08 de dezembro, de 2023 | 18:39
Natal misturado com turismo
Ipatinga integra programação oficial de 450 cidades mineiras
Dezembro é o mês em que os presépios, as cantatas, a decoração especial e as apresentações artísticas tomam as praças, as ruas e os parques, estimulando o turismo e o comércio em Minas Gerais. Com o objetivo de potencializar a oferta turística e posicionar o estado como um dos principais destinos das festas de fim de ano, a segunda edição do Natal da Mineiridade” reúne vasta programação que celebra a tradição natalina e evidencia os atrativos de cada localidade participante.A iniciativa é do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult) e da Fundação Clóvis Salgado (FCS), e este ano integra Belo Horizonte a 450 municípios, o dobro do número registrado em 2022. Estão previstos mais de 600 eventos que acontecerão até 6 de janeiro de 2024. A lista completa está disponível no site: minasgerais.com.br.
Estruturação
Neste ano, o Governo de Minas em parceria com a Cemig lançou o edital Natal da Mineiridade Cemig 2023, para viabilizar a democratização do acesso às práticas culturais e fortalecer as programações natalinas do estado. O resultado foi divulgado na segunda-feira (4). Foram 15 propostas contempladas, sendo dez do interior, nas cidades de Ipatinga, com a iluminação natalina especial no Parque Ipanema e em mais seis pontos turísticos, além de Barroso, Montes Claros, Tiradentes, Sete Lagoas, Mariana, Ouro Preto, Itapecerica, Serro e São Lourenço.
Ao todo, foram destinados R$ 5 milhões para o desenvolvimento das ações selecionadas. Desse total, R$ 2 milhões são para as iniciativas na capital mineira e R$ 3 milhões para as demais cidades mineiras. O secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas de Oliveira, ressalta a importância do Natal da Mineiridade para celebrar as tradições e incentivar a cultura e o turismo no estado. O projeto celebra as tradições, une a capital ao interior e tem o objetivo de gerar emprego e renda por meio da ativação do comércio e da circulação de visitantes nesta época do ano, consolidando Minas Gerais como um dos maiores polos de atividades turísticas do país”, afirma.
Dados da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Minas Gerais (Fecomércio MG) apontam que o Natal impacta 77,2% do comércio varejista mineiro. De acordo com pesquisa realizada pelo Núcleo de Pesquisa e Inteligência da Fecomércio MG, neste ano, 40% dos empresários do estado esperam melhores resultados frente a 2022.
Atrativos locais
Cada município mantém a tradição natalina à sua maneira, evidenciando também as características e culturas locais, o que torna o Natal da Mineiridade único e diverso. Em Itapecerica, cidade localizada na região Oeste do estado, o público poderá ver, por exemplo, uma árvore de Natal, com seis metros de altura, confeccionada em crochê, por mais de 50 crocheteiras da cidade.
A cidade de Tiradentes, na região do Campo das Vertentes, é outro destaque ao apresentar a programação natalina ancorada nas raízes mineiras. Apresentamos uma fantástica experiência de Natal, completamente diferente do tradicional, com toque de mineiridade, hospitalidade e o melhor da cozinha mineira clássica e contemporânea”, informa o superintendente de Turismo de Tiradentes, Guilherme Carvalho, que comemora o aumento do turismo durante a festividade. Este ano, são esperadas mais de 50 mil pessoas visitando a cidade neste período.
O Natal da Mineiridade é realizado com patrocínio da Cemig, apoio da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) e parceria com a Federação dos Circuitos Turísticos de Minas Gerais (Fecitur), a Associação Mineira de Municípios (AMM) e a Rede de Gestores Municipais de Cultura e Turismo.
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