
25 de janeiro, de 2024 | 13:42
Professores de Ipatinga e Timóteo vão participar de aula inaugural
Agência Brasil
Iniciativa do Sebrae Minas e da Secretaria de Educação dos municípios reforça a importância da educação empreendedora nas escolas

Com o início do ano letivo, o Sebrae Minas e a Secretaria Municipal de Ensino das cidades de Ipatinga e Timóteo vão reunir os professores da rede pública para uma aula inaugural. A iniciativa é parte do Programa Nacional de Educação Empreendedora (PNEE), desenvolvido pelo Sebrae, e já adotado por ambos os municípios para sensibilizar os profissionais sobre a necessidade do ensino dinâmico e inovador nas escolas e novas possibilidades de pensar e agir.
Em Ipatinga, a aula inaugural será no dia 1º de fevereiro para 1,4 mil professores distribuídos nos períodos da manhã e tarde, no Teatro Centro Cultural Usiminas. O encontro vai contar com a presença das palestrantes: Danni Suzuki, atriz, escritora, roteirista e três vezes palestrante TedX; Flora Manga, escritora infantil especialista em storytelling e apresentadora do programa "A Fantástica Loja de Histórias”; Luiza Marangon, consultora de imagem graduada pela Fashion School de Portugal, e designer com formação pela Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG).
Por sua vez, os professores da rede municipal de Timóteo vão participar da aula inaugural no dia 19 de fevereiro, das 17h30 às 20h30, no Acesita Esporte Clube. O encontro terá a palestra com o professor César Nunes, doutor em Filosofia da Educação, autor de 35 livros sobre o tema, e responsável por liderar o Grupo de Estudos PAIDÉIA, que realiza pesquisas em Filosofia da Educação.
A aula inaugural é um momento de conexão que marca o início do ano letivo. Nosso objetivo é viabilizar o acesso a informações atualizadas, inspirando vidas por meio de conhecimento compartilhado. São conteúdos que mudam a perspectiva dos professores e estimulam o comportamento empreendedor, que é transbordado para sala de aula”, destaca a analista do Sebrae Minas, Vanessa Karla.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Joerson Eustáquio Gomes
26 de janeiro, 2024 | 18:30O que irá acontecer em Ipatinga e tem acontecido durante a gestão deste prefeito com o título de aula inaugural não passa de uma panaceia e desvio do dinheiro público. Nós, educadores da rede, precisamos de formação específica em áreas específicas, não shows como vêm sendo promovidos por administração. Aliás, qual a função do SEBRAE no fortalecimento de uma escola publica de qualidade, com valorização dos profissionais da educação? Não precisamos deste tipo de aula inaugural!”
Gildázio Garcia Vitor
26 de janeiro, 2024 | 06:46Senhora Ana Maria, excelente comentário! Parabéns! Disso entendo um pouco, em 1° de março completo 42 anos dedicados ao Magistério, todos em salas de aulas.”
Ana Maria
26 de janeiro, 2024 | 01:16Deveria ter 1 aulão para ensinar algumas diretoras a ter o mínimo de empatia, deveria tbm ensinar alguns funcionários da educação a realmente serem educados e principalmente ensinar aos diretores(as) a NÃO negligênciar crianças em situações de riscos. Pois sou vizinha a creche do bairro Novo Tempo e já vi e ouvi tanta atitudes erradas de alguns funcionários e principalmente da atual gestão do espaço. Ali deveria ser 1lugar de acolhimento e proteção e não de inflar egos. Se vc quer realmente saber o que se passa numa instituição e tbm a conduta de alguns funcionários e principalmente do chefe vá a 1 ponto de ônibus e fique por lá no mesmo horário em q funcionários esperam pelo transporte. A atual chefia da creche nunca fica com aluno q os pais se atrasam para buscá-lo;sendo isso sendo obrigação da mesma.”
Javé do Outro Lado do Mundo
25 de janeiro, 2024 | 23:30O maior desafio é ensinar a trabalhar em equipe. Rs.”