EXPO USIPA PERSONAGEM 2 - 728X90

05 de janeiro, de 2024 | 00:00

Luta contra os sujões da cidade: 138 advertências emitidas em Timóteo

Divulgação
O descarte irregular de entulho ainda é um obstáculo a ser superado em TimóteoO descarte irregular de entulho ainda é um obstáculo a ser superado em Timóteo

Dois meses após o lançamento do programa de coleta seletiva “Timóteo Consciente” para ampliar o recolhimento de materiais inservíveis recicláveis em todos os bairros da cidade e assim contribuir para a manutenção da limpeza do município o saldo é positivo, embora parte da população ainda não tenha aderido à iniciativa. Diariamente são recolhidos quatro caminhões de materiais para reciclagem.

Com essa iniciativa, lançada em 7 de novembro, o município espera aumentar a vida útil do aterro sanitário; diminuir os custos com transporte de lixo; promover o reaproveitamento de materiais recicláveis; além de gerar mais emprego e renda na Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Timóteo (Ascati). Os materiais recicláveis que recolhidos de acordo com um calendário previamente definido em todos os bairros da cidade são: papel, papelão, metal, plástico e isopor. 

Paralelamente à coleta seletiva, a administração pública reforçou a estrutura de recolhimento em diversos pontos da cidade com contêineres verdes para receber os materiais recicláveis.  Dentro dessa iniciativa de ampliar a limpeza pública foram instaladas também 110 lixeiras de metal na cor azul em ruas, avenidas e canteiros centrais do município. Essas lixeiras são exclusivamente para receber lixo seco. Essas iniciativas visam melhorar o ambiente tornando a convivência entre os moradores mais saudáveis, divulga o governo.

Entulhos

Se por um lado o programa de coleta de recicláveis tem contado com a colaboração dos moradores, por outro, o despejo de entulho de forma aleatória em calçadas e vias públicas continua a um problema ambiental a ser combatido.
Divulgação
 Município tem investido na conscientização do descarte correto de lixo e entulho, mas pessoas insistem em lançar resíduos de forma inadequada Município tem investido na conscientização do descarte correto de lixo e entulho, mas pessoas insistem em lançar resíduos de forma inadequada

Somente no mês de dezembro de 2023 foram recolhidos 380 caminhões, o que dá uma quantidade de 1,9 milhão de rejeitos de construção de reformas ou demolição. “A mensagem é muito clara: se a população não se envolver e ajudar a minimizar esse grande problema nada do que estamos fazendo vai adiantar”, ponderou o prefeito Douglas Willkys.

E não tem faltado iniciativas do poder público para tentar abrandar o problema. A Administração Municipal disponibiliza caçambas para que os moradores destinem corretamente o descarte de entulho. Somente no mês de dezembro foram recolhidas 156 caçambas com cerca 3 toneladas cada uma, o que resultaram em 468 mil quilos de rejeitos de construção civil. Ao longo do ano de 2023 foram mais de 1.612 caçambas utilizadas gerando uma quantidade considerável de materiais descartados.

Notificações

Apesar das campanhas de orientação, as ações do poder público não têm surtido o efeito desejado em face da quantidade de entulho descartado irregularmente. Esse desrespeito pode ser medido pela quantidade de notificações e auto de infrações emitidos pelo setor de fiscalização. Somente no último mês do ano foram 138 advertências feitas junto aos moradores que descartaram entulhos de forma incorreta.

“O entulho é um grande contaminante do solo e dos recursos hídricos, e ainda causa assoreamento de córregos e da rede pluvial por conta dos detritos transportados pela chuva o que ocasiona alagamentos em vários pontos da cidade. Garantir o descarte adequado é fundamental para evitar todos esses problemas”, citou o prefeito que aproveitou para reforçar o pedido de cooperação junto aos moradores para o descarte correto de entulho.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Maria Goreti

07 de janeiro, 2024 | 09:14

“O descarte de lixo é entulho nas imediações da ponte só cCesi Olaria é u.a vergonha. A gente faz caminha e presencia o descaso com aquela vegetação.”

Valdo Aurélio Figueredo Campos

07 de janeiro, 2024 | 08:20

“Espero que não seja mais um projeto fantasma ou de cunho eleitoreiro. Timóteo não é a excessão no Vale do Aço. Tomara que nossa cidade tome uma nova cara e seja exemplo de cuidado e beleza. Hoje ela é uma cidade muito suja. Meus parabéns a iniciativa.”

Cascão

06 de janeiro, 2024 | 17:48

“Tem uma classe de "sujões" que são as dezenas de pessoas moradores de rua que deixam as garrafas de bebidas nas calçadas e fazendo suas necessidades nas paredes das lojas à noite. Onde está a Secretaria de Saúde para avaliar e tomar decisões a respeito destes 'sem-tetos'.?”

Tião Marreta

06 de janeiro, 2024 | 17:04

“Aos sujões

Fica um refrão da música infantil

Limpa aí seu porcalhão
Tenha mais educação!
Limpa aí seu porcalhão
Tenha mais educação!”

Jota

06 de janeiro, 2024 | 11:25

“Ok. Os "sujões" foram notificados. Daí para frente o que acontecerá?
Se não forem multados e, tiverem o pagamento efetuado, de nada adiantará. É a chamada impunidade.”

Envie seu Comentário