22 de dezembro, de 2023 | 09:10

Verão: estação deve ter temperatura acima da média e maior volume de chuva

Matheus Valadares - Repórter Diário do Aço Nesta sexta-feira (22), mais precisamente às 0h27, iniciou-se o verão, estação mais quente do ano. Com as recentes ondas de calor e o fenômeno El Niño atuando no Brasil, a expectativa da grande parte da população é que as temperaturas cheguem em parâmetros nunca vistos antes.
Arquivo DA

No entanto, conforme Claudemir de Azevedo, meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o calor não deve chegar ao mesmo nível do que foi registrado em novembro, com os termômetros batendo a casa de 40º C em função de ondas de calor. As temperaturas devem ficar elevadas em todos os estados do sudeste, com previsão de valores acima de 0,5ºC da média, mas não tão quente quando em novembro.

“Em relação às temperaturas que tivemos nos meses de novembro e dezembro, que ficaram aí próximas, ou até atingiram 40º C na região Leste de Minas Gerais, não estamos esperando essas temperaturas tão extremas para o período do verão”, explica o especialista. Apesar da possibilidade do calor não ser tão severo, as temperaturas ainda assim ficaram altas, podendo manter uma média de 35º C a 37º C.

A tendência é que haja maior volume de chuva, principalmente em Minas Gerais, onde ela pode ser mais frequente e mais intensa. Para Claudemir, o verão terá um tempo instável e pancadas de chuva em toda faixa Leste do estado, sobretudo no início do verão.

“Principalmente nesse período inicial do verão, vamos ter aumento da instabilidade, condições de pancadas de chuvas e trovoadas. Inclusive, podemos ter chuvas fortes já no início do verão, a partir desta semana”, afirma.

As precipitações devem ocorrer com uma intensidade moderada/forte em todo o Leste do estado de Minas Gerais. O meteorologista também disse em entrevista ao Diário do Aço que o Brasil ainda estará sob efeito do fenômeno climático El Niño.

“Vamos ter pelo menos até o mês de abril de 2024, a influência do fenômeno climático El Niño em toda a faixa Leste do estado de Minas Gerais”, conclui o especialista.

Previsão para o fim de semana e Natal
Conforme informações do Inmet, neste sábado (23) a previsão é que o céu fique nublado e tenha pancadas de chuva e trovoadas isoladas. A temperatura deve variar entre 21º C a 29º C. No domingo (24), a previsão permanece similar a de sábado.

No Natal, o céu terá muitas nuvens e terá a possibilidade de chover. A máxima ficará na casa dos 29º C.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário