03 de fevereiro, de 2024 | 10:41

Escolas da rede pública recebem fumacê em Coronel Fabriciano

Divulgação
A previsão é concluir a ação de bloqueio ao mosquito Aedes aegypti neste sábado, 3/2. As aulas retornam na próxima segunda-feira, 5/2A previsão é concluir a ação de bloqueio ao mosquito Aedes aegypti neste sábado, 3/2. As aulas retornam na próxima segunda-feira, 5/2

As ações da força tarefa contra as arboviroses em Coronel Fabriciano chegou às escolas. Nesta sexta-feira, 2/2, as equipes da Saúde, por meio do Controle de Endemias, foram para dentro das escolas municipais para aplicar o inseticida com termonebulizador (fumacê). A informação foi divulgada neste sábado, pelo governo municipal.

"Todas as 28 unidades de ensino da rede municipal, entre escolas de ensino fundamental, CMEIs e instituições conveniadas, serão beneficiadas pela medida preventiva. A previsão é concluir a ação de bloqueio ao mosquito Aedes aegypti neste sábado, 3/2. As aulas retornam na próxima segunda-feira, 5/2. A iniciativa visa proteger cerca de 10 mil alunos matriculados na rede municipal", informou o governo.

Com as escolas em recesso, os agentes têm a oportunidade de realizar o fumacê sem qualquer desconforto ou risco para a saúde das crianças. O secretário de Governança da Saúde, Ricardo Cacau, disse que o objetivo do município é garantir um ambiente escolar saudável e seguro para alunos, servidores e comunidade escolar.
Divulgação
Todas as 28 unidades de ensino da rede municipal, entre escolas de ensino fundamental, CMEIs e instituições conveniadas, serão beneficiadas pela medida preventivaTodas as 28 unidades de ensino da rede municipal, entre escolas de ensino fundamental, CMEIs e instituições conveniadas, serão beneficiadas pela medida preventiva

“O inseticida é pulverizado através de fumaça na escola e no quarteirão e elimina, principalmente, a forma alada do mosquito Aedes aegypti, ou seja, diminui a infestação do transmissor das doenças. Ainda faltam três dias, e é tempo suficiente para a medida já começar a surtir efeito, garantindo a segurança de todos no retorno às aulas”

Vale ressaltar que todas as escolas são vistoriadas periodicamente pelos agentes de endemias do município para a aplicação de larvicidas em pontos estratégicos e orientação. A direção de cada unidade educacional também cumpre o seu papel: toma os cuidados para prevenção das arboviroses em seus respectivos espaços ao fazer limpeza e eliminação (sempre que possível) de potenciais focos do Aedes aegypti.

“Nós cuidamos do nosso espaço, mas também é preciso pensar no entorno, na comunidade escolar. Devido às fortes chuvas e como as escolas ficaram fechadas por muitos dias, ficamos preocupados com o retorno das crianças. E a aplicação do fumacê traz mais tranquilidade e segurança”, argumenta a vice-diretora E. M. Raimunda Coura, Maria Ângela Ferreira.

Conscientização

O secretário de Governança Educacional e de Cultura, Carlos Alberto Serra Negra, fala da importância da medida preventiva para a comunidade escolar. “As escolas já são ambientes monitorados e o fumacê é um extra para garantir o retorno às aulas com mais segurança para todos. É mais ação que traz segurança para as crianças, servidores da escola e também para os pais, que levam e buscam seus filhos diariamente.”, comentou.

Ainda conforme o secretário de Educação, as crianças também estarão envolvidas na força tarefa contra Aedes aegypti na cidade. “Durante o mês de fevereiro será feito um trabalho de conscientização dos alunos em todas as escolas para que eles atuem como multiplicadores e reforcem os cuidados necessários e a importância da colaboração de todos junto aos seus e vizinhos”, conclui.

COMO SE PREVENIR DAS ARBOVIROSES (DENGUE, ZIKA E CHIKUNGUNYA):

· Limpar o quintal, jogando fora o que não é utilizado;

· Tirar água dos pratos de plantas;

· Colocar garrafas vazias de cabeça para baixo;

· Tampar tonéis, depósitos de água, caixas d’água e qualquer tipo de recipiente que possa reservar água;

· Manter os quintais bem varridos, eliminando recipientes que possam acumular água, como tampinha de garrafa, folhas e sacolas plásticas;

· Lavar e escovar bem as bordas dos recipientes (vasilha de água e comida de animais, pratos de plantas, tonéis e caixas d’água) e mantê-los sempre limpos.

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Luis Vitor

06 de fevereiro, 2024 | 09:08

“Vacinas salvam vidas, cadê a vacina da Dengue nos postos?”

Marcos

03 de fevereiro, 2024 | 21:36

“E as escolas estaduais, como ficam? Já que vai fazer, faça bem feito.”

Jr

03 de fevereiro, 2024 | 13:27

“Esse Governo pensa em todos !
Nada como um Médico que é Médico a frente do Município só contrário de um Ex que era Médico e colocou a Cidade de Cel Fabriciano como a terceira em infestação em 2008!
Parabéns Prefeito!
Parabéns Secretário Cacau e toda equipe kkk”

Envie seu Comentário