
11 de janeiro, de 2024 | 08:30
Inscrições para o Pré-Enem Comunitário do Núcleo Atitude vão até o dia 31 de janeiro
Isabelly Quintão - Repórter Diário do Aço
O Núcleo Atitude, da rede Educafro Minas, está com inscrições abertas para o curso Pré-Enem Comunitário gratuito e o prazo para efetuar o cadastro vai até o dia 31 de janeiro. Os jovens interessados devem se inscrever de forma on-line, pelo link linktr.ee/educafroatitude, em um formulário nomeado Núcleo Atitude - Estudantes”.
A rede Educafro Minas é uma organização comunitária que possui cerca de 15 núcleos no estado e reúne colaboradores voluntários para incluir estudantes negros ou de baixa renda nas universidades públicas ou particulares com bolsa de estudos. Atualmente, o núcleo de Ipatinga funciona na Escola Municipal Zélia Duarte Passos, localizada na rua Luanda, número 175, no bairro Bethânia.
A coordenadora do Núcleo Atitude, Reny Batista, afirma que depois do período de inscrição os alunos serão selecionados a partir de alguns critérios. Nossos alunos são de baixa renda e a preferência é a comunidade afrodescendente, filhos oriundos da classe trabalhadora. Esse é o nosso público para a Educafro”, explica.
Início das aulas
Por volta do mês de março, será divulgado nas mídias sociais do núcleo uma lista com o nome dos estudantes selecionados. A lista é elaborada pelos coordenadores junto aos professores. Após a divulgação, os alunos serão convidados a conhecer um pouco mais sobre o trabalho realizado pela organização. O projeto tem disponibilidade para atender 40 pessoas por ano e já foram atendidos, em média, mais de 550 jovens.
As aulas também começarão neste período e serão oferecidas de segunda a sexta-feira com foco nos vestibulares e Enem, sendo finalizadas no mês de novembro. O encerramento é feito com ações relacionadas à semana da consciência negra, como debates sobre racismo em escolas e faculdades da região e participação nas semanas de assuntos sociais promovidos pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) de Ipatinga. Além disso, no meio do ano, há também as manifestações em datas importantes para a comunidade.
Importância do projeto
Reny Batista também salienta que a rede Educafro Minas acredita que a transformação social ocorre a partir dos indivíduos, que precisam estar formados adequadamente para produzir a informação que a sociedade necessita. Nós acreditamos que a educação é a base tanto para o movimento social quanto para o desenvolvimento econômico”, detalha.
A coordenadora destaca que os professores contribuem com o projeto porque acreditam que os jovens atendidos pela rede devem estar dentro das universidades federais. Nós queremos que os filhos da classe trabalhadora estejam dentro dessas universidades, que são os seus lugares. Elas são escolas públicas e, por serem públicas, precisam atender as pessoas que necessitam. Assim, os jovens não só transformam a vida deles, como também transformam a vida da família”, ressalta.
Parcerias
Reny ainda informa que o trabalho é voluntário, portanto, os professores e estudantes universitários interessados em contribuir com o Núcleo Atitude podem preencher o formulário de parceiros e educadores, que também está disponível pelo link linktr.ee/educafroatitude.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]