05 de janeiro, de 2024 | 09:04

Funcionários da Usiminas irão trabalhar no turno de 12 horas

Novo horário na Usina em Ipatinga deve ser iniciado no próximo dia 15. Foto: Marco mendesNovo horário na Usina em Ipatinga deve ser iniciado no próximo dia 15. Foto: Marco mendes

A partir do próximo dia 15, os trabalhadores da Usiminas, Usiroll e Unigal terão a jornada de trabalho alterada. O novo horário, conforme apurado pelo Diário do Aço junto ao presidente do Sindipa, Geraldo Magela, será o turno de 12 horas, dividido em dois dias de 7h às 19h, outros dois de 19h às 7h, e quatro dias de folga.

Atualmente, os empregados trabalham seis dias, dos quais, dois de 7h às 15h, dois de 15h às 23h e outros dois dias de zero hora, folgando 48 horas. Conforme Magela, os próprios trabalhadores pediram para que o horário fosse mudado.

“Nós tivemos a experiência durante a pandemia da covid-19 onde os trabalhadores fizeram a jornada de 12 horas para evitar uma troca de horário e com isso aglomerações. Os trabalhadores gostaram porque tem uma folga melhor que é de 4 dias”, explicou.

O dirigente ressaltou que o sindicato é contra o horário por ter “uma jornada muito longa”, mas devido à solicitação dos representados, o Ministério Público do Trabalho (MPT) foi procurado e deu o aval para que o Sindipa negociasse junto às empresas.

Nos dias 2 e 3 de janeiro foi realizada uma assembleia e aproximadamente 88% dos 1.600 participantes aprovaram o turno de 12 horas com a tabela 4 por 4.

Geraldo Magela crê que o impacto será positivo para os trabalhadores e poderá haver impacto na cidade de Ipatinga. “O impacto eu acredito que vai ser bom porque vai diminuir, inclusive, o trânsito na cidade de Ipatinga, já que o turno vai começar às 6h40, encerrar às 18h40 e quem vem trabalhar para pegar às 18h40 já terá um trânsito menos intenso dos bairros para o Centro ou para o Bom Retiro, que são as principais entradas da Usiminas”, afirma o sindicalista.

O dirigente acrescentou que, além do impacto nas vias, tem a possibilidade de o trabalhador aumentar o tempo de descanso e com a família. “Provavelmente vai aumentar o tempo dos trabalhadores para poder descansar e para poder ter um lazer com a família. Com certeza é mais gente na rua com mais tempo para comprar, para gastar, para curtir a sua folga”, conclui.

Magela também informou que há um desejo para a volta da semana francesa, em que os metalúrgicos trabalham seis dias na jornada de 8 horas e folgam em seguida 96 horas.

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Mestiço

13 de janeiro, 2024 | 13:18

“Parem de chorar e façam essa empresa voltar a produzir com lucros como na minha época. Essa folga é ótima para descansar. O mesmo sindicato que combateu o turno de 12 horas em 2002 agora ?luta? pela volta dele. A turma do ELE não sabe o que quer.”

Michael

07 de janeiro, 2024 | 13:15

“A Usiminas poderia estender essa jornada 4x4 para a Usiminas de itatiaiuçu. A escala 6x1, 6x2 e 6x3 é péssima. Não temos um real descanso, ou estamos dormindo ou estamos trabalhando. Acorda Usiminas, conforto aos seus empregados tambem traz produtividade .”

Victor

06 de janeiro, 2024 | 05:30

“Usiminas só pensa nos seus valores já trabalhei aí uma falta de respeito com tudo e todos.”

Gustavo

06 de janeiro, 2024 | 01:55

“Trabalhei na Usiminas de 2001 até 2018, nós quais praticamente em todos os turnos possíveis. E fala pra todos, esse turno de francesinha, 12h etc... Só veio pra comer o trabalhador. Melhor turno foi a francesa 6/4 NUNCA MAIS VAI VOLTAR!!!! SAI DESTA EMPRESA E VOU DIZER COM ORGULHO, DE 2018 ATÉ O MOMENTO ESTÁ SENDO OS MELHORES ANOS DE MINHA VIDA. arrependimento de ter entrado lá.”

Celio Edvalde de Oliveira

05 de janeiro, 2024 | 21:53

“Trabalhador dentro de uma siderurgica seu trabalho é muito ardo e sofrido,eu já estou aponsentado mas quando estava na ativa a siderurgica que trabalhava nunca foi favorável a esta escala, porem eu acho e tenho certeza que o trabalhador nesta é otimo e o tempo de folga é muito otimo para um descanso e viagem no final de semana com a familia quando acontever a folga no ginal de semana muito proveitoso.
Imagina que trabalhei numa escala de 6 por 2 na verdade era 6 x por 1, contavam o dia que saia de manhã como folga.”

Amaro Lanari Melhor Bairro

05 de janeiro, 2024 | 21:42

“?timo horário, creio que todos vão gostar , sabe porque? A folga é grande , a pessoa terá mais tempo para si mesmo evitando o estresse por se sentir preso ao trabalho e não ter vida social, já trabalhei nesse horário e não é cansativo, sabe porque? Porque você descansa bastante antes de começar novamente, e uma mente feliz , rende mais tanto no trabalho como na vida pessoal ! Parabéns Usiminas, e envolvidos! Já vou deixar meu currículo!”

Vicente Canuto J

05 de janeiro, 2024 | 16:01

“Vai ser uma escala boa ,pq as folgas grande vão chegar rápido, fiz esse horário na Vale adorava pq folga chegava mais rápida, lá eu trabalhava 2de dia e 2 a noite saia de folga .”

Vergonhoso

05 de janeiro, 2024 | 16:00

“Mano está escala vai acabar com saúde mental física do colaborador da Usiminas eu já trabalhei nesta escala e muito ruim pode preparar pra muitos atestado médicos”

Alexsandro

05 de janeiro, 2024 | 14:47

“Senhores,trabalho nesse turno numa siderúrgica aqui no ES, temos alguns adicionais nele incorporado q aumenta o rendimento, não sei como foi negociado aí,mas em.questao das folgas são excelentes da pra aproveitar ainda mais quando elas são de fim de semana”

Joao Batista de Souza

05 de janeiro, 2024 | 14:04

“Então vai ter aumento de salário para os funcionários ! isso e importante , trabalhando mais ganhando mais ! concordam.”

Feliz

05 de janeiro, 2024 | 13:40

“Otmo o orario agora a saritur vai chorar e a univale tambem.devido a reduçao de onibus que ira ter.pra nao cair os lucros o que irao faser aumentar o preço da passagem”

José Luiz Ferreira

05 de janeiro, 2024 | 12:45

“Também fiscalizar as empresas que obrigam fazerem horas extras como no 12 horas antigo.....AA mais não é obrigatório..mais a empresa dar seu jeito de humilhação...c faz ou não fica ..pega.visao.. umas tem nem sindicato pra apoiar..”

Tião Marreta

05 de janeiro, 2024 | 11:58

“O Combinado Não Sai Caro, ou seja, a maioria decidiu por esse turno aí citado, então não serão surpreendidos ou pego com as calças nas mãos.
O Combinado Não Sai Caro, significa que o que está previamente acordado será cumprido e, por isso, além de ter o preço já previamente ajustado, de conhecimento de ambas as partes, não gerará dúvidas, o que minimizará possíveis discussões judiciais.
O correto seria o MP do Trabalho, impor a semana francesa, mas o MP tá com o salário gordo em dia e no ar condicionado, pouco importa. Vamos lá por que aqui é Brasil.”

Furtado

05 de janeiro, 2024 | 11:51

“Melhor horário de turno que trabalhei, trabalhei CST 24 e meio e aposentei neste turno . Hoje Arcelor mittal continua. Parabéns colegas.”

Zezé

05 de janeiro, 2024 | 11:41

“Ainda bem que já me apresentei. Chega um momento que ficar num setor por 8 horas é um martírio! Que Deus ajude os funcionários, inclusive os mais idosos e já enfermos.”

Marcel

05 de janeiro, 2024 | 11:20

“O horario de 12h e puxado,mas em compensaçao a folga e otima,so nao podem colocar o metalurgico pra ir trabalhar na folga,aguardemos kkkkkkkkkk”

Metalúrgico.

05 de janeiro, 2024 | 09:16

“Já trabalhei nesse horário,E bom desde que respeitem os intervalos,sendo:60 mint de refeição e 30 mint.de lanche,
O que não estava acontecendo no meu setor..devido o excesso de trabalho espero que o sindicato fiscalize a Usiminas..”

Envie seu Comentário