18 de janeiro, de 2024 | 05:36

Fim de semana tem previsão de chuva e alívio no calorão no Vale do Aço

Alex Ferreira
A partir de sexta-feira, previsão é de chuva em todo o estado de Minas GeraisA partir de sexta-feira, previsão é de chuva em todo o estado de Minas Gerais
Silvia Miranda - Repórter Diário do Aço
A semana tem sido de muito calor no Vale do Aço, com temperaturas máximas acima dos 32 graus. Mas para o fim de semana, a previsão é de chuva forte para toda Minas Gerais, que também deve sofrer uma redução na temperatura, mas o clima continua abafado, conforme aponta dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Anete Fernandes, meteorologista do Inmet, explica que no período do verão, quando há redução das nuvens e ausência de chuva, é comum a temperatura subir bastante ao longo do dia. "A tendência é que a partir da tarde de sexta-feira (19) se intensifiquem as áreas de instabilidade sobre Minas Gerais, mantendo o tempo nublado e chuvoso no fim de semana. As temperaturas máximas tendem a reduzir, mas devido ao alto teor de umidade na atmosfera, o tempo deve ficar abafado", detalha.

Ainda conforme a meteorologista, a partir de sexta há previsão de chuvas fortes para todo o estado, continuando no sábado (20) e domingo (21). "A tendência é de formação de uma área de baixa pressão no litoral de São Paulo no decorrer da quinta-feira (18), a permanência deste sistema será a razão de um fim de semana chuvoso na região Sudeste".

Sobre as fortes ondas de calor, registradas nos últimos meses, Anete Fernandes afirma não haver nenhuma previsão para as próximas semanas, porém o calor deve continuar. "Mas caso ocorra veranico (dias consecutivos sem chuva durante a estação chuvosa), as temperaturas subirão. Neste caso, será necessário ver a duração do veranico e se o critério de onda de calor será cumprido, ou seja, temperaturas 5ºC acima da média por pelo menos 3 dias consecutivos", resumiu.

Temperatura
Nesta quinta e sexta-feira, a previsão é de mínima de 24 graus e máxima de 34ºC. Para sábado, a mínima permanece na casa dos 24 e a máxima deve ser de 32ºC. No domingo, a mínima pode chegar a 25ºC e máxima na casa dos 30 graus, conforme repassado pelo Inmet. A umidade mínima fica entre 40 a 50%.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário