
15 de janeiro, de 2024 | 15:00
Órgão de tubos será reinaugurado na Igreja Matriz de São Sebastião, em Fabriciano
Paróquia São Sebastião
Paróquia São Sebastião O instrumento foi fabricado em 1954, na Holanda, e estava instalado na Catedral de São Sebastião

Nesta terça-feira (16), às 19h30, será realizado um recital de reinauguração do órgão de tubos na Matriz São Sebastião, no Centro de Coronel Fabriciano. O evento integra a programação religiosa de 75 anos da cidade, celebrado no próximo sábado (20), dia de São Sebastião, padroeiro do município.
O organista será Antônio Olímpio Nogueira, formado em teoria e harmonia tradicional pela Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O músico tem ainda outros cursos na área de composição, análise, apreciação e estética musical na Fundação Clóvis Salgado, além de discos gravados com músicas sacaras.
O instrumento foi fabricado em 1954, na Holanda, e estava instalado na Catedral de São Sebastião. Com a queda de parte do teto e a interdição da igreja em maio de 2022, o órgão foi retirado e levado para Igreja Matriz em agosto de 2023. O local é onde foi instalado pela primeira vez em Fabriciano, quando foi trazido de Juiz de Fora, pelo então padre Lelis Lara e pelo padre Elio Atayde, em outubro de 1971.
A mudança do instrumento ocorre depois de ficar 30 anos na Catedral, sendo traslado novamente para Igreja Matriz de São Sebastião, onde deve permanecer definitivamente.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]