28 de dezembro, de 2023 | 07:00

Após aumento em 2022, casos notificados de Aids na região voltam a cair

Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Até o início de dezembro já haviam sido notificados 80 casos de Aids no Vale do AçoAté o início de dezembro já haviam sido notificados 80 casos de Aids no Vale do Aço
Matheus Valadares - Repórter Diário do Aço
Em 2023, a Região Metropolitana do Vale do Aço (Coronel Fabriciano, Ipatinga, Santana do Paraíso e Timóteo) registrou 80 casos notificados de Aids. As informações foram apuradas pelo Diário do Aço junto à Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais (SES-MG). Os dados são parciais, extraídos no início de dezembro e sujeitos a alterações.

O número representa uma queda de notificações da doença comparado ao ano de 2022, em que foram registrados 120 casos. No entanto, é superior ao ano de 2021, em que 69 pessoas foram diagnosticadas com a doença.

Ainda de acordo com as informações cedidas pela SES, Ipatinga continua sendo o município com maior número de casos, sendo 44 em 2023. Timóteo ocupa a segunda posição, com 19 notificações, ultrapassando Coronel Fabriciano que registrou 12 casos este ano. Santana do Paraíso fecha a lista com 5 casos notificados.

Acumulado nos últimos cinco anos
Nos últimos cinco anos, foram registrados 482 casos na região. O ano de 2022 foi o que teve o ápice desta média histórica, contabilizando 120 casos. 2020 teve 108, em 2019 foram 105 registros e 2021 foi o ano com menos registros, sendo 69 casos.

Minas Gerais
No estado de Minas Gerais, 12.980 casos de HIV/Aids foram notificados nos últimos três anos, sendo 4.628 em 2021; 4.751 em 2022; e 3.601 casos até novembro de 2023. Conforme o governo estadual, 55.122 pessoas estão em tratamento atualmente.

SUS
Segundo a referência técnica da coordenação estadual de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST)/Aids e Hepatites Virais da SES-MG, Cecília Helena de Oliveira, o serviço público de saúde tem papel fundamental na qualidade de vida das pessoas portadoras do vírus.

“O SUS disponibiliza e distribui gratuitamente antirretrovirais, medicamentos utilizados para o tratamento, além de promover ações de prevenção como testagens rápidas, estímulo ao uso e distribuição gratuita de preservativos e gel lubrificante, disponibilização de outras profilaxias como a pós-exposição e a pré-exposição. A pessoa que vive com HIV, que utiliza a medicação de forma correta e contínua, tem níveis de vírus circulante no sangue igual a zero, o que contribui para uma boa qualidade de vida”, esclarece.

O diagnóstico é realizado por meio de testes rápidos, disponíveis em qualquer serviço de saúde, como as Unidades Básicas de Saúde (UBS), Unidades de Pronto Atendimento (UPA), clínicas, hospitais ou Serviços de Atendimento Especializado (SAE), e o tratamento é feito pelo SAE mais próximo da residência do paciente. O tempo entre o diagnóstico e o início do tratamento dura em média de sete a 15 dias.

Atendimento especializado
O estado mineiro conta com 75 Serviços de Atendimento Especializado (SAE), Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA) e Unidades Dispensadoras de Medicamentos (UDM) no estado, distribuídos em 65 municípios, que oferecem consultas multiprofissionais e distribuição de antirretrovirais a todos os pacientes.

De acordo com a SES, em Coronel Fabriciano há um SAE localizado na rua São Sebastião, nº 1007, bairro Professores.

Dezembro Vermelho
Dezembro é o mês escolhido para realização de campanhas uma grande na luta contra o vírus HIV, a Aids e outras ISTs (infecções sexualmente transmissíveis), chamando a atenção para a prevenção, a assistência e a proteção dos direitos das pessoas infectadas com o HIV.

Diversos municípios da região realizaram campanhas de conscientização e prevenção da Aids e outras doenças sexualmente transmissíveis.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Mak Solutions Mak 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Cidadão Ipatinga

30 de dezembro, 2023 | 01:54

“Bom dia!
Em Ipatinga no CCDIP, não podemos mais fazer os testes rápidos. A gerente alega que falta enfermeira para atuar na realização dos testes, um centro de referencia que não realiza rastreio!?
Aqui em Ipatinga, temos que nos direcionar para o posto de saúde do bairro, complicado isso, em um bairro que todos se conhecem!”

Joao Batista de Souza

29 de dezembro, 2023 | 10:40

“Falando acima em Restaurante popular , que fim levou o restaurante popular que beneficiava os trabalhadores de Ipatinga MG ? a comida era boa !”

Wilber Lima

28 de dezembro, 2023 | 15:22

“O endereço do SAE em Ipatinga MG é: Rua Zita de Oliveira, 555 Centro (antigo restaurante popular.) e funciona em dias úteis de segunda a sexta.”

Envie seu Comentário