23 de janeiro, de 2024 | 06:00

Fabricianense viaja até Santa Catarina de bicicleta

Fred Bisi percorreu mais 1.000 Km; Ele irá participar de uma competição sábado e domingo e seguirá viagem até a tríplice fronteira

Enviada ao Diário do Aço
Fred Bisi saiu de Coronel Fabriciano com destino a Campo Alegre, em Santa CatarinaFred Bisi saiu de Coronel Fabriciano com destino a Campo Alegre, em Santa Catarina
Matheus Valadares - Repórter Diário do Aço
O fabricianense Fred Bisi, de 42 anos, viajou cerca de 1.570 quilômetros de bicicleta em sete dias. Ele saiu do Vale do Aço e, nesta terça-feira (23), está hospedado em Campo Alegre, em Santa Catarina, onde irá participar do “Tour de Santa Catarina”.

Ciclista desde 2015, essa não é a primeira vez que Fred viaja pelos estados brasileiros com sua bicicleta. Em 2020, o mineiro iniciou as cicloviagens e já atravessou sete unidades federativas. “No ano passado saí para fazer uma viagem de Coronel Fabriciano até Guarapari (ES) e desci conhecendo toda região Sudeste e parte do Sul, até Campo Alegre, para participar do Tour de Santa Catarina. E assim fiz minha maior viagem até então. Todas as minhas viagens eu faço sempre sozinho levando somente uma mochila com o que me é necessário”, afirma.

Dono de um açougue em Coronel Fabriciano, o ciclista se sustenta na viagem com recursos próprios, e basicamente, seu gasto é com alimentação e estadia.

“Tento sempre procurar um hotel ou pousada próximo às rodovias para não perder tempo para sair da cidade, e sempre fico em hotéis ou pousadas que tenham preços especiais para viajante, assim, consigo economizar”, relata.

Ao Diário do Aço, Fred disse que havia participado do Tour de Santa Catarina no ano passado, e recebeu um convite especial para retornar em 2024. “Esse ano recebi o convite da Federação de Ciclismo catarinense para retornar a Campo Alegre e participar novamente do tour de Santa Catarina. O único apoio que tive foi a inscrição da competição que me foi cedida pela federação e o alojamento em Campo Alegre, cedido pela Secretaria de esportes de Campo Alegre”, explica.

Ida à tríplice fronteira
As provas das quais Fred Bisi irá participar em Campo Alegre irão ocorrer no próximo sábado (27) e domingo (28).

Após a disputa, Fred seguirá sua jornada até a fronteira entre Brasil, Uruguai e Argentina, tríplice fronteira.
“Terminando o Tour de Santa Catarina, continuo a minha viagem até a tríplice fronteira. Se Deus quiser, em três ou quatro dias eu chego lá”, projeta o ciclista.

Fred também afirmou que o desejo era continuar a viagem de bicicleta e seguir até o Uruguai, porém, o custo ficaria muito alto, o que inviabilizaria a cicloviagem.

“Quem sabe da próxima vez, né, a gente faz essa outra etapa e um dia a ideia é tentar fazer o giro da América, mas mais na frente. Quando tiver mais tempo livre e mais condições. Fica o sonho na gaveta para a gente realizar”, afirma.

Segundo Fred, durante a viagem ele contempla o máximo possível da paisagem. Seu objetivo é desfrutar do percurso, e não do seu destino. Após chegar à fronteira entre os três países, o ciclista deve retornar ao Vale do Aço de ônibus, como de costume quando realiza as cicloviagens.

Dificuldades
O fabricianense saiu rumo ao seu destino pela BR-381, seguindo sentido a Betim, trecho que ele considerou bastante desgastantes devido ao clima e percurso. “O primeiro dia foi muito cansativo. Deu 246 Km até Betim, com a mochila nas costas e um sol que estava devastador. O acumulado de subida foi o recorde que eu já fiz, foram 4 mil pedaladas. Quem pedala sabe que 4 mil pedaladas é muito morro, sabe, aí o desgaste é grande. Tem que comer bastante, se hidratar bastante, tentar dormir bem para se recuperar para o outro dia”, detalha.

No entanto, conforme Fred, o maior obstáculo foram as mudanças climáticas que enfrentou. Além de Minas Gerais, o ciclista passou pelos estados de São Paulo e Paraná, antes de chegar em Santa Catarina. “Passei por diversas mudanças climáticas que acho que foi a dificuldade maior”, conclui. O comerciante e ciclista tem compartilhado momentos de sua aventura por meio do seu perfil no Instagram: @_fred_bisi_.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Deividy Gonçalves dos Santos Alvares

24 de janeiro, 2024 | 10:30

“Só assim mesmo para sair do Vale do Aço (de bicicleta),

- de carro/moto, veículos não é de acesso de todos e o preço de gasolina e pedágios torna quase inviável para a classe média baixa e pobres (maior parte da população);
- de avião, a região não tem ou está inserido na malha domestica de forma consistente a ponto de oferecer voos para destinos turísticos Brasil afora, os dois trechos que já temos é caro, imagina ir Santa Catarina por exemplo com conexão em Belo Horizonte CNF ou São Paulo CGH;
- de ônibus, (MINHA MAIOR INDIGNAÇÃO) que é o acesso da maior parte da população; o governo municipal de Ipatinga não se esforça em nada em promover a cidade Brasil afora e via órgãos reguladores como DER MG e ANTT prosperar novos mercados que atendam Ipatinga e o Vale do Aço, para cidades turísticas de demanda como Conceição da Barra/ES, São Mateus/ES, Mucuri/BA, Cabo Frio/RJ, Campos/RJ, Niterói/RJ, Angra dos Reis/RJ, Aparecida/SP, Campinas/SP, Sorocaba/SP, S J Campos/SP, Brasília/DF, Porto Alegre (via Curitiba, Joinville, Vale do Itajaí, Florianópolis, Lages, Criciúma, Caxias do Sul) e ainda, Divinópolis, Poços de Caldas, Lavras, Uberlândia, Teófilo Otoni, Nanuque, Mantena, Almenara, para ir a essas cidades, temos que pagar caro em conexões perdendo o que temos de mais precioso, o tempo !

Acorda Governo de Ipatinga
Editor, acredito que vale uma matéria sobre o tema.”

Nilton

23 de janeiro, 2024 | 07:40

“Muita força nesses seus sonhos,que Deus ilumine seus caminhos”

Envie seu Comentário