
07 de dezembro, de 2023 | 17:29
Hospital e Maternidade de Timóteo realiza cirurgias de catarata ao longo deste mês
Foi programada para esta quinta-feira (7), no Hospital e Maternidade de Timóteo (HMT), a realização de aproximadamente 120 cirurgias de catarata. Conforme a assessoria de comunicação da Hospital e Maternidade Therezinha de Jesus (HMTJ), responsável pela gestão do hospital, as operações continuarão a ser realizadas no mês de dezembro. A Secretaria Municipal de Saúde está mobilizando os esforços para o encaminhamento de mais pacientes para serem atendidos.
Este trabalho, na opinião do diretor-técnico do HMT, Belmiro Costa, é resultado do comprometimento de toda a equipe. Essa é uma missão que nos foi repassada pelo prefeito Douglas Willkys e pela secretária Ana Paula, de estruturar o hospital para que ele tivesse condições de realizar uma quantidade expressiva de cirurgias”, disse Belmiro.
Nesta semana, o HMT recebeu mais dois aparelhos móveis para anestesia; equipamentos de última geração conforme o diretor-técnico. A aquisição de novos equipamentos e a estruturação de toda a equipe vem para dar mais segurança e assim conseguir atingir o objetivo de atender a população com cada vez mais qualidade”.
Para muitos pacientes poder voltar a enxergar com nitidez é começar o próximo ano com vida nova e muito mais perspectivas. A senhora Maria Geralda Lino, 63 anos, lembrou que a sua vista estava constantemente embaçada mesmo com o uso de óculos. Ela, que é moradora do bairro Olaria, também elogiou a rapidez com que a cirurgia foi agendada. Há dois meses ela consultou e recebeu a indicação para fazer o procedimento em um dos olhos, intervenção ocorrida nesta quinta-feira. Achei que ia demorar, mas tudo ocorreu de forma bem rápida. A recepção e o atendimento foram ótimos. Estou muito satisfeita e agora é preparar para a próxima”, comemorou.
A secretária municipal de Saúde, Ana Paula Campos, lembrou que as cirurgias de catarata já vinham sendo realizadas no Hospital de Timóteo, mas a mobilização desta quinta-feira foi a primeira sob a gestão do HMTJ. O nosso anseio é dar celeridade a esse tipo de cirurgia. Estamos planejamento mais e as equipes da Secretaria de Saúde e do HMT estão envolvidas para que isso se torne realidade”, disse.
Para que esse alto volume de cirurgias seja viabilizado, é mobilizada uma equipe multidisciplinar que envolve médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e demais profissionais que atuam na recepção, na farmácia do hospital, entre outros. Para a realização dessa quantidade de procedimentos, foram reservadas seis salas de cirurgias e as respectivas equipes médicas.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]