25 de janeiro, de 2024 | 07:25
Fundo emergencial para enfrentamento de chuvas é destinado à comunidade escolar da zona rural
Com a retomada das aulas se aproximando em meio a uma oscilação climática, a preocupação dos educadores a respeito do enfrentamento do período chuvoso é grande, em especial para aqueles que atuam nas zonas rurais. A supervisora que atua no município de São Sebastião do Anta, Mauricely Almeida, ressalta que quando as chuvas são mais fortes do que o normal, o desenvolvimento dos alunos é prejudicado. Se eu não frequento as aulas no tempo e na quantidade que deveria, meu desempenho será afetado. Quando a infraestrutura das escolas é prejudicada, também há um impacto na aprendizagem”, ressaltou.
Já para a educadora que atua no município de São Domingos das Dores, Lilian Ribeiro, o desequilíbrio do tempo exige uma maior atenção por parte da comunidade escolar. Antes desse desequilíbrio que estamos tendo, a gente já sabia o período de chuva, que ocorria em outubro, novembro e dezembro. Então, a gente já prevenia e adiantava as matérias e as avaliações. Mas estamos passando por um extremismo em questão de período chuvoso. Há épocas em que chove demais”, relata.
No entanto, com a autorização da Secretaria de Estado de Educação (SEE-MG), serão liberados R$ 42 milhões às escolas estaduais para enfrentarem os períodos chuvosos. O recurso servirá de auxílio para pequenos e médios danos, sendo decorrente do fundo de Manutenção e Custeio Predial.
Além disso, a disponibilização dos recursos ocorrerá via Caixa Escolar, de acordo com as necessidades da unidade escolar. Será levado em consideração o tamanho da escola e os danos causados.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]