CADERNO IPATINGA 2024

05 de fevereiro, de 2024 | 10:07

Com trio elétrico e marchinhas de carnaval, novo viaduto é inaugurado em Coronel Fabriciano

Anderson Figueiredo/Diário do Aço
Dezenas de pessoas compareceram ao evento e a parte interior do viaduto virou local de festa antes da abertura do tráfego Dezenas de pessoas compareceram ao evento e a parte interior do viaduto virou local de festa antes da abertura do tráfego

O prefeito de Coronel Fabriciano, Marcos Vinicius Bizaro entregou na manhã desta segunda-feira, à população, o novo viaduto do trevo Pastor Pimentel. Agora, “com plenas condições de funcionamento e altura adequada”, divulgou o governo. O evento acabou virando uma festa, com um trio elétrico, que tocava marchinhas de carnaval.(Veja o vídeo mais abaixo). Um verdadeiro bloco sambou alegremente sob o viaduto, transformado em “palco”, antes da reabertura do tráfego na via que interliga o Centro da Cidade e a região do distrito de Melo Viana e a via de acesso a Timóteo. A solenidade de reabertura foi iniciada às 9h30 e o tráfego somente será liberado depois que todas as pessoas que prestigiam o evento saírem do local.

Conforme enfatizou o prefeito, a obra que era esperada há décadas, resolve um gargalo para a mobilidade urbana, e traz mais eficiência e segurança para o trânsito, inclusive, para os pedestres - e sem riscos dos constantes entalamentos de caminhões em sua estrutura, acrescenta o governo.

Para a construção do atual viaduto, o antigo teve que ser demolido. A obra envolveu desde parte estrutural à serviços complementares: construção de um novo viaduto com gabarito de cinco metros; alargamento e conformação das vias de acesso (alças); construção das passagens de pedestre nas partes de superior e inferior e ladeando as alças (antes não existia); pavimentação asfáltica; sinalização de trânsito, iluminação com LED e paisagismo.
Silvia Miranda / Diário do Aço
O prefeito Lembrou que a obra foi esperada por longadas décadas e saiu agora, depois de tratativas com o Dnit O prefeito Lembrou que a obra foi esperada por longadas décadas e saiu agora, depois de tratativas com o Dnit

Passagens de pedestres com proteção na parte inferior e superior do viaduto. Agora, na avenida Magalhães Pinto foram liberadas 4 pistas, 2 para cada sentido da via.

Na avenida Tancredo Neves (vias superiores) foram abertas 3 pistas, das quais uma via extra sentido Fabriciano a Timóteo.

Elevação da altura do gabarito para 5 metros (antes, era 3,60 metros), o que provocava entalamento de caminhões cujos motoristas não prestavam atenção às placas informando a limitação da altura.

Quanto foi gasto na obra?

Conforme divulgado pelo governo municipal, no ato da abertura do viaduto, “o investimento na obra foi de RS 8 milhões, sendo 70% em recursos próprios do município e 30% do Departamento Nacional de infraestrutura e Transportes (Dnit)”, afirma a gestão municipal.
Silvia Miranda / Diário do Aço
Conforme nota do governo municipal, o investimento na obra foi de RS 8 milhões, dos quais, 70% em recursos próprios do município e 30% do Departamento Nacional de infraestrutura e Transportes (Dnit)Conforme nota do governo municipal, o investimento na obra foi de RS 8 milhões, dos quais, 70% em recursos próprios do município e 30% do Departamento Nacional de infraestrutura e Transportes (Dnit)

Um ano de obra

A reconstrução do viaduto foi iniciada há aproximadamente um ano. No dia 30 de janeiro de 2023, o prefeito deu a ordem de serviço para seu início imediato.

A primeira etapa foi demolição da estrutura antiga, limpeza e preparação do local, para então, começar efetivamente a construção do novo viaduto (DNIT)

“Desde 2017, a gestão Novos Tempos tentava viabilizar junto ao Governo Federal a reconstrução do viaduto. Foram várias tratativas e gestão política até a aprovação do projeto pelo DNIT, em 2020, ocorrido só após o órgão federal realizar obras emergenciais para ‘manter a segurança e o viaduto de pé’. Os recursos foram liberados no fim de 2022.

O viaduto antigo, que foi demolido havia sido construído na década de 1960, com um gabarito de 3,60 metros e estava com a estrutura em risco devido aos veículos de grande porte que acabavam "entalando" no vão local e causava danos em sua estrutura.

A norma exigida pelo DNIT é que altura fosse de, no mínimo, 4,50 metros, parâmetro que já estava em vigor na década de 1960, quando o viaduto foi feito.



Silvia Miranda/Diário do Aço
Agora, na avenida Magalhães Pinto foram liberadas 4 pistas, 2 para cada sentido da via. Na avenida Tancredo Neves (vias superiores) foram abertas 3 pistas, das quais uma via extra sentido Fabriciano a Timóteo. Houve a elevação da altura para 5 metros (antes, eram 3,60 metros)Agora, na avenida Magalhães Pinto foram liberadas 4 pistas, 2 para cada sentido da via. Na avenida Tancredo Neves (vias superiores) foram abertas 3 pistas, das quais uma via extra sentido Fabriciano a Timóteo. Houve a elevação da altura para 5 metros (antes, eram 3,60 metros)

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Daniel Souza

06 de fevereiro, 2024 | 23:43

“O que esse povo tem de tonto, tem de mal-agradecido. Esse povo que está criticando a obra ou mesmo a comemoração das pessoas merece a vida sofrida que tem. Esses analfabetos funcionais ficam a vida inteira reclamando que o prefeito não faz nada, quando faz, reclama que tá mal feito, esse povo precisa urgentemente ser internado em um hospício. Não tem lógica um negócio desse. Nenhum prefeito trabalhou mais que Marcos Vinicius na história de Coronel Fabriciano. No Vale do Aço, em geral, atualmente, não tem ninguém também. Timóteo está bom pros petistas de plantão que adoram uma destruição, uma ruína, o mesmo ocorre em Ipatinga, cidade rica, que nos últimos está em decadência, tudo isso graças as administrações incompetentes e criminosas de certos políticos. Fabriciano sempre foi uma cidade parada no tempo, a cidade teve inúmeras administrações, algumas boas, algumas péssimas, como a do "finado" Chico Simões, que deixou a cidade às traças, sucateada. Fabriciano está avançando cada vez mais, mas, mais uma vez, temos que ver que existem certas pessoas mal-intencionadas que querem apenas tumultuar a gestão atual. São petistas, óbvio! Depende do contexto pra definir essas pessoas, mas são pessoas ruins, petistas não fazem nada de bom, onde tocam gera destruição, pegam o que é dos e assumem como deles, maltratam a cidade, fecham instituições, destroem os cofres públicos, protegem criminosos e anarquistas, e jogam essa criminalidade para os outros. Não tem como defender esse povo, petista nasceu com um chapéu de asno e faz questão de mostrar zurrando contra o prefeito. Mal-agradecidos! Vocês, sinceramente, merecem a pobreza que vivem nela.”

Lucimar Vasconcelos

06 de fevereiro, 2024 | 08:02

“Se o prefeito Douglas Willkys, que já inaugurou 33 obras, fizesse um evento desses a cada inauguração,Timóteo viveria um eterno carnaval.”

Alex

06 de fevereiro, 2024 | 06:58

“Parabéns ao prefeito e toda a administração de Coronel Fabriciano pela obra finalizada. Quanto ao haters de plantão eu informo: limpem suas mentes, coração e alma e sigam em frente no caminho da felicidade.”

Roberto

06 de fevereiro, 2024 | 05:06

“Só vi outra bobeira parecida quando o bairro cidade nova colocou linha de onibus, pois não tinha onibus no bairro, chamaram até cantor, banda de musica e teve morador que até chorou de emoção , pessoas correndo atrás dos onibus chorando emocionadas...
Depois veio o episódio da escada rolante do shopping , o povo de Ipatinga nunca tinha visto uma escada rolante e se aglomeraram mais de 6 mil pessoas, na porta do shopping 20 dias antes da inauguração, pra garantir que seriam os primeiros, e foi aquela festa, chamaram o bolsonaro pra inaugurar, Roberto Carlos foi convidado, e as pessoas com medo de usar a escada e entrar pra dentro do chão , teve que comparecer um professor de escada pra ensinar a população como usar a escada...”

Motociclista de Fabriciano

05 de fevereiro, 2024 | 21:24

“Pena ver a inauguração do viaduto com enormes buracos formados pelos Poços de Visita no meio das avenidas do local. Quase caí da motos ao passar no local.”

Roberio Bonfim

05 de fevereiro, 2024 | 20:13

“O engraçado é que, no governo do bolsonaro, os seus asseclas não conseguiram dinheiro junto ao DNIT, o que soi resolvido no hoverno do Lula.”

Jack

05 de fevereiro, 2024 | 19:00

“Patético, vergonhoso e totalmente. Eleitoreiro o evento.

Uma festa desta grandeza para inaugurar um viaduto nos remete lá na década de 70 aos currais eleitorais.

Político não deve esperar aplauso do povo por ter feito sua obrigação.

E o povo tem que aprender a não ficar aplaudindo político.

Um gestor deveria se sentir envergonhado de inaugurar uma obra custeada integralmente com dinheiro do próprio povo.. isto é mais que obrigação do gestor, ele não poderia passar 8 anos de mandato e não fazer o mínimo pra cidade que ele administra.”

Nenem

05 de fevereiro, 2024 | 17:52

“Poderia ter inaugurado no final de semana, para a classe trabalhadora participar da marchinha kk”

Zé Ninguém

05 de fevereiro, 2024 | 15:50

“A alegria do povo não tem preço que pague...8 milhões é micharia diante da alegria de um morador (de rua?) que dança e que mais tarde poderá até pernoitar debaixo da obra...
Até me emociono com algo assim...snif...snif...

Viva o Carnaval! Viva o povo! Viva os políticos!”

Maisa

05 de fevereiro, 2024 | 14:55

“Faltou o minto, com o cartão corporativo.ai a avenida ia estar lotada..”

Juliana

05 de fevereiro, 2024 | 14:50

“? muita festa por muita estrutura de concreto, espero que tenha feito correto,pois no período de chuva intensa , vemos o resultado.”

Bom

05 de fevereiro, 2024 | 14:44

“Caramba uma obrinha dessa fazer essa festa toda.
Por pouco não deu feriado ,pra comemorar o viaduto”

Edismar

05 de fevereiro, 2024 | 13:12

“Parabéns ao nosso prefeito Marcus Vinicius pelas obras que ele está fazendo em nossa coronel Fabriciano só temos que agradecer por tudo”

Guzerá Legislador

05 de fevereiro, 2024 | 12:23

“A arte da administração, não se limita apenas em ser um ótimo gestor, mas também um excelente líder.
Parabéns ao atual prefeito, por ter tirado Fabriciano da lama e ter colocado a mesma em lugar de destaque.”

Paulo

05 de fevereiro, 2024 | 11:12

“Ainda acho seria melhor ter acabado com este viaduto e colocado o sistema com semáforos, eliminado está ponte e fazendo o rebaixamento da pista e ai não teria limite de altura, outra pq vc não anda 50 metros por aí e já tem que parar por causa dos semáforos , logo a frente no supermercado Ville Fort em todas as direções, logo em frente a divaço, volta do centro descendo e subindo, resumindo o trânsito irá continuar lento nesta região pq mesmo na BR ou nas outras vias terao que parar por causa dos semáforos!”

Cidadão

05 de fevereiro, 2024 | 11:05

“Parabéns ao prefeito Marcos Vinícius pela iniciativa e empenho pela realização da obra. Ipatinga precisava de um prefeito assim”

Envie seu Comentário