17 de janeiro, de 2024 | 16:47
Na RMVA, Desenrola Fies teve retorno de mais de R$ 2 milhões aos cofres públicos
Divulgação
Ipatinga foi o município com maior número de contratos; Santana do Paraíso teve a quantidade mais baixa de renegociações
Isabelly Quintão - Repórter Diário do Aço 
Após mais de dois meses do Desenrola Fies”, cerca de 164,5 mil pessoas renegociaram dívidas com o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). As informações são de dados divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) na semana passada. Os acordos totalizaram R$ 7,6 bilhões, o que gerou um retorno de R$ 338 milhões aos cofres públicos até o período.
Conforme apurado pela reportagem do Diário do Aço, na Região Metropolitana do Vale do Aço (RMVA), o total de retorno aos cofres públicos foi de R$ 2.628.315,32, apenas com a parcela de entrada. Os dados são referentes ao mesmo período do balanço divulgado pelo governo federal.
A assessoria de comunicação do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) informou ao Diário do Aço que em Ipatinga houve 438 contratos, que totalizaram R$ 1.637.189,41 de valor de entrada. A dívida anterior era de R$ 26.512.063,36.
Em Coronel Fabriciano, o número de contratos foi de 225, em que o valor de entrada correspondeu a R$ 493.227,16, sendo que a dívida anterior era de R$ 10.564.879,4.
Já em Timóteo, 148 contratos foram contabilizados, com R$ 372.816,82 de valor de entrada e R$ 7.188.531,76 de dívida anterior.
Enquanto isso, houve apenas 48 contratos em Santana do Paraíso, em que o valor de entrada foi ainda menor (R$ 125.031,93). No município, a dívida anterior era de R$ 2.716.137,03.
As demandas de negociação podem ser feitas de forma direta com a Caixa Econômica Federal e com o Banco do Brasil, que são os agentes operadores. Todas as condições que permitem descontos especiais estão disponíveis no site do governo federal. Já o prazo para solicitação de renegociação termina em 31 de maio de 2024.
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Danilo
20 de janeiro, 2024 | 01:52Queria saber como conseguir, liga pra lá pedem pra baixar o aplicativo que não funciona, vou na caixa a atendente simplesmente manda ir tentando no aplicativo pois não podem fazer nada na agência.”