
04 de janeiro, de 2024 | 07:10
Mais de dois mil moradores do Vale do Aço doaram sangue no ano passado
Divulgação
Fundação Hemominas contou com um menor comparecimento de doadores no período de fim de ano de 2023

Em 2023, cerca de 2.100 candidatos à doação de sangue, da Região Metropolitana do Vale do Aço, compareceram à Fundação Centro de Hematologia e Hemoterapia do Estado de Minas Gerais (Hemominas) em Governador Valadares, hemocentro que atende aos doadores da região.
Conforme apurado pela reportagem do Diário do Aço, o estoque de bolsas mais crítico é o de sangue O negativo, que se encontra cerca de 43% abaixo do nível adequado. Os grupos O positivo, A negativo, B negativo e AB negativo estão em nível de alerta. Os demais estão em nível adequado.
A assessoria de comunicação da Fundação Hemominas informou que no período de fim de ano e do mês de janeiro há um menor comparecimento dos doadores. É necessário realizar ações para captação em todas as nossas unidades, em especial para os doadores do grupo O negativo e O positivo”, explicou.
A assessoria pontuou ainda que a doação pode ser agendada online pelo site www.hemominas.mg.gov.br ou pelo aplicativo MGapp-Cidadão. Em caso de não comparecimento, é preciso cancelar o agendamento para disponibilizar o horário a outro candidato.
Critérios para doação de sangue
Para que o candidato possa doar sangue, é necessário que ele esteja em boas condições de saúde e bem descansado no momento da doação, tenha entre 16 e 69 anos de idade, tenha mais de 50 kg, não tenha ingerido bebida alcoólica 12 horas antes da doação, não tenha sido exposto a situação de risco para doenças transmissíveis pelo sangue e não tenha tido hepatite após os 11 anos.
Os jovens de 16 e 17 anos, interessados em doar, devem ser acompanhados pelo responsável legal ou portar uma autorização cujo formulário está disponível no portal da fundação. A partir de 61 anos, o candidato precisa comprovar a realização de, pelo menos, uma doação anterior. Também é importante apresentar documento de identificação oficial e original, com foto, filiação e assinatura.
A assessoria de comunicação da Fundação Hemominas relatou que existem impedimentos definitivos e temporários para realizar a doação. Portanto, é necessário que o candidato confira os critérios que envolvem medicamentos em uso, vacinas recebidas, procedimentos médicos e estéticos, além de exames pelos quais pode ter sido submetido. Todas as condições e restrições para doação de sangue também estão descritas no site da fundação.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Marcel
05 de janeiro, 2024 | 11:24Ja levei minha esposa no Hemominas em GV pra doar sangue,porque no HMC o horario e todo engessado,cheio de coisinhas,melhor ir em GV.”
Carlos Henrique Cristóvão e Silva
04 de janeiro, 2024 | 11:14Uma vergonha uma região como o vale do aço..abragendo quase 500 mil habitantes..não tem um.hemominas ..se.quiser doar sangue por.aqui..só no HMC..”