Expo Usipa 2024 02 - 728x90

29 de dezembro, de 2023 | 07:00

Supermercados poderão funcionar no dia 31 no Vale do Aço

Arquivo DA
No dia 1º de janeiro, os supermercados e empresas do setor estarão fechadosNo dia 1º de janeiro, os supermercados e empresas do setor estarão fechados

No domingo (31), véspera da virada do ano, os supermercados e empresas do setor poderão funcionar no Vale do Aço, com horários diferenciados. A permissão consta nas Convenções Coletivas do Trabalho (CCTs), assinadas pelos sindicatos patronal e laboral.

Em Ipatinga, no domingo, os supermercados, açougues, casas de carnes, mercearias, peixarias, varejões, sacolões, hortifrútis e distribuidoras de gêneros alimentícios poderão trabalhar com a mão de obra até as 13h. Em Coronel Fabriciano e Timóteo, esses estabelecimentos têm permissão para ficarem abertos com funcionários no trabalho até as 18h, de acordo com as CCTs.

Já no dia 1º de janeiro, segunda-feira, os supermercados e empresas do setor estarão fechados. Assim como o comércio de rua. No dia 2, terça-feira, será compensação de horas dos funcionários que cumpriram horário especial de Natal. Por causa disso, as empresas que funcionarão até mais tarde durante o período natalino não poderão funcionar nessa data, já aqueles estabelecimentos que não cumpriram o horário especial têm permissão para funcionar. Já no dia 3, quarta-feira, as atividades comerciais nas lojas de rua serão retomadas normalmente.

Bancos
Conforme a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), nesta sexta-feira (29) não terá expediente bancário e as instituições financeiras não abrem para atendimento presencial ao público. No entanto, a Febraban indica que a população pode utilizar os meios eletrônicos de atendimento bancário, como mobile e internet banking, caixas eletrônicos, banco por telefone e correspondentes para fazer transações financeiras.

A Resolução do Conselho Monetário Nacional de 2020 estabelece que não são considerados dias úteis para fins de operação bancária sábados, domingos e feriados de âmbito nacional e as agências bancárias não funcionam em feriados oficiais, sejam eles municipais, estaduais ou federais. Por esse motivo, assim como ocorreu no Natal (25), os bancos não funcionarão no dia 1/1 (Confraternização Universal).

O atendimento presencial volta na terça-feira (2) nas localidades onde não há feriado municipal.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário