31 de janeiro, de 2024 | 16:30
Trabalhadores do grupo Usiminas escolhem dia 5 seu representante para o Conselho de Administração
Diário do Aço
Edílio Veloso, da chapa 2, busca renovar compromissos com empregados e aposentados da Usiminas ao se apresentar à reeleição para o biênio 2024-2025

Na próxima segunda-feira (5/2) será realizada, de 8h as 17h, em todas as unidades do grupo Usiminas, a eleição para representante dos empregados e aposentados para compor o Conselho de Administração da empresa no biênio 2024-2025. O voto é direto, secreto e não obrigatório para empregados e aposentados da Usiminas e Usiminas Mecânica, assim como os empregados das empresas participantes da Previdência Usiminas.
Três chapas disputam a preferência dos trabalhadores. A Chapa 1 é composta pelo engenheiro Salvador Prado e o metalúrgico aposentado José Clementino de Carvalho, ex-diretor da AAPI. A Chapa 3 é composta pelo engenheiro Sam Jaques e o supervisor Márcio Aparecido.
Já a Chapa 2 tem a liderança do engenheiro de Segurança aposentado Edílio Ramos Veloso, que busca a reeleição ao lado do assessor executivo Wallace Caldeira Pinto. Em visita ao Diário do Aço nesta quarta-feira (31/1), Edílio explicou que, além de levar a voz dos trabalhadores da ativa e aposentados, cabe ao representante também levar os anseios da comunidade que vive em torno das unidades da Usiminas. O representante faz com que os pleitos sejam levados às reuniões do conselho. Vamos para a reeleição e desejamos que a empresa tenha investimentos dentro das unidades e que empregos sejam gerados, circulação de riquezas, renda para as comunidades no entorno e, consequentemente, desenvolvimento. Tudo isso, levando-se em conta a sustentabilidade da empresa", detalha.
Dentre os exemplos de pleitos dos trabalhadores levados ao Conselho, Edílio cita a retomada do turno de 12 horas. "Mostramos a importância disso, que era um anseio antigo, pois já tinha sido adotado pela empresa. Era uma vontade do trabalhador e defendemos a proposta, com apoio do Ministério Público e sindicatos e mostramos que, com o diálogo, podemos conseguir o que é vontade dos trabalhadores".
Edílio acrescenta que a proteção ambiental é outro assunto frequente nas reuniões do conselho. Conforme avalia, investimentos são feitos, mas é necessário exigir cada vez mais que as linhas de produção se mantenham dentro dos limites dos indicadores ambientais. "Aos trabalhadores, que no próximo dia 5 vão escolher o representante dos empregados, digo que estou trabalhando forte e que tenho condições de continuar para avançar. Estarei presente nas decisões que a empresa toma, seja com relação aos investimentos, seja na geração de emprego ou de oportunidades para empresas da região", enfatiza.
Além de Ipatinga, a Usiminas tem unidades de negócios em Itatiaiuçu (mineração), Belo Horizonte (administração), Santa Luzia (soluções), Suape (soluções), Guarulhos, Porto Alegre, Cubatão e Porto de Vitória.
Currículo
Edílio Ramos Veloso graduou-se em Engenharia Mecânica e Segurança do Trabalho em 1985, na PUC Minas, em Coronel Fabriciano, e especializou-se em Engenharia de Segurança do Trabalho na mesma universidade no ano de 1986. É pós-graduado em Gestão Empresarial e Gestão de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Natural de Mantena, no Vale do Rio Doce, iniciou as suas atividades na Usiminas, onde trabalhou por 40 anos, responsável por liderar projetos de segurança do trabalho. Desde 2018, participa do Conselho de Administração da Usiminas, hoje titularmente, representando empregados e aposentados. Também é vice-presidente do Sindicato de Engenheiros no Estado de Minas Gerais (Senge-MG), conselheiro da Câmara de Engenharia Mecânica e coordenador da Comissão de Orçamento e Tomada de Contas do Crea-MG.
Composição do conselho
O Conselho de Administração da Usiminas é formado por nove conselheiros efetivos e respectivos suplentes , eleitos em Assembleia Geral para um mandato de dois anos, permitida reeleição, que se reúnem ordinariamente quatro vezes por ano, conforme calendário previamente estabelecido. As reuniões extraordinárias ocorrem sempre que for necessário aos interesses sociais. O conselho é composto por cinco representantes da Ternium, um representante da Nippon Steel, um representante da Previdência Usiminas, um representante dos acionistas minoritários e um representante dos empregados e aposentados da Usiminas.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]