03 de fevereiro, de 2024 | 08:43

Palmeiras e São Paulo disputam primeiro título do ano

Miguel Schincariol/Saopaulofc.net
Atacante Calleri é uma das principais armas do São PauloAtacante Calleri é uma das principais armas do São Paulo

O estádio do Mineirão, em Belo Horizonte, recebe neste domingo (4) a Supercopa do Brasil. O duelo entre o campeão do Campeonato Brasileiro de 2023, Palmeiras, e o vencedor da Copa do Brasil do ano passado, São Paulo, será às 16h. Enquanto o Verdão vai atrás do segundo título, o Tricolor busca um troféu inédito.

Criado pela CBF em 1990, o torneio foi conquistado pelo Grêmio naquele ano e pelo Corinthians em 1991. Depois de um longo hiato, o certame voltou ao calendário em 2020, sendo faturado pelo Flamengo, que também levou o troféu no ano seguinte. Em 2022 o campeão foi o Atlético; em 2023 o Palmeiras, que tenta agora o bi.

Esta sétima edição tem um confronto inédito e a primeira vez um duelo entre conterrâneos, além da estreia do São Paulo na disputa.

Ex-técnico do Tricolor e atual comandante da seleção brasileira de Dorival Júnior estará presente num dos camarotes do Mineirão para acompanhar a partida. A primeira convocação dele será no dia 1º de março, para os amistosos contra a Inglaterra, dia 23 de março, em Londres, e Espanha, no dia 26, em Madri.

Times
Visando este duelo, o técnico Abel Ferreira poupou os titulares do Palmeiras no meio da semana, na vitória por 1 a 0 sobre o Red Bull Bragantino, pelo Campeonato Paulista. O gol da vitória foi marcado por Flaco López, que pode ganhar uma chance no time principal neste domingo.
César Greco/Palmeiras
 Raphael Veiga é um dos destaques do Palmeiras Raphael Veiga é um dos destaques do Palmeiras

O argentino pode ganhar a vaga de Endrick, que está a serviço da seleção brasileira no Pré-Olímpico. Os outros desfalques no ataque são Dudu e Bruno Rodrigues, lesionados. Diante deste cenário, Abel deve escalar o Verdão com Weverton; Marcos Rocha, Gustavo Gómez e Murilo; Mayke, Richard Rios, Zé Rafael, Raphael Veiga e Piquerez; Rony e Flaco López.

Já pelo lado do São Paulo, o desfalque será do lateral-direito Igor Vinícius, que ainda trata um edema na coxa direita. A dúvida fica por conta do meia James Rodríguez, que vem fazendo trabalhos de controle de carga, mas não é presença garantida.

Com as peças à disposição, o treinador Thiago Carpini deve alinhar o Tricolor com Rafael, Rafinha, Arboleda, Diego Costa e Welington; Alisson e Pablo Maia; Lucas, Luciano e Wellington Rato; Calleri.

Homenagem
A partir desta edição, o torneio passa a chamar de Supercopa Rei, homenagem a Pelé. O jogo no Mineirão será marcado por uma série de tributos ao Rei do Futebol, que morreu em dezembro de 2022. 

"O Pelé merece todas as homenagens. O seu legado será sempre reverenciado pela CBF. A Supercopa Rei é uma maneira de dar ainda mais importância para a competição, que abre oficialmente a temporada do futebol brasileiro e já caiu no gosto nosso torcedor”, afirmou o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues.

"A ideia de chamar a competição de Supercopa Rei está dentro do contexto de suma importância para a CBF, que é preservar a memória do futebol brasileiro, fazer com que as novas gerações não percam a referência dos grandes ídolos do futebol, neste caso, a maior referência de todos os tempos. Esse jogo é mais uma maneira que, nós súditos, temos de homenagear eternamente o Rei do futebol", disse o diretor de marketing da CBF, Lênin Franco.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário