10 de dezembro, de 2023 | 09:00

Oficinas abertas ao público falam da arte da fotografia

Arquivo pessoal NL
O fotógrafo Nilmar Lage: dizer com imagensO fotógrafo Nilmar Lage: dizer com imagens
Em continuidade à programação de atividades anuais do projeto “Ciclo de oficinas e exposição do AVVA Coletivo”, o fotógrafo ipatinguense Nilmar Lage coordena, nesta próxima semana, a oficina com o tema “Fotografar, documentar, dizer com imagens”. A atividade é gratuita e acontecerá em dois espaços, em Timóteo e Ipatinga, respectivamente, nos dias 13 e 14 de dezembro, a partir das 19h.

Nilmar Lage é fotógrafo, documentarista e jornalista independente, com mestrado pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFJVM) e pesquisa fotoetnográfica sobre a Comunidade Quilombola do Ausente, na região do Serro. De acordo com o profissional, a oficina é aberta ao público e, em especial, aos fotógrafos interessados em discussões sobre éticas sociais e estéticas no fazer artístico da fotografia. “Será uma conversa voltada para a troca de experiências sobre as possibilidades de textos visuais engajados, fotografias que falam e que, também, emocionam visualmente, tendo como base referências na antropologia visual, no fotojornalismo, na fotografia artística, contemporânea e documental, até minhas referências musicais que, de alguma forma, influenciam nas minhas criações”, destaca.

Artista destaca as linguagens visuais engajadasArtista destaca as linguagens visuais engajadas
Na quarta-feira (13), o encontro acontece no Espaço Dama, em Timóteo - rua Romualdo Cristiano Alves, número 5, bairro Timirim. Na quinta-feira (14), o Espaço Hibridus sedia o encontro no Centro de Ipatinga - avenida Vinte e Oito de Abril, número 621, 4º andar.

Linguagens
O projeto “Ciclo de oficinas e exposição do AVVA Coletivo” é patrocinado pela Usiminas, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais. O AVVA Coletivo de Arte é composto pelos artistas Fernanda La Noce, Luciano Botelho, Nilmar Lage, Rita Bordone, Rodrigo Zeferino, Rosane Dias e Wenderson Godoi, todos do Vale do Aço e que decidiram romper a bolha de isolamento que, em geral, aprisiona o artista visual em sua produção solitária. O grupo reúne artistas e iniciativas com “multiplicidade de linguagens que envolve pintura, ilustração, fotografia, videoarte, performance e todo entrelaçamento que pode se dar entre essas e outras formas de materialização da arte”, informa a produção.

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Mak Solutions Mak 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário