três obras de expansão das redes de coleta de esgoto de Ipatinga já foi concluída. A nova estrutura tem 889,79 metros de extensão e beneficia diretamente os moradores dos bairros Granjas Vagalume e Limoeiro. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (5) pela Fundação Renova.
A rede coletora recém-concluída tem capacidade para conduzir adequadamente 3,88 litros de esgoto por segundo rumo à estação de tratamento (ETE) do município. Também foram construídos gabiões de proteção das estruturas ao longo dos cursos d'água, para evitar danos à tubulação do sistema.
A intervenção integra as ações compensatórias pelo rompimento da barragem de Fundão, em Mariana.
Duas outras obras de saneamento estão em andamento em Ipatinga. Nos bairros Cidade Nobre, Iguaçu e Jardim Panorama, na altura da avenida Maanaim, a rede de coleta será ampliada em um total de 1,07 quilômetro e também conectada à ETE do município. Aproximadamente 75% da expansão está finalizada.
Já entre os bairros Horto, Vila Celeste, Nova Esperança e Canaã, o prolongamento da rede coletora será de 8 quilômetros, até alcançar a ETE. Mais de 65% dessa extensão já está concluída.
Destinação adequada de resíduos sólidos
Também foram finalizadas, no último trimestre de 2023, a reforma e a ampliação da usina de triagem e compostagem (UTC) do distrito de Cava Grande, no município de Marliéria, a 48 quilômetros de Ipatinga. A UTC tem capacidade de tratamento de 2,9 toneladas de resíduos sólidos ao dia.
Fundação Renova
A Fundação Renova foi instituída por meio do Termo de Transação e de Ajustamento de Conduta (TTAC) assinado após o rompimento da barragem de Fundão, em Mariana (MG), entre Samarco, suas acionistas Vale e BHP, e os governos federal, de Minas Gerais e do Espírito Santo.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]