18 de janeiro, de 2024 | 15:15
Ipatinga cria novo ponto de assistência a pacientes com de dengue e chikungunya
Divulgação
A Unidade de Hidratação montada no bairro Cidade Nobre estará aberta de segunda a domingo, de 7h às 19h

A Secretaria de Saúde de Ipatinga promoveu, nesta quarta-feira (17), um treinamento especial para médicos, enfermeiros e outros profissionais da área visando garantir um atendimento de qualidade aos pacientes com sintomas de dengue e chikungunya no município. As equipes estarão mobilizadas na Unidade de Hidratação que começa a funcionar nesta sexta-feira (19), na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Cidade Nobre, com funcionamento de segunda a domingo, de 7h às 19h, informou a administração pública.
Serão ofertados aos pacientes a consulta clínica e de enfermagem, hidratação oral e venosa, se necessário, prescrição e administração de medicamentos.
As orientações foram transmitidas pela médica infectologista Carmelinda Lobato, que ressaltou a importância do treinamento aos profissionais: "Vamos manter a unidade de hidratação, assim como demais ações em curso, enquanto o risco de contágio dessas doenças for alto para a nossa população. Precisamos estar bem preparados para receber as pessoas e também fazer delas multiplicadoras de comportamentos indispensáveis no combate às arboviroses", esclareceu.
Nas salas de hidratação, o acolhimento tem classificação de risco para pacientes com sintomas de dengue e chikungunya. Diante de quadros mais graves, em que for necessária observação prolongada ou internação, o paciente será encaminhado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24 Horas) ou Hospital Municipal de Ipatinga, respectivamente.
Mais uma vez é importante salientar sobre a importância da conscientização da população quanto à prevenção da dengue, através da eliminação dos focos do mosquito transmissor da doença, o Aedes aegypti, assinalam os gestores da SMS: A população deve se conscientizar sobre a necessidade de evitar o acúmulo de água parada em recipientes e objetos que possam servir de criadouro para o mosquito”, reforça o secretário de Saúde, Walisson Silva Medeiros.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Olho Vivo
19 de janeiro, 2024 | 07:12Já passou da hora de aproveitar melhor as UBSs de cada bairro. A maioria dos serviços são concentrados na UPA e Hospital Municipal. Enquanto não fizerem isso nunca vão aliviar a lotação da UPA”
Fernando Pereira Santos
19 de janeiro, 2024 | 02:08E os lotes sujos ..os donos não limpam. Rua Laura tá cheio..rua vanda..tem um que já ligaram várias vezes prá prefeitura..mas o dobo e parente de alguém de dentro da prefeitura aí ..por isso não faz a limpeza..”