DIÁRIO DO AÇO SERVIÇOS 728X90

23 de janeiro, de 2024 | 16:25

Enem PPL: mais de 60% dos detentos têm nota para buscar vagas em universidades

Divulgação Sejusp
 23 detentos se destacaram com 800 pontos ou mais na redação; Sistema Socioeducativo apresentou aumento de 19% no número de jovens inscritos 23 detentos se destacaram com 800 pontos ou mais na redação; Sistema Socioeducativo apresentou aumento de 19% no número de jovens inscritos

Mais de 60% dos detentos de Minas Gerais que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade (Enem PPL) poderão agora pleitear vagas em universidades e cursos de ensino superior. As informações foram divulgadas pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp).

Dentre os aprovados, 23 detentos se destacaram, ainda, por alcançar 800 pontos ou mais na redação. Cinco obtiveram pontuações excepcionais, alcançando 900 pontos ou mais.

Além dos adultos, mais de 90 jovens acautelados nas unidades socioeducativas do Estado também se inscreveram para o certame. A maioria deles, entretanto, ainda não é habilitada em termos de escolaridade ou idade para pleitear uma vaga nas universidades e participou, neste ano, apenas como treineiro para testar conhecimentos ou para futuras oportunidades.

Adesão alta
A participação ativa de detentos no processo educacional é evidenciada pelo número expressivo de inscrições. O Sistema Prisional registrou um crescimento de 28% no número de inscritos em comparação ao ano anterior, totalizando 6.590 inscrições em 2023, contra 5.126 em 2022.

Da mesma forma, o Sistema Socioeducativo também experimentou um aumento, com 93 inscritos em 2023, representando um crescimento de 19% em relação aos 78 inscritos em 2022.

A presença de laboratórios de informática nas unidades prisionais e socioeducativas do estado tem possibilitado que detentos e adolescentes também realizem cursos de graduação a distância (modalidade EAD).

Enem PPL no Sistema Prisional
Dos 6.590 custodiados do Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen-MG), ligado à Sejusp, que se inscreveram no Enem PPL 2023, 3.993 reeducandos (60,59%) estão aptos para o Sisu e 1.807 (27,42%) podem concorrer ao ProUni (Programa Universidade para Todos) e ao Fies (Fundo de Financiamento Estudantil).

Haniel Caetano, um dos destaques na redação do Enem PPL, com 800 pontos, expressa sua visão sobre a importância da educação na transformação de vidas. Ele aspira utilizar sua pontuação para construir um futuro melhor e reintegrar-se à sociedade após cumprir sua sentença. "Acredito que a educação é a melhor maneira da pessoa conseguir mudar sua vida, principalmente a pessoa privada de liberdade. Espero usar a nota para ter uma vida digna", vislumbrou.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário