28 de dezembro, de 2023 | 08:17

Prática de injúria no shopping em Ipatinga vira caso de polícia

Reprodução de vídeo
Testemunhas registraram em vídeo o escândalo em que mulher comete injúria contra auxiliar de serviços gerais no shopping Testemunhas registraram em vídeo o escândalo em que mulher comete injúria contra auxiliar de serviços gerais no shopping

Uma ocorrência de injúria praticada dentro do shopping em Ipatinga acabou virando ocorrência policial. A vítima foi uma mulher de 34 anos, auxiliar de serviços gerais, empregada de uma empresa prestadora de serviços do Shopping do Vale do Aço. A agressora saiu do shopping em um Fiat Punto vermelho, com placas de São Bernardo do Campo (SP) e não foi mais vista.

A Polícia Militar recebeu uma ligação pelo telefone 190, dando conta que A.C.S., de 34 anos, foi vítima de xingamentos proferidos por uma mulher que andava pela galeria de lojas do shopping.

A vítima relatou aos policiais militares enviados para o registro do caso, que trabalhava na limpeza no primeiro piso do shopping, onde aplicou um produto usando um borrifador, para em seguida passar o pano, um procedimento padrão de higienização.

Alega a trabalhadora que, conforme estabelecido pelas normas, sinalizou devidamente com a placa de advertência de piso molhado, para evitar acidentes e preservar a integridade dos frequentadores da galeria de lojas.

Em determinado momento uma criança que aparenta ter 12 anos de idade passou pelo local onde estava aplicado o produto de limpeza. Ao ver a situação, a profissional alega que advertiu a
criança quanto ao risco de queda no piso escorregadio.

Ela informa que deu sequência ao trabalho e, repentinamente, surgiu uma mulher e começou a questioná-la pelo fato de a auxiliar estar falando com a criança de 12 anos.

Na sequência, apareceu uma segunda mulher, de cor branca, de cabelos pretos longos e encaracolados, aparência de 35 anos de idade, usando vestido de cor preta com detalhes de flores na cor clara.

Essa segunda mulher, carregando uma criança que aparentava ter quatro anos de idade, sem qualquer discussão com a auxiliar de serviços gerais, começou a ofendê-la em voz alta, gritando: "Você não passa de uma faxineira analfabeta. Eu sou rica e estou de férias. Você está no seu lugar, no lugar certo que é seu, sua palhaça analfabeta".

A auxiliar de serviços afirmou que não respondeu às ofensas, ignorou as ofensas e continuou a trabalhar, sendo seguida pela mulher, que manteve o escândalo com os xingamentos.

A vítima também afirmou que em determinado momento apenas respondeu: "Sou faxineira com muito orgulho". Ela foi amparada por membros da brigada de incêndio do shopping, chamados ao local para controlar a situação. A vítima teve uma crise de hipertensão e taquicardia e foi levada para atendimento médico.

O fato foi presenciado por várias pessoas, entre funcionários e clientes das lojas do shopping. Algumas pessoas registraram em vídeo partes do fato, que gerou indignação. Nas mídias sociais, o fato também gerou comoção. “Tem gente que se acha acima das outras. Nada justifica uma baixaria dessas”, afirmou uma mulher.

A autora da injúria não foi identificada no local dos fatos, entretanto, a reportagem do Diário do Aço apurou junto a fontes na polícia que as imagens das câmeras do shopping registraram todo o trajeto da mulher. A agressora saiu do centro de compras em um Fiat Punto de cor vermelha, com placas de São Bernardo do Campo (SP). A placa foi devidamente identificado.

PCMG abre investigação

Em nota publicada na tarde desta quinta-feira, a Polícia Civil informa que "instaurou procedimento para apurar a suposta prática de injúria registrada ontem (27/12). A investigação segue em tramitação a cargo da Delegacia Regional de Ipatinga", resumiu.

Diaristas reclamam de situação recorrente



O perfil, “Diaristas empoderadas” publicou no Instagram uma mensagem em que alerta ser essa uma realidade que muitas profissionais da limpeza vivem de forma constante: “Infelizmente é isso que vivemos constantemente. Acredito que isso só vai parar quando nós, profissionais da limpeza, descobrirmos que temos voz e direitos. Todos nós merecemos respeito. E isso não é sobre nós e nem sobre nossa profissão e, sim, sobre pessoas infelizes que se acham melhores”, resumiu.



Shopping publica nota com posicionamento sobre agressão a trabalhadora



Em nota, a direção do centro de compras lamentou o ocorrido e anunciou as providências adotadas em relação ao caso. Essa é a íntegra da nota:

O Shopping Vale do Aço lamenta o caso de discriminação em que uma colaboradora terceirizada
da área de serviços gerais foi vítima de insultos por parte de uma cliente, no dia de hoje (27 de dezembro).

A profissional foi prontamente acolhida e está recebendo todo apoio emocional necessário, enquanto medidas cabíveis estão sendo tomadas.

O Shopping Vale do Aço repudia veementemente qualquer forma de discriminação e reforça seu compromisso em assegurar um ambiente seguro e acolhedor para todos.


Saiba o que é injúria



O delito classificado como “injúria” está previsto no artigo 140 do Código Penal brasileiro e ocorre quando uma pessoa ofende ou desrespeita a honra subjetiva da outra. Na prática, a injúria ocorre quando o agressor profere palavras, de forma verbal ou escrita, que agridam a dignidade e o decoro do ofendido.

A injúria pode envolver atributos morais, entendidos como elementos relacionados à dignidade da pessoa ofendida. Já os atributos físicos ou intelectuais são relacionados ao decoro.

A injúria é uma ação penal privada. Nesse caso, além de registrar uma ocorrência policial, como o fez a vítima no shopping, a vítima, representada por um advogado, deverá ingressar judicialmente com uma queixa-crime contra a agressora.

A penalidade prevista é uma pena de detenção, de um a seis meses, ou multa, podendo ser agravado, dependendo das características da ofensa. A advogada também poderá pedir indenização por danos morais.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Digao

29 de dezembro, 2023 | 05:34

“Ela rica rodando de Fiat punto. Eu tenho um Fiat punto e uso o carro p fazer entrega de mercadorias. Rsrs”

Jns

29 de dezembro, 2023 | 01:35

“A simplicidade o último grau de sofisticação

Há dois ou mais anos, levei minhas sobrinhas para respirar um pouco do ar puro no alto da serra entre o Achado e o Cocais.
Quando fizemos um pit stop para papear com a boníssima Dona Joana, que reina soberana no Achado dos Pretos, a minha sobrinha, médica com estágios no Peru, Portugal, EUA e outros países, comentou sobre um desconforto momentâneo.
Um camponês muito simples entrou na boa conversa e, de forma detalhada e exaustiva, desfiou uma receita caseira infalível, ensinando como preparar e ingerir uma beberagem milagrosa para a cura de qualquer mal.
Naquele momento, fiquei observando a reação da minha linda sobrinha, que ouvia tudo atentamente e tratava todos os presentes com muito carinho e, em nenhum momento, mencionou que ela, aos 30 e poucos anos, era diretora de um hospital e casada com um médico.
Não perguntei, mas acredito que ela conhece a citação atribuída a Leonardo da Vinci, que afirma ser a simplicidade o mais alto grau de sofisticação.”

Lilys

28 de dezembro, 2023 | 22:42

“Calma pessoal, está rica de Taubaté confundiu a placa do shopping com a do hospício que ela fugiu e precisou retornar, sinto muita pena da criança que estava nos braços desta cidadã de bem que deveria estar imobilizada em uma camisa de força. E quanto a auxiliar de limpeza sinta se abraçada pelo amor e fique em paz!”

Moço

28 de dezembro, 2023 | 20:54

“A rica usando Rener difamando a C&A...”

Eduardo

28 de dezembro, 2023 | 20:50

“Eu falo que aqui em Ipatinga tem pseudo elite, ou falsos ricos. Agora estamos importando "rico" de São Bernardo do Campo, tá bom, se fosse pelo menos do Morumbi, Zona Oeste ou Zona Sul de SP eu poderia até acreditar. Ela tem a maior das pobrezas. Pobre de Educação. Lamentável.”

Rômulo

28 de dezembro, 2023 | 20:01

“Onde estava os seguranças do shopping que não fizeram nada, está mulher tinha que ser detida e punida pela lei,”

Davidson Maciel

28 de dezembro, 2023 | 19:21

“Gosto de Ipatinga pessoal bem acolhedor, um abraço para todas as auxiliares de limpeza, vcs todas são guerreiras. Força à essa trabalhadora.”

Cidadão de Bem

28 de dezembro, 2023 | 18:02

“A mulher que foi ofendida, deve arrumar um advogado e entrar com uma causa por danos morais. Com certeza vai receber muito dinheiro da mulher que ofendeu”

Aloo Brasil

28 de dezembro, 2023 | 17:35

“Aparente uma mulher cansada exausta de servicos gerais que ainda tem q cuidar do seu filho que nao tem condicoes quaisquer para aliviar sua condicoes de vida”

Patrícia Rodrigues

28 de dezembro, 2023 | 17:02

“Rica de férias em Ipatinga kkkkkkkkk.
Eu estaria em Fernando de Noronha ?”

Fábio Rodrigues Netto

28 de dezembro, 2023 | 15:55

“Ela é rica só se for na arte de ser uma 'asna', animalesca, má educada, desclassificada. O diabo sabe para quem aparece, pois se fosse comigo, a vassoura ia comer na cabeça dela, o caso iria acabar no hospital ou na delegacia, pois todo mundo sabe que justiça não funciona para branco no Brasil, é uma cesta básica que é o que o juíz vai determinar, não paga a dignidade dela que foi duramente ferida gratuitamente.”

Silveira

28 de dezembro, 2023 | 15:09

“Rica rodando de PUNTO? kkkkkk”

Rubens Ferreira Santos

28 de dezembro, 2023 | 14:44

“Conheço muito bem a cidade de Ipatinga tenho amigos que moram lá, povo acolhedor gente boa de uma simpatia incrivel , essa mulher que fez essa baixaria não é rica nem aqui nem na china , rica que se prese é educada tem o mínimo de educação ela precisa ser encontrada e pagar nos tramites da lei pelo que fez, e se cobrar dela uma baita multa pro injúria já que ela se diz rica né srsr, cadeia nela também.”

Sabonete

28 de dezembro, 2023 | 14:40

“Não perco mais o meu preciso tempo em sair de casa...Estou com repulsa de locais com muvuca de seres humanos....”

Samara

28 de dezembro, 2023 | 13:32

“O mais engraçado é que a mulher rica gosta de baixaria anda de carro de pobre, e passa férias em cidade pequena, coisas que normalmente ricos não fazem, deveria está na Europa, EUA, e repensar seus conceitos de valores pois ela não é melhor que ninguém .me solidarizo com a funcionária do shopping”

Rogério Lucas Aguiar

28 de dezembro, 2023 | 13:31

“Que rica é essa que tá de Fiat Punto? Eu esperava pelo menos uma Hilux kkk. Não desvalorizando os ricos que tem um carro simples mas pra fazer baixaria e se achar melhor igual ela fez deveria andar de Ferrari
Se ela é rica ela tem condições de indenizar a funcionária com uma boa grana...


Se brincar foi lá só pra usufruir do ar condicionado do shopping kkk”

Rodrigo

28 de dezembro, 2023 | 13:26

“Somos todos Auxiliar de Serviço”

Mrslpd

28 de dezembro, 2023 | 13:11

“Cidade que a Natalia BBB chamou de roça. Tem mais cidadãos aí com complexo de cidade grande e zero humildade”

Morais

28 de dezembro, 2023 | 13:06

“Eles não pega só se não quizer as câmera consegue pegar a placa do carro se fosse com outra pessoa da classe alta já tinha pegado”

Angelica

28 de dezembro, 2023 | 12:59

“Ridícula, povo de Ipatinga tem uma galera que fica pagando de rico, mas vive boletando até a compra do mês. Mas vamos aproveitar que a outra estava gritando que é RICA mete um processo para ela aprender a respeitar as pessoas. Que ninguém é melhor que ninguém, vamos todo para o mesmo buraco. Oh ricona, não me venha com laudo psiquiátrico falando que tem transtoenos mentais não viu... isso pra mim é falta de CARÁTER.”

Sheila

28 de dezembro, 2023 | 12:17

“E de dar dor de uma pessoa desta vulgar adora uma baixaria eu imagino as pessoas q trabalhar p ela misericórdia tudo e conversado mais essa si adora humilhar as pessoas na hora que mexer no bolso dela vai falar q tá depressiva já conheço este tipo disnesesario isso”

Liliane Melo

28 de dezembro, 2023 | 11:46

“Cade policiais no shopping. Se o seguranca deveria ter levado para sala a espera do policiais e cadeia nesta louca. E um processo por danos morais e emocionais. Rica que nada. Pensa que pode vim aqui em Ipatinga e xinga todo mundo. Cadeia nela urgente. Vamos procura la urgente. Shopping tem a placa a policia pode acha la imediatamente.”

Rosângela de Oliveira Silva Almeida

28 de dezembro, 2023 | 11:30

“Esse shopping...tem uma segurança muito falha....se fosse bandido....tinha a polícia toda de ipatinga....tem que é atrás. Dá placa do carro....depois vem dizer que a mulher surtos que faz uso de remédios....kkkkkk”

Zé Ninguém

28 de dezembro, 2023 | 11:05

“Então essa "rica" tá na cidade certa...Ipatinga, cidade mais rica do Vale do CangAço....kkk...não estava lá, não vi os diálogos que houveram e embora nada justifique o descontrole da madame, sei que tem funcionários por aí que afrontam os clientes, pois trabalham de má vontade, mas geralmente nunca sao de serviços gerais, que são bem humildes e tranquilos...me solidarizo com a funcionária ofendida e desejo que a justiça seja feita, pois nenhum trabalhador merece ser humilhado.”

Matheus

28 de dezembro, 2023 | 10:39

“Dificilmente você vai ver quem é realmente rico desfazendo de alguém.
Espero que ela seja encontrada e que tome um ferro bem grande.
Minha solidariedade a mulher ofendida.”

Tarcisio Mario da Silva

28 de dezembro, 2023 | 10:16

“UMA IMBECILIDADE DESSA NÃO PODE VIR DE UMA PESSOA QUE UM PINGO DE HUMANIDADE, UMA PESSOA COM UMA ÍNDOLE DESSA SÓ PODE SER DE UMA PESSOA PODRE, POBRE EM TODOS OS ASPECTOS, ÉTICOS, MORAIS, CIVICO E RELIGIOSO.”

To Doido?

28 de dezembro, 2023 | 09:55

“Eu doido procurando a placa da Hilux, BMW ou Jaguar da "rica". Rica abafando na pista de Fiat Punto?”

Pamonha

28 de dezembro, 2023 | 09:52

“Falta de preparo da segurança do shopping.
Se fosse uma pessoa suspeita de roubar, estaria cheio de seguranças vigiando a pessoa.
A segurança deveria ter feito uma ocorrência interna com os dados da agressora.
Como o shopping corria o risco de pagar uma indenização deixou a mulher fugir.
SHOPPING FRACO”

Waldislene

28 de dezembro, 2023 | 09:36

“De rica ela não tem nada, pq pessoas realmente com valores financeiros,não fazem baixarias como essa pessoa fez, elas tem educação,pq foram ensinadas pra isso, falo isso pq mesmo não tendo condições financeiras tão alta, eu estudei em uma escola que me ensinou tudo, desde como me comportar em uma mesa, como tratar as pessoas, e olha que não sou rica.se ela realmente é rica, a escola particular onde ela estudou deve ter ensinado isso tudo pra ela, ou ela não aprendeu,ou ela não é tão rica assim.”

Pedro

28 de dezembro, 2023 | 09:26

“Por a segurança do shopping não entrou em ação e segurasse ela ate a chegada da polícia. Falta de preparação total”

Marimg

28 de dezembro, 2023 | 09:22

“A cor de pele da agressora não importa., mas sim, a cor de sua alma que é tenebrosa.
Que baixaria!
Ficaríamos felizes se o Diário do Aço nos informar se a 'rica' foi identificada. Atenciosamente,”

Tayná Bárbara Borges da Silva

28 de dezembro, 2023 | 08:53

“Aproveita q ela é rica, taca um processo por calúnia e desrespeito e tira um tempo de féria com o dinheiro dela. Espero q a moça q sofreu a injúria seja orientada e q consiga correr a trás dos direitos na justiça.”

Joao das Dores Ermelindo

28 de dezembro, 2023 | 08:33

“Esse shopping de Ipatinga é muito mal administrado .”

Envie seu Comentário