
19 de janeiro, de 2024 | 17:06
Perd realiza melhorias na área de banho do lago Dom Helvécio
Divulgação
A área de banho do lago Dom Helvécio estará interditada para a instalação subaquática da tela de proteção aos banhistas

O Parque Estadual do Rio Doce (Perd) também é um local de descanso e lazer cada vez mais procurado por turistas. Buscando melhorias contínuas no atendimento aos visitantes, a gestão do Perd informa que tem realizado uma série de manutenções e reformas em suas estruturas e agora revitalizará a tela de proteção aos banhistas no lago Dom Helvécio. O serviço será executado por meio do Termo de Parceria nº 51/2021 Instituto Estadual de Florestas Instituto Ekos Brasil.
Por isso, do dia 22 de janeiro a 2 de fevereiro, a área de banho do lago Dom Helvécio estará interditada para a instalação subaquática da tela de proteção aos banhistas. A tela feita de aço inoxidável tem comprimento total de 160 metros e irá proteger área de banho de 3.000m², informou o Perd. Além da instalação, a tela contará com manutenções preventivas periódicas a cada semestre. A empresa responsável pelo serviço conta com equipe de especialistas, inclusive com mergulhador profissional para realizar a etapa de submersão e fixação da tela.
Proteção aos banhistas
O lago Dom Helvécio, assim como outros lagos e lagoas da região, sofre com a invasão de peixes exóticos predatórios e, por vezes, agressivos até para o ser humano, como é o caso da piranha (Pygocentrus nattereri). Apesar de não haver registros recentes de acidentes com piranhas aos banhistas na área de banho do lago Dom Helvécio, a gestão do Perd, em atenção aos seus visitantes, optou pela instalação da tela para proteção integral contra qualquer possível acidente decorrente da interação banhista - piranha.
Além disso, a pescaria de peixes exóticos no lago Dom Helvécio também é incentivada como manejo desse tipo de espécie, com a finalidade de controlar as populações de piranha, tucunaré (Cichla kelberi) e acará-da-amazônia (Astronotus crassipinnis). Como forma de fomentar a pesca no lago, o Perd oferece por meio de empresas autorizadas, o serviço de aluguel de embarcações.
Mais novidades
Em 2024, será celebrado 80 anos de criação do Parque Estadual do Rio Doce e para comemorar esta importante data, as áreas de churrasqueira, camping e praia têm sido objeto de novos investimentos de manutenção e reformas desde o segundo semestre de 2023, como a construção de novas mesas na área de churrasco, manutenção dos banheiros e vestiários do camping, construção do pergolado da praia, instalação de redários e outros.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Vanderlei Leal
25 de janeiro, 2024 | 19:49Local muito bom, porém oq cobra pra gente entrar e acampar é um abusurdo.”
Gualter
22 de janeiro, 2024 | 09:30Boa iniciativa, porém para fomentar a pescaria, tem que praticar preços mais acessíveis para o aluguel de barcos, ainda está muito caro.”
Roberto
20 de janeiro, 2024 | 01:13Logo em pleno verão e no mês mais visitado eles querem fazer manutenção na lagoa, tinha que ter feito isso antes ! Outra coisa que nao muda , é a área de churrasqueiras e quiosques que são longe , mas muito longe da área de banho, uma distância que desanima qualquer um de ir, era para ser proximo a praia da lagoa , tem uma área grande lá que é caminho que dá pra fazer umas áreas cobertas nem que seja com guarda sol fixo e mesa e cadeiras, até mesmo em estilo haitianos! Se não pensarem em mudança, não haverá o tão esperado turismo!!!”
Jns
19 de janeiro, 2024 | 18:47Repelente Alucinógeno
Fui mordido no dedão do pé esquerdo por piranha
dentro das águas da reabilitadora Lagoa do Bispo.
Apesar do curativo ter sido feito por uma amiga,
profissional de enfermagem que me acompanhava,
o processo de cicatrização foi muuuito demorado.
Hoje, os visitantes são devorados pelos encapetados
pernilongos, que se divertem com uso de repelentes
que, para eles, agem como substâncias alucinógenas.”