CADERNO IPATINGA 2024

04 de fevereiro, de 2024 | 00:01

Instituto Usiminas mostra resultados do compromisso com as comunidades

Fotos: Divulgação/IU
Todos os públicos foram contemplados nas ações inclusivasTodos os públicos foram contemplados nas ações inclusivas
Caminhar junto das comunidades com ações sociais, de cultura e esporte, que contribuam para o desenvolvimento local. Foi assim que a Usiminas, por meio do Instituto Usiminas que completou três décadas de atuação em 2023, atuou nas comunidades onde estão as suas operações no último ano. Nesse período, mais de 837 mil pessoas foram beneficiadas por 161 projetos realizados em quatro estados brasileiros. No total, foram R$ 43,1 milhões investidos por meio das leis de incentivo em Minas Gerais, São Paulo, Pernambuco e Rio Grande do Sul.

No Vale do Aço, foram destinados R$ 18,8 milhões para 61 projetos, que beneficiaram cerca de 230 mil pessoas em Ipatinga, Timóteo, Coronel Fabriciano e Santana do Paraíso. Essa atuação movimentou a economia criativa e gerou mais de 1.600 empregos direta e indiretamente, contribuindo para o crescimento, a geração de renda e o desenvolvimento local. Pesquisa da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, publicada em 2023, aponta que o terceiro setor contribui de maneira efetiva para movimentar a economia brasileira, correspondendo a 4,27% do PIB brasileiro.

Exposições de arte e cultura integram a programação anualExposições de arte e cultura integram a programação anual

Kayke Henrique de Sousa Silva, um dos alunos do Barbeiro Social, projeto patrocinado pela Usiminas e apoiado pelo Instituto Usiminas em Coronel Fabriciano, realizou o sonho de ter o seu próprio negócio. Aos 17 anos de idade, ele já atende em sua barbearia depois de concluir 10 meses de curso profissionalizante na área. O pontapé inicial para o negócio veio do próprio projeto. Na formatura, o jovem recebeu o kit profissional de barbeiro e logo colocou em prática o seu talento. “Agradeço muito a oportunidade. Apeguei-me ao curso e coloquei isso no meu coração. Hoje, tenho um ofício”, conta o jovem barbeiro.

Histórias como a do Kayke reafirmam a busca constante da Usiminas em crescer em conjunto com a comunidade. A soma de histórias, números e resultados dos investimentos sociais coloca a companhia entre as empresas brasileiras mais bem avaliadas em sustentabilidade corporativa pelos critérios de eficiência econômica, equilíbrio ambiental, justiça social e governança, segundo o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), da B3. A empresa conquistou o reconhecimento por dois anos consecutivos (2023 e 2024), conforme a assessoria do Instituto Usiminas.

Mais de 560 atividades foram realizadas em 2023Mais de 560 atividades foram realizadas em 2023
“Estamos em permanente evolução junto das comunidades. O nosso compromisso é de longo prazo baseado na convicção de que um projeto industrial só pode evoluir integrado às pessoas daquele território. E nossas ações sociais são uma das formas de estarmos sempre por perto, contribuindo para a transformação de realidades e fortalecendo laços”, afirma André Chaves, diretor de Sustentabilidade e Relações Institucionais da Usiminas.

Espaços culturais
No Vale do Aço, destacam-se quatro importantes espaços mantidos pelo Instituto Usiminas em Ipatinga: as ruínas da Estação de Pedra Mole, o Centro de Memória Usiminas, o Teatro Zélia Olguin e o Centro Cultural Usiminas. Por eles, durante o ano de 2023, passaram mais de 150 mil pessoas em mais de 560 atividades realizadas, como espetáculos regionais e nacionais, exposições, eventos corporativos, feiras e, especialmente, a programação da Ação Educativa do Instituto Usiminas.
Escola Parceira: lançamento do trabalho formativoEscola Parceira: lançamento do trabalho formativo

Ação Educativa completa
duas décadas de atividades


Em 2023, a área de Ação Educativa do Instituto Usiminas chegou a duas décadas de trabalho formativo com o lançamento do programa Escola Parceira, realizado no segundo semestre em escolas de Ipatinga e Itatiaiuçu, em Minas Gerais, e Cubatão (SP), abrangendo ao todo 1.300 estudantes e 140 professores. Na programação completa, foram mais de 360 horas de atividades formativas para alunos e professores.
Em Ipatinga, o programa atendeu a Escola Municipal Everson Magalhães Lage, no bairro Jardim Panorama, e a Escola do Futuro. Cerca de 500 alunos e mais de 15 professores tiveram acesso a uma programação educativa e cultural gratuita, alinhada às demandas pedagógicas da instituição de ensino. A programação, pautada na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), contou com uma série de espetáculos e oficinas, e um concurso de texto e desenho sobre diversidade.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário