09 de dezembro, de 2023 | 15:00
Sete pontos iluminados para apreciar na cidade
A programação de acendimento das luzes de Natal em Ipatinga chegou ao fim. E agora os moradores, visitantes e turistas podem apreciar a produção instalada em sete locais estratégicos e pontos turísticos da cidade: a Praça 1º de Maio, a rotatória do bairro Cidade Nobre em frente à sede da prefeitura, a Igreja Nossa Senhora da Esperança no bairro Horto, o Teatro Zélia Olguin no bairro Cariru, o Centro de Memória Usiminas no bairro Castelo, o Centro Cultural Usiminas ao lado do shopping e o Parque Ipanema, principal cartão-postal da cidade. As decorações poderão ser apreciadas e instagramadas até janeiro de 2024.Na semana que passou, os três espaços culturais mantidos pela Usiminas - Centro Cultural Usiminas, Centro de Memória Usiminas e Teatro Zélia Olguin - e o Parque Ipanema foram destacados com decorações especiais implementadas pela 17ª edição do Seminaluz, realizada pela Hibridus Dança e Seminaluz Ponto de Cultura, dentro da programação oficial do Natal da Mineiridade”, promovida pelo governo estadual. Neste ano, o projeto foca as suas ações nas pessoas e nos patrimônios culturais.
Na quarta-feira (6), o acendimento foi ao som de saxofone e violino no Centro Cultural Usiminas no Teatro Zélia Olguin. Na quinta-feira (7), o principal cartão-postal de Ipatinga, o Parque Ipanema, recebeu um grande público e alunos da rede pública de ensino e escolas de teatro da região para apresentações natalinas e a inauguração das luzes, culminando com a chegada do Papai Noel em sua casinha tradicional, especialmente preparada para a ocasião. Na sexta-feira (8), o Centro de Memória Usiminas recebeu a cantata de Natal promovida pelo Coral da Fundação São Francisco Xavier (FSFX) e pela Orquestra de Câmara do Vale do Aço, para marcar o acendimento da iluminação de sua fachada.
A cidade está ficando ainda mais linda e cheia de vida. É com alegria que recebemos as luzes de Natal em nossos espaços culturais, além dos outros pontos da cidade. Para além do fomento à formação, à cultura, ao turismo e à economia local, ficamos cheios de alegria em contribuir para espalhar a magia e o encantamento do Natal. Faz parte do nosso compromisso valorizar os patrimônios locais, as comunidades e as pessoas”, afirma Penélope Portugal, diretora do Instituto Usiminas.
Ao todo, 250 mil lâmpadas de Natal são utilizadas na decorarão natalina, cerca de 150 mil na área principal do Parque Ipanema. A iniciativa é patrocinada pela Usiminas, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, com apoio de Instituto Usiminas, Prefeitura de Ipatinga e Cênika Eventos. O projeto integra, também, a agenda de eventos da prefeitura com o tema Ipatinga, Cidade Luz”.
O projeto
O Seminaluz completa 18 anos de existência e há quatro ilumina pontos da cidade. O projeto é um programa de fomento de ensino e criação de espaço de práticas das artes e técnicas de espetáculos, que oferece a profissionais, a estudantes e o público em geral dinâmicas de desenvolvimento, formação, experimentação técnica e artística, iluminação cênica e espetáculos. A iniciativa integra o circuito estadual de pontos iluminados nesta época do ano, o Natal da Mineiridade”.
O realizador do Seminaluz, Morrison Deoli, salienta que o projeto ganhou do Ministério da Cultura o reconhecimento de Ponto de Cultura. Entendemos que ao iluminar um bem público no período natalino, ao realizar nesses espaços cantatas de Natal, entre outras atividades culturais, estamos democratizando o acesso aos bens culturais, promovendo a interação do público e proporcionando experiências únicas”, concluiu.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]