04 de fevereiro, de 2024 | 08:00

Projeto social incentiva crianças na produção de brinquedos com material reciclado

Divulgação
Proposta é que as crianças produzam jogos educativos e desenvolvam habilidade de enxergar além do simples descarte de materiaisProposta é que as crianças produzam jogos educativos e desenvolvam habilidade de enxergar além do simples descarte de materiais
Silvia Miranda - Repórter Diário do Aço
Um projeto de extensão da Faculdade de Ciências Médicas de Ipatinga (Afya), antiga Univaço, transforma material reciclado em brinquedos educativos e recreativos para crianças do ensino fundamental em uma escola pública de Ipatinga. Entre garrafas pet e sobras de madeira de fábricas de móveis, o trabalho mobilizou a participação dos alunos, como forma de ensinar também educação ambiental.

No primeiro encontro, os acadêmicos de medicina realizaram um bate-papo com as crianças sobre os conceitos de reciclagem, poluição ambiental, sustentabilidade, o impacto do descarte das garrafas pet na natureza dentre outros assuntos relacionados ao tema.

A coordenadora de Pós-graduação, Pesquisa, Extensão, Inovação e Internacionalização da Afya, Analina Furtado Valadão, explica que o projeto teve origem com o objetivo de envolver os estudantes do curso de medicina e as crianças do Ensino Fundamental, em iniciativas dedicadas à Educação Ambiental.

"A intenção é inspirar as futuras gerações a agirem de maneira responsável em relação ao meio ambiente. A sequência didática adotada proporcionou aos alunos uma experiência marcante, despertando neles alegria e surpresa ao perceberem as possibilidades de reutilização de materiais aparentemente descartáveis", destaca.

Habilidades
Para Analina Furtado é gratificante perceber como as crianças não apenas foram capazes de produzir jogos recreativos e educativos, mas também desenvolveram a habilidade de enxergar além do simples descarte de materiais. "Este projeto não só promoveu a criatividade e a colaboração entre as duas faixas etárias, mas também cultivou uma consciência ambiental que certamente impactará positivamente o comportamento desses jovens em relação ao meio ambiente no futuro", ressalta.

Brinquedos
Durante os trabalhos foram selecionadas três turmas com 20 alunos na faixa etária de 9 a 12 anos, do ensino fundamental da Escola Estadual Professora Elza de Oliveira Lage, de Ipatinga. Durante as visitas foram entregues brinquedos de madeira reciclada e de garrafa pet.

Os brinquedos de madeira foram finalizados com pinturas, em atividades dentro da escola com as crianças e apoio dos acadêmicos. Ao fim da atividade cada criança recebeu sete brinquedos. No total 420 brinquedos foram produzidos e entregues às crianças.


MAIS FOTOS

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário