
05 de janeiro, de 2024 | 07:15
Cadastro para vagas escolares remanescentes será aberto dia 22
Pais ou responsáveis e alunos acima de 18 anos da Região Metropolitana do Vale do Aço, que não realizaram o cadastro escolar poderão tentar vagas remanescentes nas escolas da rede estadual de ensino. O novo período de inscrição tem início no dia 22 de janeiro e vai até 2 de fevereiro. As inscrições devem ser concluídas pelo site cadastroescolar.educacao.mg.gov.br.
A primeira etapa do processo ocorreu entre os meses de outubro e novembro no Sistema Único de Cadastro e Encaminhamento para Matrícula (Sucem). Coronel Fabriciano, Ipatinga, Santana do Paraíso e Timóteo estão entre os 714 municípios que aderiram ao sistema.
O Governo de Minas informou que nas vagas excedentes, o encaminhamento será feito de acordo com disponibilidade nas escolas da região ao endereço do aluno. Em primeiro momento, o encaminhamento para a matrícula dos estudantes que completaram a inscrição foi realizado de acordo com a disponibilidade de vagas por turno, o espaço físico de cada escola, o tipo de atendimento prestado e o nível de ensino ofertado.
Além disso, o encaminhamento inicial também respeitou os critérios de alocação e desempate seguindo a ordem de prioridade: aluno com deficiência; zoneamento; zona; aluno com irmãos que frequentam a escola pretendida, respeitando-se o zoneamento; aluno já integrante da rede pública de ensino; aluno menor idade.
Confirmação de matrícula
Quanto aos pais ou responsáveis e estudantes da rede estadual de ensino, que conseguiram realizar a inscrição na primeira etapa do processo, é preciso confirmar a matrícula até o dia 12 de janeiro. O processo de confirmação teve início em 26 de dezembro de 2023.
Para concluí-la, é necessário ir até a secretaria da escola à qual o estudante foi encaminhado pelo Sucem. Neste momento, os documentos informados no cadastro também devem ser apresentados.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Yan Kairon de Almeida Lagares
07 de fevereiro, 2024 | 08:55Vaga”
Vania
06 de janeiro, 2024 | 13:08Minha filha não quer fazer integral pois quer trabalhar e eu não vou deixar uma adolescente no turno da noite,prefiro de manhã ou a tarde.”