15 de janeiro, de 2024 | 11:55

Policiais penais evitam fuga na Penitenciária de Ipaba na madrugada desta segunda-feira

Em uma ação dos policiais penais da Penitenciária Dênio Moreira de Carvalho, em Ipaba, foi evitada a fuga de quatro reclusos na madrugada desta segunda-feira (15). Os presos conseguiram furar um buraco em uma parede de uma cela e, por pouco, não conseguiram escalar a muralha da unidade prisional com “teresas”, cordas artesanais confeccionadas com tecidos.

Enviada ao Diário do Aço
Os presos fizeram um buraco na parede um deles chegou a jogar uma corda artesanal sobre a muralhaOs presos fizeram um buraco na parede um deles chegou a jogar uma corda artesanal sobre a muralha
A tentativa de fuga foi descoberta por volta das 4h, quando um dos policiais penais, que se encontrava na vigilância sobre a muralha, avistou quatro presos saírem de um buraco na parede de um dos quatro pavilhões. Eles estavam reclusos na cela 25 do Pavilhão D, conforme apurado pelo jornal Diário do Aço junto às fontes policiais.

O policial alertou aos outros colegas e três dos presos desistiram e voltaram para a cela pelo mesmo buraco de onde tinham saído. Apenas um deles, utilizando uma corda teresa e um gancho de aço na ponta escalou a muralha, porém, ele foi contido e imobilizado. Em poder do apenado foi recolhido um chuço, arma branca artesanal.

O quarto preso também foi encaminhado para a cela onde se encontrava. Em seguida, os outros PPs realizaram uma vistoria em todos os pavilhões para averiguar se haveria outra situação de fuga na unidade. O caso foi registrado e encaminhado para a Polícia Civil.

Em nota enviada ao Diário do Aço, na tarde desta segunda-feira, a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) informou que "os presos envolvidos na ocorrência passarão pelo Conselho Disciplinar da unidade prisional e poderão receber sanções administrativas".

Além disso, a direção da unidade iniciou uma investigação para apurar administrativamente as circunstâncias do ocorrido e os danos ao patrimônio público.

Penitenciária de Ipaba vive clima tenso nos últimos dias

Este é um dos problemas da unidade de Ipaba, que vive um clima tenso diante da quantidade de presos de uma facção criminosa no mesmo local, como divulgou o Diário do Aço em primeira mão. A situação foi confirmada pelo Sindicato dos Policiais Penais de Minas Gerais (Sindppen-MG). O bloco onde ocorreu a tentativa de fuga não é o mesmo onde estão os presos faccionados.

Conforme fontes ouvidas pela reportagem, detentos que estavam em outras unidades mineiras, ligados ao Comando Vermelho, facção originária do Rio de Janeiro, têm sido alocados para a penitenciária em Ipaba. Estima-se que 90 presos desta facção estariam em Ipaba atualmente. A presença deles na unidade também traz intranquilidade aos moradores de Ipaba, município do Colar Metropolitano do Vale do Aço. Na reportagem “Integrantes do Comando Vermelho em Penitenciária de Ipaba faz acender alerta na região”, publicada no domingo (14), o diretor estadual do Sindicato dos Policiais Penais, Leonardo Cruz, defendeu que o Estado encaminhe presos faccionados para unidades melhor estruturadas para essa finalidade.










Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Tião Marreta

16 de janeiro, 2024 | 18:31

“Algema, gancho e ferramentas, tem caroço nesse angu.”

Vlw Dj Jns

16 de janeiro, 2024 | 15:27

“Valeu Valeu dj JNs playlist top ! Aos detentos que estão lendo essa notícia aproveitem a musica kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk”

Jose

16 de janeiro, 2024 | 15:23

“Tem importancia sim Sr Roberto. Quem é leigo neste assunto supõe-se que exista controle neste ambiente, portanto como é possível um grupo fazer uma passagem numa parede maciça com ferramentas e ninguém ouvir nada? Ou o sr não quer que façam este tipo de pergunta?”

Zé Bobo

16 de janeiro, 2024 | 09:13

“Uai como que conseguiram as ferramentas e o gancho?”

Roberto

15 de janeiro, 2024 | 22:19

“O pc castor dá pra ver q vc não entende nada de segurança ?. Mas a vantagem q todos pode deixar sua opinião mesmo que não tenha nenhuma importância”

Capitão América o Primeiro Vingador

15 de janeiro, 2024 | 20:24

“Parabéns aos meus alunos,a liga da justiça ?”

Pc Castor Jr

15 de janeiro, 2024 | 18:20

“Irônico parabenizar os Policiais Penais por evitar a fuga.

Como os presos tiveram acesso a ponteiro, talhadeira, marreta... ou será que cavaram concreto com colher de plástico.

Na verdade, esses itens só entram nas celas porque há alguma falha na inspeção. Tinham que identificar os responsáveis e punir, simples assim.

Se durante vistoria encontrar algo proibido ou ilícito com o preso, obrigatoriamente tinham que punir os responsáveis pela segurança do bloco/pavilhão etc.”

Jns

15 de janeiro, 2024 | 17:55

“A Lili não cantou,
mas o DJ vai botar um som brabo na caixa, para levantar o moral de quem está curtindo férias na colônia penal em Ipaba.

Confira alguns clássicos do nosso rico Cancioneiro Capira, que figuram entre as músicas mais pedidas no presídio regional.

1- Canarinho prisioneiro
CHICO REY & PARANÁ

2- Saudade de Minha Terra
TIBAGI & MILTINHO

3- Tristeza do Jeca
TONICO & TINOCO

4- Rio de Lágrimas
TIÃO CARREIRO & PARDINHO

5- Viola Quebrada
PENA BRANCA & XAVANTINHO

O poeta modernista Mário de Andrade abordou, em Viola Quebrada, a deprê destemperada do Matuto abandonado pela Maroca por ser um fadista que nunca sabe trabaiá.”

A14

15 de janeiro, 2024 | 15:15

“Parabéns aos pp”

Envie seu Comentário