27 de janeiro, de 2024 | 09:45
Morre Cantidio Cotta de Figueiredo, médico ginecologista e obstetra
Arquivo DA
Cantídio Cotta de Figueiredo foi diretor do antigo Hospital Nossa Senhora do Carmo, foi diretor da Delegacia Regional de Saúde e atuou durante muitos anos como ginecologista e obstetra em Coronel Fabriciano
Cantídio Cotta de Figueiredo foi diretor do antigo Hospital Nossa Senhora do Carmo, foi diretor da Delegacia Regional de Saúde e atuou durante muitos anos como ginecologista e obstetra em Coronel FabricianoAmigos, familiares e conhecidos despedem-se neste domingo (28), do médico ginecologista e obstetra, Cantídio Cotta de Figueiredo, que faleceu sábado (27) aos 94 anos. O corpo será velado das 8h às 12h, deste domingo (28) e sepultado em seguida no cemitério Vale da Saudade, em Coronel Fabriciano.
Cantídio Cotta de Figueiredo foi diretor do antigo Hospital Nossa Senhora do Carmo, foi diretor da Delegacia Regional de Saúde e atuou durante muitos anos como ginecologista e obstetra em Coronel Fabriciano. Também foi vice-prefeito, na gestão de 2001 a 2005, do prefeito Paulo Antunes. Seu irmão, Carlos Cotta, falecido em 2020, foi deputado estadual e deputado federal por seguidos mandatos.
Em junho de 2018 o Diário do Aço publicou a reportagem especial "Cantídio Cotta de Figueiredo: O médico de 40 mil partos”, de autoria do jornalista José Célio de Sousa, que retratou a biografia do profissional.
Trajetória
Natural de Dom Silvério, cidade da Zona da Mata mineira, Cantídio chegou ao Vale do Aço no começo da década de 1960. Na entrevista, ele contou que, ter sido o responsável por tantos nascimentos lhe transformou em uma figura pública reconhecida por onde quer que fosse. Contou que era comum ser cumprimentado na rua ou lugares públicos por alguém que nasceu sob seus cuidados médicos.
Em meados dos anos 1960, quando começou a trabalhar no hospital que teve entre os fundadores seu futuro sogro, Pedro Sampaio Guerra (um dos mais importantes pioneiros da medicina na região), a média de partos era de 500 procedimentos mensais; metade deles praticada por Cantídio Cotta de Figueiredo. Eu vivia mais no serviço do que na minha própria casa”, recorda, insinuando que talvez por esse excesso de trabalho, seus três filhos não quiseram exercer a profissão de médico”. (André foi ser professor universitário de música, Luciano foi ser biólogo ambiental do Ibama, e Matheus virou arquiteto do Iphan).
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]















Ivanete Andrade
31 de janeiro, 2024 | 10:07Trouxe minha filha ao mundo minha filha vai fazer 24 anos , médico brilhante ,lembro dele ,do carinho a empatia dele num momento muito marcante pra nós mulheres ,vai meu carinho e minha condolências pra toda família,Deus o receba em seus braços”
Ley
28 de janeiro, 2024 | 14:10Responsável por ter me colocado no mundo em 03/07/1978 tive o prazer de conhecer e fazer atendimento domiciliar desse grande homem de coração puro , vai com Deus exerce a medicina em outro plano espiritual.”
Rosaria
28 de janeiro, 2024 | 10:05Dr. Candido, médico dos ricos e pobres. Com um sorriso à frente de suas pacientes, tratava a todas com a mesma presteza,sem distinção.Descanse em paz amigo..”
Excelente Profissional.foi Meu Médico no Meu Primeiro Parto , Há 27 Anos. Deixou Seu Legado.
27 de janeiro, 2024 | 21:59Excelente profissional e excelente ser humano. Foi meu médico do meu primeiro parto há 27 anos. Parte deixando grande legado.Que Deus o receba em seus braços.”
Wanderlei
27 de janeiro, 2024 | 20:30Ele fez os partos de minha mae e todos os irmaos , inclusive eu, passamos pelas maos dele ao nascer.”
José Antônio da Silveira Drumond
27 de janeiro, 2024 | 19:56NOSSO DOUTOR CANTÍDIO, O MÉDICO GENECOLOGISTA/OBSTETRA QUE AJUDOU MILHARES DE CRIANÇAS DE TODO VALE DO AÇO A VIR AO MUNDO AGORA ESTÁ NASCENDO GLORIOSAMENTE PARA O MUNDO DE DEUS PAI E SENDO RECEBIDO POR ÊLE COM AS MERECIDAS BENÇÃOS. QUE ASSIM SEJA, AMÉM.”
Helder Araujo Batalha
27 de janeiro, 2024 | 15:20Grande homem! Convivi com seus filhos. É uma perda irreparável não só para a família, mas para amigos, comunidade e a medicina, que perdeu um ícone.
Meus profundos sentimentos à família.!
Hélder Batalha”
Mãe de 2 e Avó de 5
27 de janeiro, 2024 | 15:10Que tristeza, fez o parto dos meus dois filhos. Que Deus na sua infinita misericórdia o receba de braços abertos.
Estimado Doutor, quero lhe agradecer por ter sido o condutor da mais bela viagem da minha vida.
Se hoje sou mãe uma mãe feliz e orgulhosa é por ter tidos as suas mãos experientes a ajudar o meu rebento a chegar ao mundo.
Foram muitos os receios e o cansaço, mas você sempre me atendeu com carinho e compreensão, e me encorajou sempre que sentia medo.
Por tudo isso e muito mais, eu estarei eternamente grata a você, estimado Doutor.”
Rider
27 de janeiro, 2024 | 13:08Gente amiga finíssima, ?? que pena!”
Denilson Martins Duarte
27 de janeiro, 2024 | 12:27Dr Cantidio ótimo médico e responsável por meu parto e do meu irmão caçula, foi também patrão de meus pais no HNSC.
Que Deus conforte os familiares, onde pude ter a grata satisfação de ter vivido a infância junto aos seus filhos, em especial o Luciano e reserve a ele bom lugar.”
Agustavio Fernandes Ferreira
27 de janeiro, 2024 | 12:05que sua jornada do outro lado possa ser segundo os propósitos de Deus ,falar de perda não é fácil não tem palavras para justificar a perda mas que o arquiteto de tudo possa trazer muita paz para os familiares nesta hora.”
Clarice Bahia de Souza
27 de janeiro, 2024 | 11:26Dr. Cantídio, responsável pelo nascimento do meu primeiro filho em 25/08/1976.
Meus sentimentos aos familiares!”
Clarice Bahia de Souza
27 de janeiro, 2024 | 11:18Dr. Cantidio, responsável pelo meu parto, quando tive meu primeiro filho em 25/08/1976.”
Luiz Eduardo Calazans
27 de janeiro, 2024 | 10:52Grande médico e ser humano. Deixa seu nome marcado para sempre na região. Abraços na família e amigos”
Javé do Outro Lado do Mundo
27 de janeiro, 2024 | 10:51Profissional competente, tratava pobres e ricos de maneira igualitária; irmão do Carlos Cotta, que ia muito lá em casa, pois era companheiro político do meu pai. Descanse em Paz.”
Helenice Miranda
27 de janeiro, 2024 | 10:50? ele o tio Cantídio, todo o nosso amor e dedicaçao tanto profissionalmente como tbm uma alma altruísta que soube viver dispersando sua bondade para com tidis. Nós os seus familiares temos muita gratidão e honra por tè lo entre a gente. Deus o abençoe!!!”
Fátima Almeida.
27 de janeiro, 2024 | 10:32As mulheres perderam um excelente ginecologista. Responsável pelo nascimento de meu filhote de 31anos hoje. Um dos 40 mil partos realizados por essa excelência. Que descanse em paz.”
Luiz Guilherme Junior
27 de janeiro, 2024 | 10:20Um amigo especial um paizão excelente profissional e pessoa!Eu e meus irmão nascemos das mãos dele assim como mais de 40 mil pessoas!
Tive o prazer de conviver com ele que era um paizão pra todos nós Fabricianenses e era um homem de bem e muito sério!
Descansa em paz meu amigo e a família os nossos sinceros sentimentos!”
João Batista
27 de janeiro, 2024 | 09:59Nossos sentimentos aos Familiares!!!
Pessoa de elevada índole, estima e consideração...
Tive o privilégio de conhecê-lo e visitá-lo por mtos anos, como Representante da Indústria Farmacêutica.
Descanse em paz nos braços do PAI.”