24 de janeiro, de 2024 | 16:11

Administração de Ipatinga divulga rota do fumacê

Divulgação
Veículos com inseticida UBV pesado vão circular por diversos bairros da cidadeVeículos com inseticida UBV pesado vão circular por diversos bairros da cidade

Entre 25 e 31 de janeiro, equipes de controle a endemias percorrerão com o carro fumacê os bairros Bethânia, Iguaçu, Bom Retiro, Vila Militar, Ideal, Bom Jardim, Canaã, Imbaúbas, Esperança, Canaãzinho, Caravelas, Cariru, Cidade Nobre, Limoeiro Veneza e Vila Celeste, pela manhã e tarde, utilizando veículos com inseticida UBV pesado, o fumacê. A informação foi divulgada pela administração de Ipatinga.

O município enfrenta a proliferação de mosquitos transmissores da dengue, zika e chikungunya, com índices de infestação aumentando devido às fortes chuvas. O prefeito Gustavo Nunes determinou uma força-tarefa diária para combater a proliferação dos mosquitos. Ações incluem ampliação da limpeza urbana, capina e fiscalização de terrenos abandonados.

"Estamos passando por um momento crítico em relação às arboviroses em todo o estado. Estamos intensificando as ações, como mutirões de limpeza, campanhas contra o vetor e conscientização nas escolas e instituições públicas e privadas", sintetizou o prefeito.

A Secretaria de Saúde alerta que as rotas do fumacê podem ser alteradas devido a condições climáticas.

Fumacê
O secretário de Saúde, Walisson Medeiro, explica que o fumacê é uma técnica emergencial e complementar, focada no mosquito adulto. Ele destaca critérios bem definidos e a necessidade de continuar ações de bloqueio, educação e mutirões para a eficácia do fumacê.

Medidas simples
Arboviroses são um problema de saúde pública. A população, junto com a Prefeitura de Ipatinga, deve prevenir e conscientizar. Medidas simples como tampar caixas d’água, evitar acúmulo de água, principalmente em calhas e pratinhos de plantas, manter lixos fechados e receber agentes de endemias são essenciais para eliminar criadouros do mosquito Aedes aegypti.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Rodrigo

25 de janeiro, 2024 | 20:06

“Rapaz. Como pode uma admiração ser tão patética assim. São dezesseis bairros para o fumacê percorrer na parte da manhã. Não explica se são mais veículos, então posso deduzir que será apenas um veículo para atender a população que sofre com a dengue e a Chikungunya .
Esse prefeito (espero que seja seu último ano de mandato) e seus assessores cabeça de bagre, não tem noção do perigo que a população de Ipatinga corre.”

Carlos Roberto dos Santos

25 de janeiro, 2024 | 15:13

“Favor incluir os bairros Bela Vista e Bairro das Águas .”

Josimar

25 de janeiro, 2024 | 14:49

“Precisa passar devagar e realmente soltar a fumaça. Outro dia parecia que estava apostando corrida. Não resolve.”

Lucia Nascimento

25 de janeiro, 2024 | 13:47

“Eu moro há quase dois anos no meu endereço atual e NUNCA passou um agente de endemias na minha casa.
E eu fco em casa o dia todo.”

Vander Soares Viana

25 de janeiro, 2024 | 13:44

“"Fiquei impressionado com a velocidade que esse carro do fumacê passa nas ruas, é normal isso?"”

Fernando de Carvalho

25 de janeiro, 2024 | 13:07

“Rua tucumã quatro lotes todos próximos a quadro ninho de pernilongos.”

Arildo

25 de janeiro, 2024 | 09:21

“Bom dia , já estive na prefeitura reivindicando visita desse veículo em questão aqui na Vila Ipanema , me disseram que há uma rota a ser seguida , eu até entendo , porém, na Vila Ipanema , os casos estão se multiplicando rapidamente , eu tenho alertado a minha comunidade , mas preciso de suporte da prefeitura e isso não tem ocorrido . Fica aqui e DE NOVO minha reivindicação .”

Viewer

25 de janeiro, 2024 | 08:57

“Os mesmos que ficam aqui reclamando das ações da prefeitura, são os pagos para falar mal do prefeito para empurrar seus candidatos para outubro e também os mesmos que sempre jogam lixo nas ruas e que não vistoriam se há possíveis lugares de foco em suas próprias casas.”

Lindalva

25 de janeiro, 2024 | 08:49

“Nas outras administrações,o controle era mais rigoroso. Os agentes passavam com mais frequência, vistoriaram as casa, colocavam veneno nos ralos etc, como isto não tem acontecido, as consequências são estas que estamos vivendo.”

Maria Celma

25 de janeiro, 2024 | 06:32

“E o bairro Ferroviários?”

Cleo Santos

24 de janeiro, 2024 | 23:37

“Coloca o Horto/Santa Mônica na rota,pois aqui tbm já tem muitos casos confirmado.”

Giuseppe Cadura

24 de janeiro, 2024 | 21:41

“fino fio de fumaça
fere o espaço
com seu perfume”

Dayane

24 de janeiro, 2024 | 19:21

“Tem que passar devagar,e não rápido mesmo não, pois quando passou aqui no bairro foi muito rápido,e a população tem que fazer sua parte em questão te não deixar água parada, pois vejo em vários grupos de WhatsApp pessoas reclamando de lotes abandonados com lixos e cheios de mato que o dono não limpa,e as consequências e de quem mora próximo do local”

Marcos

24 de janeiro, 2024 | 19:05

“Seria bom fazer uma visita, ba rua Filipenses , ao lado do antigo clube da Águia Branca, um verdadeiro critério de pernilongos, muita água parada !”

Celio Cunha

24 de janeiro, 2024 | 17:46

“Caro redator,Pelo amor de Deus, alguém alerte o prefeito sobre o fato de que a estratégia de liberar fumaça não resolveu nos últimos três anos e não resolverá agora. A infestação de arboviroses, como os mosquitos da dengue, chikungunya e Zika, é uma consequência disso. Em vez de liderar os agentes de combate de casa em casa para inspeções e aplicação de herbicidas, como era feito antigamente, o prefeito continua a gastar recursos públicos, mesmo sabendo que não está atendendo adequadamente. Além disso, todos sabemos que o fumacê é pouco eficaz, assim como ele, no combate ao Aedes Aegypti. Isso, além de causar danos ao meio ambiente, especialmente à eliminação de abelhas ? e outros insetos importantes e benéficos para a natureza e o homem.”

Boa

24 de janeiro, 2024 | 17:16

“Esse carro passa aqui na rua vazado da tempo nem da fumaça entrar no portão tá gastando gasolina e veneno atoa ao invés de fazer isso poderiam distribuir um kit para colocar dentro de casa no banheiro no ralinho adesivos que exalam cheiro melhor que essa palhaçada que não adianta nada”

Elizangela Vieira da Silva

24 de janeiro, 2024 | 16:23

“Coloca o bairro granjas vagalume na rota do carro aí tbm por favor.”

Envie seu Comentário