01 de dezembro, de 2023 | 11:11

Aegea vence licitação para assumir o serviço de água e esgoto em Governador Valadares

Empresa privada do setor de saneamento, a Aegea saiu vencedora da disputa da Concorrência Pública nº 005/2023 para a prestação de serviços de abastecimento de água potável e esgotamento sanitário no município de Governador Valadares, em Minas Gerais. “Estão previstos cerca de R$ 1,3 bilhões em investimentos ao longo dos 30 anos de contrato”, divulgou a empresa por meio de nota em seu site. Com esse resultado, a empresa privada assumira o lugar do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), que existe no maior município do Vale do Rio Doce.

De acordo com o edital, a companhia irá promover a execução de obras de infraestrutura, melhorias, manutenção e operação dos serviços de saneamento básico na cidade, beneficiando mais de 250 mil pessoas. O leilão foi realizado nesta quinta-feira (30), na sede da B3, em São Paulo.
Divulgação
Empresa com sede em São Paulo e presente em 14 estados brasileiros, chega a Minas Gerais depois de vencer concessão de água e esgoto em Governador Valadares Empresa com sede em São Paulo e presente em 14 estados brasileiros, chega a Minas Gerais depois de vencer concessão de água e esgoto em Governador Valadares

Além de promover a universalização dos serviços de abastecimento de água com qualidade, a nova concessão prevê a universalização do esgotamento sanitário, com índice de tratamento passando dos 0% atuais para 100% do esgoto coletado em 10 anos, além da redução de perdas de água para 25%.

“É com grande responsabilidade e comprometimento que assumimos este novo desafio que representa nossa chegada no Estado de Minas Gerais, em um relevante município. Este novo projeto reforça o compromisso da Aegea em promover vidas mais dignas e saudáveis, com respeito ao meio ambiente, por meio do saneamento básico. E é isso o que levaremos para Governador Valadares”, afirma Radamés Casseb, CEO da Aegea.

Esse é o primeiro contrato assinado pela Aegea em Minas Gerais. A empresa já está presente em outros 14 estados da federação. “A chegada da Aegea em Minas Gerais, que é o segundo Estado mais populoso do Brasil, demonstra a expertise da companhia em atuar em localidades de diferentes dimensões, com populações que variam de três mil a 6,8 milhões de habitantes, se adaptando aos muitos “Brasis”, com um modelo de negócio transparente e ético, atrelado à nossa eficiência operacional, investimentos responsáveis e cumprimento de metas”, completa Casseb.

A sessão pública foi realizada na B3, na capital paulista. A Aegea ofereceu valor de outorga de R$ 385 milhões. O leilão teve como proponentes as empresas Iguá Saneamentos, Aegea Saneamentos e Água de Valadares
Divulgação
SAAE será substituído por empresa privada para tratar e distribuir água em Valadares e iniciar o tratamento do esgoto doméstico SAAE será substituído por empresa privada para tratar e distribuir água em Valadares e iniciar o tratamento do esgoto doméstico

O prefeito André Merlo acompanhou o leilão. Ao fim do certamente, o prefeito disse que estava satisfeito com o resultado. “O objetivo aqui é atender a população, mais especialmente os mais carentes. É inaceitável que uma cidade de 300 mil habitantes tenha 0% de esgoto tratado. Cuidar do saneamento é cuidar da saúde. A gente sabe que o SAAE cumpriu o seu papel e agora precisamos avançar numa gestão mais eficiente. Hoje estamos dando um novo passo rumo ao desenvolvimento”, afirmou.

O contrato deverá ser assinado no fim deste ano e já, no início de 2024, a empresa ganhadora deverá assumir a operação gradativa dos serviços operados pelo Saae.

Leilão em andamento também em Ipatinga

Em breve também o município de Ipatinga terá definido o seu futuro no saneamento básico. Atualmente os serviços de água e esgoto estão sob responsabilidade da Copasa. O contrato entre o município e empresa pública mineira venceu em fevereiro de 2022 e o governo municipal anuncia que está na fase final de formatação do edital, que irá abrir a disputa pelo serviço, também em leilão na Bolsa de Valores.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Wendell Alves Batista

03 de dezembro, 2023 | 14:20

“Vamos torcer pra que dê certo ,mas a Copasa pra mim seria a ainda a melhor opção ,quem viver verás.”

Rodrigo

02 de dezembro, 2023 | 09:50

“Não entendo a postura do DIÁRIO DO AÇO. Fui um dos primeiros que enviaram msg sobre essa matéria. Não usei palavras indecorosas ou agredi verbalmente qualquer pessoa. E o jornal não publicou o meu comentário. A não ser que para enviar comentário para esse jornal, não se falar que o prefeito de Ipatinga é um paraquedista, que ele foi eleito simplesmente por ter sido apresentado pelo presidente INELEGÍVEL,e que o prefeito PARAQUEDISTA tem um amor eterno contra a COPASA. Sinceramente não entendo a postura desse jornal.”

300 Mil Hab Kkkkk

01 de dezembro, 2023 | 16:46

“300 mil habitantes kkkkkkkk valadarense é iludido mesmo kkkkkkkk”

Estranho

01 de dezembro, 2023 | 13:49

“E os funcionários do Saae não são concursados? Direita bolsominions só privatizando. Uma vergonha e falta dê respeito com servidor público.”

Oliveira

01 de dezembro, 2023 | 12:57

“O SAE prestava um péssimo serviço em Governador Valadares. Volta Copasa.”

Oliveira

01 de dezembro, 2023 | 12:55

“Grande coisa! Deixemos a Copasa no vale do aço e cobremos as melhorias necessárias.Empresa estatal dão lucro e tem obrigações com a população. Quanto a iniciativa privada, lembrem -se da falta de energia elétrica em São Paulo por mais de seis dias. E ainda podem apenas entregar o serviço e nada acontece, apesar das obrigações contratuais.”

Anderson

01 de dezembro, 2023 | 11:53

“Investir, Gastar? Vai vendo.”

Envie seu Comentário