
03 de janeiro, de 2024 | 14:05
Capoeirista do Vale do Aço tem atuação internacional e se destaca no cenário nacional
Silvia Miranda - Repórter Diário do AçoHá mais de 40 anos praticando a arte da Capoeira, Alair Venâncio Macedo é destaque no cenário internacional. Antigo morador de Coronel Fabriciano, o mestre acaba de ser conhecido pela Universidade Brasileira de Capoeira, com o título de Doutor Honoris Causa. Na próxima semana, o esportista pretende realizar sua primeira aula do ano, no Brasil, e celebrar novos mestres graduados no esporte.
Nascido em Ipatinga, Alair Venâncio Macedo, de 49 anos, conhecido como Mestre Curisco, conta que seus primeiros passos na capoeira começaram aos cinco anos de idade por influência do pai, Gerson Frias, praticante da antiga e tradicional versão da Capoeira dos anos de 1950. Aos 11 anos, com a instalação da primeira escola do esporte no bairro Amaro Lanari em Coronel Fabriciano, onde morava, o esportista começou a estudar e praticar formalmente a capoeira.
Aos 16 anos, Alair Macedo recebeu sua graduação de professor e abriu sua primeira escola de capoeira, no bairro Amaro Lanari, onde morava e a qual funciona até hoje. No ano de 2000, foi reconhecido e titulado, formado a Mestre de Capoeira. Depois de participar de vários encontros, eventos e shows de capoeira em países da América do Norte, o mestre decidiu se mudar de vez para os Estados Unidos e fundar sua escola, a pedido de amigos, na cidade de Seattle, no estado de Washington, onde mora desde o ano de 2001.
"Minha atuação dentro da capoeira é proporcionar as regiões por onde passo a oportunidade de ensinar o que sei da arte e cultura Brasileira. Com muita disciplina, humildade e a automotivação dedico a levar as raízes da Capoeira Brasileira para meus alunos. O Grupo de Capoeira Malês participa de vários programas comunitários, tanto em Seatlle como no Brasil, ajudando a comunidade estabelecer uma vida saudável e balanceada, proporcionando um maior respeito por si e ao próximo", destacou.
O mestre conta também que seus projetos trabalham auxiliando a crianças, jovens e adultos a prática saudável e como forma de prevenção ao uso de drogas para não entrarem no mundo das drogas e da vida nas ruas.
Arquivo pessoal
Grupo de Capoeira Malês participa de vários programas comunitários no Brasil e nos EUA

Desafios
Para Alair Macedo, a capoeira tem ganhado mais espaço na sociedade, conquistado novos adeptos, porém ainda encontra dificuldade em sua valorização. "Percebemos que os estrangeiros valorizam mais a nossa cultura que os próprios brasileiros. Devemos respeitar a capoeira e mostrar o quanto é rica a nossa cultura. Eu considero que um dos maiores desafios atualmente é a seriedade, responsabilidade e dedicação dos mestres e grupos que levam a arte da capoeira pelo mundo", defendeu.
Encontro
No último mês de dezembro, o Grupo Capoeira Malês do Mestre Curisco realizou, em Coronel Fabriciano e Ipatinga, o "Batizado Capoeira Malês 2023"; um evento tradicional com mais de duas décadas de existência, com foco na valorização da cultura, reunindo no Vale do Aço grandes nomes da Capoeira mundial.
Reconhecimento
Durante vários eventos, realizados na região do Vale do Aço, Mestre Curisco foi agraciado pela primeira Universidade Brasileira de Capoeira, Artes Marciais Interestilos e Terapias Orientais com o título de Doutor Honoris Causa, reconhecendo a relevância de sua longa trajetória cultural e vivência na capoeira.
O reconhecimento é de grande importância para o Capoeirista, pois considera a prática, é uma forma de valorização e preservação da cultura brasileira.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Everton Bragança
04 de janeiro, 2024 | 09:42Sou vizinho desta escola de capoeira no Amaro Lanari. Uma honra enorme para a comunidade do Amaro Lanari ter esta escola de capoeira com tanta tradição. É muita história, e este Mestre Curisco é realmente Mestre e respeitado mesmo. Patrimônio do Brasil.”
José Carlos
04 de janeiro, 2024 | 05:50Mestre Merrinho este sim dispensa comentários pela idoneidade,parceria, e.amor ao próximo grande homem.”
José Carlos
04 de janeiro, 2024 | 05:49Já tive o privilegio de está na roda com mestre Curisco parabéns parceiro.”
Saulo
04 de janeiro, 2024 | 00:33O sucesso é passageiro, mas o legado fica!!! ???Parabéns Mestre Curisco e a todos que se doam para modificar vidas pra melhor e preservar nossa cultura!”
Mauro Ferreira
03 de janeiro, 2024 | 19:40Parabéns Mestre Curisco e seus alunos. Fui capoeirista durante 7 anos na Universidade de Viçosa , em Monlevade e em Nepomuceno. Aprendi com os mestres Garnize e Café e apesar de não praticar mais eu nunca mais deixei de apreciar e valorizar esta grande expressão brasileira! Iê capoeira”
Mestre Merrinho
03 de janeiro, 2024 | 16:56O Pé Passou
Capoeira Brasil
O pé passou
E o moleque não viu
O pé passou
E o moleque não viu
Refrão
Isso aqui é capoeira
É capoeira brasil
Isso aqui é capoeira
É capoeira brasil
Refrão
É capoeira brasil
É capoeira brasil
Refrão
É capoeira brasil
Refrão
É capoeira brasil
Refrão”
Cidadao
03 de janeiro, 2024 | 14:56Na praça 1° de maio no centro de Ipatinga tem um mestre de capoeira, hoje um senhor que vende pomadas, outrora reunia uma grande multidão para o ver dar incríveis saltos mortais em série ou saltar passando dentro de um aro cheio de facas. Quem manja dos paranauês faz sucesso...aqui ou no exterior. Mas o sucesso passa...”