
26 de janeiro, de 2024 | 16:36
A partir de segunda-feira, trânsito de caminhões pesados em Fabriciano será limitado
Anderson Figueiredo
Com a nova regra, veículos acima de 23 toneladas não poderão circular das 7h às 22h em algumas ruas e avenidas do Centro, Amaro Lanari, Santa Terezinha e Mangueiras

O Decreto Municipal 8.472/2023 restringe a circulação de veículos pesados em trechos estratégicos da área urbana de Coronel Fabriciano. Pela nova regra, está proibido o tráfego de caminhões acima de 23 toneladas em algumas vias dos bairros Centro, Amaro Lanari, Santa Terezinha e Mangueiras, das 7h às 22h. A nova regra entra em vigor na próxima segunda-feira (29), informou o governo.
A restrição vale para as seguintes ruas e avenidas: Av. Brasília (Amaro Lanari); Av. de Ligação entre os bairros Amaro Lanari e Mangueiras; Av. JK (Mangueiras); Rua Antônio Mascarenhas (Santa Terezinha); Av. Rubens Siqueira Maia (Centro) e em todas as vias do Centro da cidade. Ainda conforme o decreto, a proibição se estende do bairro Amaro Lanari até a ponte de ligação (ponte nova) entre Fabriciano e Timóteo”.
O objetivo da administração pública é preservar a malha viária da cidade, com destaque para as ruas listadas no decreto que não comportam o tráfego de veículos pesados.
O aumento significativo dessa frota que, na maioria dos casos, tem como destino a BR-381 e outros municípios, aliada a questões de segurança e melhor mobilidade urbana, fez com que essa proibição fosse instituída”, justifica o secretário de Governança de Obras e Serviços Urbanos, Fabrício Farias.
Veículos pesados e com três eixos
Conforme o decreto, são considerados veículos pesados aqueles com peso bruto total acima de 23 toneladas (peso do veículo somado a carga ou lotação). A proibição também vale para veículos com mais de três eixos. A restrição de circulação vale para todos os dias, inclusive aos finais de semana. As novas regras seguem o Código Brasileiro de Trânsito.
Blitz educativa e fiscalização
Para garantir que a nova regra seja cumprida, o Executivo vai sinalizar as ruas diretamente atingidas pela nova norma com faixas informativas sobre a restrição de tráfego e horário.
Nas duas primeiras semanas, serão feitas blitz educativas nas vias e entradas da cidade para orientar os condutores, com destaque, de caminhões sobre a proibição do trânsito.
Os agentes de trânsito do município serão responsáveis por fiscalizar, autuar e aplicar medidas administrativas de trânsito para assegurar o cumprimento do disposto no decreto. O município terá o apoio da Polícia Militar tanto na etapa educativa, de orientação dos motoristas quanto na fiscalização.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Priscila Vilela Móll
31 de janeiro, 2024 | 08:03Aqui no JK, rua Joaquim Gomes da Silveira Neto, está precisando de atenção. Vários pontos com vazamento de água. Bloquetes fora de lugar...isso aconteceu apos o tráfego de caminhões "Nova Fabriciano"...constrói pra um lado, destrói p outro....”
Leitor
28 de janeiro, 2024 | 13:41Palhaçada!
Tem gente querendo aparecer ou ganhar dinheiro nas multas”
Sinésio Miranda
28 de janeiro, 2024 | 10:32Em compensação, fecham os olhos para o intenso trânsito de bi-trens, rodo trens, e outros caminhões, alguns com até 50 toneladas, que transitam pela rua Copacabana, no bairro Giovanini?danificando a via, abalando casas e emporcalhando o bairro, quando transportam terra?.”
Samir José de Melo
28 de janeiro, 2024 | 09:06Parabéns pela iniciativa, assim preservação do asfalto e rede de água; além de liberar o tráfego para os automóveis!”
Juliana
27 de janeiro, 2024 | 17:48O problema de certos comentários e que se esquece de quem leva o papel higiênico pro mercado são esses caminhões , não só o seu papel como várias outras coisas , sou de acordo com a medida desde que tenha excessões ! Quem fez o projero e o pedido são bem inteligentes !! Como um caminhão vai pra lá as 22 e espera a descarga as 7 descarregou e aí? Fica nessa bairros esperando dar 22hs ? E o banho alimentação deles os moradores irão leva Los para casa ? Se fosse eu deixava os bairros ditos faltando as coisas . E mais, todos os bairros tem um morador caminhoneiro e eles entram nas suas casas como? Acordem hoje é pro caminhao e amanhã ? Não pensam com cabeça mesmo. Ha regras e excessões tem que haver senão mundo para !!”
Elias Gomes
27 de janeiro, 2024 | 15:51Até que enfim uma ótima notícia, deveriam proibir estacionar caminhões nos acostamento da BR como se fossem garagens, aqui no caladinho de cima os caminhoneiros estacionam seus caminhões bem em cima da curva que dá acesso a Ipatinga como se propriedade deles, vc denuncia mas ninguem faz nada, as vezes a traseira da carreta fica perto do ponto de ônibus atrapalhando a visão de todos, não vai demorar acontecer uma tragédia neste local.”
Josué Walisson dos Santos
27 de janeiro, 2024 | 15:23E como vai chega , a material nos depósitos, como vai chega os alimentos , nos comércios que dependem dessas ruas ? E um bando de mandi de enxurrada msm”
Reginaldo Aacastro
27 de janeiro, 2024 | 15:02Fizemos um ofício e protocolamos um pedido dia 9 de janeiro à respeito deste trânsito intenso em nossa comunidade para acesso à BR 381 no bairro Mangueiras e pedimos um posicionamento e graças à Deus à prefeitura tomou uma ação aplausiva para todos nós.”
Senhores Governantes Precisamos de Melhorias em Nossa Ciclovia Que Passa Pelo Caladinho Tá Um Caos
27 de janeiro, 2024 | 07:09Precisamos urgente de uma reforma em nossas CICLOVIAS ciclistas também são ELEITORES fica a dica!”
Urias de Paula Júnior
26 de janeiro, 2024 | 19:00Até que demorou, exatamente o acesso a entrada pra estrada nova no mangueiras, pq não fizeram esse acesso na ponte velha então, politicagem e uma m... mesmo...”
Guzerá Legislador
26 de janeiro, 2024 | 17:53Decreto para gastar papel e tinta de caneta. Só vão apertar no início, depois vai cair na passada.”
Murilo
26 de janeiro, 2024 | 17:25O mesmo deveria ser feito em Ipatinga, restringindo o deslocamento destes veículos pelas ruas de todos os bairros.”