20 de dezembro, de 2023 | 17:50

Usiminas fecha acordo com MPMG para preservar mata na encosta do bairro Santa Mônica

Matheus Valadares


A Usiminas assinou esta semana um acordo com o Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MPMG) por conta do vazamento no gasômetro em Ipatinga em dezembro de 2022. Desde o episódio, a empresa encerrou a operação do equipamento.

No acordo, assinado terça-feira (19) a Usiminas se compromete a preservar uma área de 645 mil metros quadrados no bairro do Horto em Ipatinga. Esse terreno, avaliado em R$ 30 milhões, tinha sido vendido em 2022, mas a empresa cancelou a compra em junho de 2023. Agora, com o acordo com o MPMG, fica vetada a venda ou uso comercial da área.

Além disso, a Usiminas instalará em até 18 meses mais dois medidores automáticos de particulados no bairro das Águas e se comprometeu a destinar R$ 9 milhões a projetos de repercussão social, preferencialmente a implantação/revitalização de áreas verdes, praças e ou locais de convivência e lazer público em Ipatinga. (Com informações da Assessoria de Comunicação da Usiminas)
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Ivonette

01 de janeiro, 2024 | 11:26

“Parabéns, quando se preserva uma mata todos sai ganhando, o meio ambiente, a população os animais! Precisamos lembrar que não é só essa ou aquela comunidade que ganha , toda a Cidade ganha, visto que às árvores é um filtro pra tanta poluição! Toda a população deveria se unir não só para a preservação das matas, mas também por outras coisas que vem acontecendo!”

Leandro Ferrini

22 de dezembro, 2023 | 18:56

“Existe uma área que foi, negociada , onde a Usiminas passou para administração Cecília ferramenta, para pagamento IPTU,na época mais 30 milhões de reais, área que o governo do prefeito Nardielo Rocha. Até tentou vender para especulação imobiliária. Com este acordo, está área prefeitura virou menina dos olhos da especulação imobiliária, a última avaliação que se tem notícia. Vale mais de 100 milhões, o futuro vai dizer o que vai acontecer.”

Henrique

21 de dezembro, 2023 | 15:31

“pessoal falando que rico isso rico aquilo mas esquecem que a decisão vai contra um grande rico da cidade que queria fazer um condomínio ali.”

Capitão 22

21 de dezembro, 2023 | 14:53

“Parabéns aos moradores que lutaram para preservar a mata no Santa Mônica. Essa ação deveria contemplar todos os morros de Ipatinga,seria ótimo se tivessem uma mata para amenizar o calor e a poluição.”

Tio Jão

21 de dezembro, 2023 | 14:28

“Vitoria da comunidade do Horto/Santa Monica que se mobilizou e não aceitou o desmatamento do local- o resto é balela.”

Joao Batista de Souza

21 de dezembro, 2023 | 10:40

“Lógico que eles iriam cancelar, o bairro horto e o Horto não é pessoal ! se fosse em outro bairro menos favorecido já teriam destruído toda a mata em seu entorno.
Os menos favorecidos que se danem , os ricos que importam.”

Celio Cunha

21 de dezembro, 2023 | 09:02

“Bom, sempre defendo que as manifestações populares, precisam ser respeitado. A luta dos moradores do horto para que seu entorno não fosse destruído pela sanha imobiliária, certamente encontrou na ação promovida pelo MP, motivos em proporcionar esse viés pra ser oferecido a empresa como meio de compensação pelo crime ambiental cometido pela falta de cuidados ou mesmo omissão. Contudo em Ipatinga, ainda falta um olhar mais resiliente na questão preservação do meio ambiente, principalmente das obrigações da prefeitura na fiscalização e do MP em fazê-lo cumprir essa obrigatoriedades.”

Eu, Eu Mesmo e Irene.

21 de dezembro, 2023 | 06:57

“Que bela vitória para o meio ambiente, por que se for olhar os empresários construtores, não haverá mais nenhuma árvore de pé. São egoístas e gananciosos e o que o vale é a conta bancária, ainda que estejam respirando só poluição.”

Adriano

21 de dezembro, 2023 | 06:38

“Parabéns a Usiminas que cancelou a venda pra esse empresário gado que só enxerga o lucro.”

Zezé

20 de dezembro, 2023 | 21:00

“A Usiminas bem que poderia revitalizar e preservar a MATA SILIAR em torno do Rio Piracicaba no bairro Amaro Lanari. Essa mata foi formada pela empresa mas atualmente tá abandonada. Sem falar no assoreamento do terreno na ilha que fica à beira do Rio Piracicaba entre o Amaro Lanari/antigo Clube caça e pesca no bairro Areal.”

José

20 de dezembro, 2023 | 19:11

“Parabéns à população do Horto, ao MPMG e Usiminas pela preservação da mata e frenando a gana de empresário da construcao civil.”

Envie seu Comentário