27 de dezembro, de 2023 | 20:00

UAI suspende entrada de documentos de veículos até dia 2 de janeiro

Divulgação
Agendamentos cancelados: Despachante mostra documentação parada de clientes à espera do atendimento no UAIAgendamentos cancelados: Despachante mostra documentação parada de clientes à espera do atendimento no UAI
Com atualização às 8h30 de 28/12 para incluir resposta da CET-MG)
Proprietários de veículos novos ou usados, que necessitam fazer o registro ou a transferência, reclamam da paralisação, esta semana, do serviço que foi assumido pelas Unidades de Atendimento Integrado (UAIs), no lugar das delegacias de trânsito.

Desde terça-feira (26), as pessoas não conseguem dar entrada em nenhum tipo de serviço de documentação de veículos, dentre eles, o primeiro emplacamento.

Em Ipatinga, o despachante José Geraldo Matos explica que a informação disponível nas agências é que o serviço será retomado somente no dia 2 de janeiro.

“Ocorre que tem muitas pessoas que compraram veículos e não poderão circular pela falta da documentação. E isso tem gerado reclamações. Segundo o despachante, na sexta-feira (22), os profissionais receberam uma mensagem da UAI com a informação que os serviços relativos a documentos de veículo estarão suspensos de 26/12 a 29/12.

O atendimento normal será retomado na próxima terça-feira, dia 2 de janeiro. Os agendamentos que tinham sido feitos para atendimento nesse período foram todos cancelados.

A nota enviada aos despachantes na semana passada informa que a suspensão ocorreu “em virtude da competência da taxa de licenciamento de 2024”.

"O problema pior é com veículos 0km, que estão com tudo pronto, e não tem condição de fazer o emplacamento, com a suspensão dos serviços da UAI", conclui o despachante.

Seplag
A Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) foi procurada pelo Diário do Aço, em busca de uma resposta. Na manhã desta quinta-feira (28) a Coordenadoria Estadual de Gestão de Trânsito (CET-MG) enviou a seguinte nota, cuja íntegra é a seguinte:

"A Coordenadoria Estadual de Gestão de Trânsito (CET-MG) informa que a suspensão temporária dos atendimentos viabiliza a conclusão de processos já protocolados neste ano e que estão em andamento nas Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans). O atendimento regular será retomado a partir de 2/1/2024.

Nesse caso específico, a Coordenadoria está atuando para que seja possível conciliar o atendimento regular, sem interrupções, com a tratativa em paralelo de processos em andamento. Dessa forma, a previsão é que a suspensão não seja mais necessária a partir de 2024.

A suspensão temporária segue preceitos de anterioridade no atendimento das demandas protocoladas, concluindo as existentes antes do recebimento de novas demandas, para que os processos em andamento não sejam prejudicados. Importante ressaltar que a CET-MG passou a ser responsável pela gestão dos serviços de trânsito a partir de abril de 2023 e está desenvolvendo soluções para aprimorar os serviços prestados".
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Juruna

28 de dezembro, 2023 | 02:54

“Eu não entendo, é penso que não é para entender, mas que no serviço de licenciamento de veículos transformam o cidadão num algoritmo, e está sensação que tive quando mesmo que com carro em processo licenciamento, o carro foi guinchado e multado, agora com esta matéria nem entrada no documento, eu achando que o protocolo de transferência tivesse validade, agora nem protocolo mais querem gerar. Brasil sendo Brasil na sua essência, mesmo com todo esforço governador Zema, em fazer governo eficiente, as instituições não acompanham.
COMO DIZIA GENERAL, o problema da Ditadura é o soldado da esquina.”

De Olho

27 de dezembro, 2023 | 19:32

“Tragédia anunciada. Nunca houve um fato dessa natureza nas delegacias. Verdadeiro desserviço que essa UAI vem prestando. Lamentável.”

Envie seu Comentário