03 de dezembro, de 2023 | 13:20

Intoxicação por Metais Pesados e Quelação

Florence Rei *


Em um mundo altamente poluído e contaminado por metais pesados, não há esperança de sermos a exceção. Infelizmente, até mesmo os bebês já estão nascendo intoxicados, pois estes metais são capazes de atravessar a placenta e estão presentes no leite materno. Então, o que fazer para nos protegermos e como estes metais afetam a saúde?

Com a industrialização mundial, a quantidade de metais tóxicos no meio ambiente tem aumentado muito, e enquanto são estabelecidos valores “aceitáveis” de exposição aos metais, o número tolerável deveria ser zero, pois somente assim estaríamos prevenindo o desenvolvimento de doenças crônicas. Uma vez incorporados, os metais pesados não somente são cumulativos como também não são eliminados naturalmente pelo corpo, ou seja, sem que façamos algo para que isso aconteça.


“O aumento descomunal de doenças tais como o câncer,
autismo, doenças autoimunes e doenças do coração
estão intimamente relacionadas aos níveis de intoxicação”


Metais como o chumbo, arsênico, mercúrio, cádmio, antimônio, níquel, urânio e outros acabam contaminando a água, o solo e o ar, chegando até nós de diversas maneiras:

• Alimentos - peixes, vegetais, arroz, óleos de sementes, ovos

• Agricultura – pesticidas, herbicidas, fungicidas, fertilizantes
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário