01 de fevereiro, de 2024 | 05:00

Interação da família e a adaptação escolar das crianças

Divulgação
Stela Maris Bretas Souza reforça importância da participação, envolvimento, diálogo e acolhimento da famíliaStela Maris Bretas Souza reforça importância da participação, envolvimento, diálogo e acolhimento da família
Silvia Miranda - Repórter Diário do Aço
A partir desta quinta-feira (1/2), muitas escolas iniciam as atividades escolares de 2024. E para contribuir com a adaptação da nova rotina, do ambiente e até mesmo de novos atores no cotidiano da criança, a participação e interação dos pais ou responsáveis é muito importante para o desenvolvimento e bem-estar dos estudantes. A adaptação escolar pode trazer impactos positivos ou negativos, mas tudo deve ser observado pela escola e pela família.

A psicóloga infantil e psicopedagoga que atende em Ipatinga, Stela Maris Bretas Souza, explica que para facilitar a assimilação das crianças é importante envolvê-las no processo de preparação para a volta às aulas, como na compra do material escolar, uniforme, elaboração da agenda e da rotina. "A criança precisa participar deste processo que a envolve", ressalta.

"A criança precisa entender a realidade socioeconômica da família e no futuro ela poderá colaborar neste processo. A escolha de não levar a criança nesta compra é não trabalhar autonomia, o senso de realidade", argumenta.

Impactos
Entre os impactos positivos da introdução à rotina escolar, a psicóloga cita a convivência com os colegas, rotina de acolhimento, participação, envolvimento, aprendizado e professores afetuosos os. "Mas também pode haver impactos negativos, quando a criança vai para uma sala sem acolhimento, ou tem um professor sem sensibilidade, nestes casos podemos ter um comportamento de choro ou agressividade. E também quando há aquela família que impõe, sem negociar ou conversar. A criança pode ter um comportamento de dispersão ou de negação, não querer fazer as atividades", complementa.

Participação
Stela Maris orienta ainda que os pais conversem sempre com os filhos, para saber como foi o dia na escola. "Ali você terá como intervir e mediar. A criança precisa ver que os pais estão ali, para cuidar, e neste momento será possível perceber se há algo errado", defende.

Comportamento
Crianças muito caladas ou muito agitadas, ou que se negam a fazer ou participar das tarefas são sinais que podem indicar algo errado. "Não quer dizer que é culpa da criança, é preciso tomar cuidado em achar que comportamentos fora da curva são fatores adoecedores, não necessariamente, pode ser um sinal que precisa ser investigado, que necessita de algum ajuste. A participação, envolvimento, diálogo, acolhimento, são palavras fundamentais. Com essas atitudes poderemos perceber, situações favoráveis ou desfavoráveis em relação ao comportamento, a pensamentos e sentimentos da criança, e assim será possível intervir", orienta.
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Comentários

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Gildázio Garcia Vitor

01 de fevereiro, 2024 | 08:04

“Quanto a "um Professor sem sensibilidade", é preciso analisar, primeiro, as condições oferecidas aos docentes na maioria das Escolas Públicas, principalmente em relação ao número de alunos em salas de aula.”

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