
22 de dezembro, de 2023 | 07:00
Manchester City e Fluminense disputam título do Mundial de Clubes
Marcelo Gonçalves/Fluminense
Se for campeão, Marcelo terá mais títulos do Mundial que todos os clubes ingleses

O campeão da Liga dos Campeões da Europa e da Copa Libertadores da América se enfrentam às 15h (horário de Brasília) desta sexta-feira (22), na finalíssima do Mundial de Clubes, no estádio Rei Abdullah Sports City, na Arábia Saudita. Para chegar até aqui, a equipe comandada por Pep Guardiola despachou o japonês Urawa Reds e o time de Fernando Diniz eliminou o egípcio Al Ahly nas semifinais.
Embora o City seja o super favorito no confronto, pelo elenco que tem e pelo técnico - considerado por muitos o melhor do mundo (já há algum tempo), o curioso da final é que ambos buscam um título inédito depois de terem conquistado outro feito, serem campeões de seus continentes pela primeira vez em 2023.
Para este duelo, Diniz deve escalar o mesmo Fluminense da final da Libertadores e da semi do próprio Mundial: Fábio; Samuel Xavier, Nino, Felipe Melo e Marcelo; André, Martinelli e Ganso; Arias, Keno e Cano.
Do lado inglês, Pep Guardiola não poderá contar com dois de seus principais jogadores, Haaland e De Bruyne, que se recuperam de lesão. Com isso, deve escalar Ederson; Walker, Rúben Dias, Aké e Gvardiol; Stones (Matheus Nunes), Rodri, Bernardo Silva, Phil Foden e Jack Grealish; Julián Álvarez.
Campeão dos campeões
Caso o Fluminense se consagre campeão, Marcelo terá mais títulos do Mundial que todos os clubes ingleses. Durante o período em que defendeu o Real Madrid, o lateral-esquerdo venceu o torneio por quatro vezes (2014, 2016, 2017 e 2018), mesmo número de troféus dos britânicos: Manchester United (1999 e 2008), Liverpool (2019) e Chelsea (2021).
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]