04 de janeiro, de 2024 | 14:27
UPA de Ipatinga registra aumento de 67% nos atendimentos pós-feriado
Divulgação
Prefeito Gustavo Nunes adianta que UPA Sentinela deverá oferecer apoio significativo para agilização de assistência aos pacientes

Em meio às festividades de fim de ano a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Ipatinga, que atende, além de pessoas do próprio município, pacientes vindos de outros 13 municípios da região, registrou 1.035 atendimentos. No último dia do ano, a UPA acolheu 270 pacientes, enquanto no feriado da virada (1) esse número se elevou a 308 atendimentos. A terça-feira (2) foi marcada por uma demanda ainda mais intensa, totalizando 457 pacientes recebidos. Contudo, deste total, 65% foram considerados de risco pouco urgente. Os números foram divulgados pelo governo municipal.
Diante desse cenário, o prefeito Gustavo Nunes reforçou a importância da melhoria da estrutura para atendimento nos serviços de urgência e emergência. Estamos atentos aos desafios que a saúde enfrenta, e com a implantação, nos próximos dias, da UPA Sentinela, vamos agilizar e melhorar a assistência oferecida na Unidade de Pronto Atendimento 24h (UPA24h)", projetou o prefeito.
O secretário de Saúde de Ipatinga, Walisson Medeiros, também destacou o compromisso da gestão em enfrentar os desafios emergenciais. "Estamos implementando estratégias para otimizar os serviços e melhorar a resposta diante de situações de alta demanda", assegurou.
UPA Sentinela
A UPA Sentinela está sendo instalada numa estrutura anexa à Unidade de Pronto Atendimento 24h (UPA24h), com o objetivo de atender pacientes classificados como de risco Pouco Urgente, especificados com a pulseira na cor verde do protocolo de Manchester. Isto proporcionará atendimento mais ágil e eficiente, reduzindo o tempo de espera. Com horário de funcionamento das 7h às 19h, a unidade estará equipada com consultório médico, sala de preparo de medicação e 12 poltronas.
Os atendimentos na UPA Sentinela deverão ser iniciados ainda na primeira quinzena deste mês e representam um passo significativo na prestação dos serviços de saúde em Ipatinga.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Ed+
06 de janeiro, 2024 | 17:28Concordo com o que foi apontado nos comentários acima. Porém, é perceptível que fatores como doenças virais do tipo dengue, chikungunya, zika e etc... percebe-se de fato um aumento significativo dos usuários do sistema de saúde. Por outro lado, também pode ser constatado a baixa qualidade no atendimento, atendimento por estagiários da área médica (que é um descaso total com os contribuintes) devido ao número reduzido de profissionais (médicos e enfermeiros) contratados. Cabe também salientar, a estrutura interna que está extremamente precária e deteriorada das instalações e infra-estrutura (leitos e locais de atendimentos) oferecida aos usuários do local. Se observarmos que pagamos altas taxas de impostos (pagamos até para estacionarmos nas ruas, IPTU de Ipatinga é um dos mais caros do país), a unidade de pronto atendimento deveria estar em excelente condições. Resumindo, o prefeito arrecada muito e devolve muito pouco (vejo bairros periféricos totalmente largados ás traças)”
Ruisley Chaves
04 de janeiro, 2024 | 17:55Como frequentador assíduo da UPA - foram 35 passagens em 40 meses - observei uma situação: sempre numa segunda-feira ou no primeiro dia útil após um feriado, a UPA fica lotada. E na maioria dos casos, são pacientes que poderiam ter recorrido a posto de saúde. A impressão que se tem é que a maioria vai lá em busca apenas de um atestado médico. Sábado a noite quase ninguém procura atendimento na UPA, esse é o jeitinho brasileiro de ser, sempre tentando burlar as regras.”
Tião Marreta
04 de janeiro, 2024 | 17:42No feriado parecia um cemitério está UPA de tão silenciosa. Final de semana levei um vizinho e estava vazia. Pós feriado, enche por causa de atestado e quem realmente precisa fica na fila da amargura.”