Construção de passarela sobre via férrea avança em Ipatinga
28/01/2024 às 10:00
Alex Ferreira
Obra ligará o bairro Amaro Lanari, em Coronel Fabriciano, ao bairro Horto, em Ipatinga
Matheus Valadares - Repórter Diário do Aço A obra de construção de uma passarela sobre a ferrovia no bairro Horto, em Ipatinga, continua evoluindo. Quem passa pela avenida Pedro Linhares, trecho urbano da BR-381, ou pelo trecho da avenida Brasília, entre os bairros Horto e Amaro Lanari, nota uma estrutura de concreto na qual os pedestres poderão passar com mais segurança sobre a Estrada de Ferro Vitória a Minas.
A construção da estrutura é um dos compromissos assumidos na renovação da concessão ferroviária, assinada em 2020 pela Vale. A concessionária estima que a obra seja concluída ainda no primeiro semestre de 2024. “A estrutura aumentará ainda mais a segurança na travessia de pedestres nas proximidades da Estrada de Ferro Vitória a Minas”, detalhou a Vale.
A passarela terá fechamento lateral com grade metálica e corrimão e será iluminada.
Além da obra, um trecho de aproximadamente 150 metros do muro de proteção, próximo à passarela, será substituído por um modelo com placas de concreto armado e tela para assegurar a visibilidade da ferrovia. A partir da inauguração, será vetado a travessia de pedestres sobre os trilhos, como ocorre hoje.
Passarelas em Timóteo e Santana do Paraíso Conforme já noticiado pelo Diário do Aço, em dezembro de 2023 a Vale entregou a obra de duas passarelas, uma Santana do Paraíso e outra em Timóteo.
Em Timóteo, o equipamento foi instalado à margem da BR-381, ligando a rua das Indústrias, no bairro Alegre, ao contorno rodoviário, em frente ao bairro Nova Esperança. A estrutura conta com 160 metros de extensão. A travessia de pedestres recebeu rampa, iluminação e sinalização. Também foi feito um muro de proteção, com 83 metros de extensão.
Em Santana do Paraíso, a passarela foi construída no bairro Ipaba de Santana do Paraíso (Ipabinha). Conforme a assessoria de imprensa da Vale, a estrutura tem aproximadamente 210 metros de extensão, considerando 30 metros de travessia e 180 metros de rampa. Também foi construído um muro de proteção nas proximidades da passarela.