01 de dezembro, de 2023 | 07:20

Principal intenção de gasto com 13º salário será com presentes de Natal, aponta pesquisa

O levantamento foi feito em todas as capitais

Arquivo DA
A pesquisa ainda mostra que entrevistados pretendem fazer bicos para comprar mais presentes para o NatalA pesquisa ainda mostra que entrevistados pretendem fazer bicos para comprar mais presentes para o Natal

Nesta quinta-feira (30) acabou o prazo para o pagamento da primeira parcela ou valor integral do 13º salário. Esse benefício é bastante aguardado pelos trabalhadores, que devem utilizá-lo para diversos compromissos, principalmente, para comprar presentes de Natal. É o que aponta uma pesquisa feita pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) em parceria com a Offerwise. O levantamento foi feito em todas as capitais.

A pesquisa mostra que, neste ano, 33% dos trabalhadores que têm direito ao 13º pretendem comprar presentes de Natal, o que representa aproximadamente 23 milhões de consumidores. Já 29% pretendem economizar, poupar ou investir; 25% gastar nas comemorações de Natal ou Ano Novo; e 21% pagar dívidas em atraso.

A pesquisa ainda mostra que 56% dos entrevistados pretendem fazer bicos para comprar mais presentes para o Natal, principalmente os das classes C, D e E (62%). De acordo com o levantamento, aproximadamente 68,8 milhões de consumidores farão atividades extras para consumir mais no Natal. “A abertura de vagas temporárias no fim do ano é sempre uma oportunidade para quem pretende aumentar a renda ou buscar uma oportunidade no mercado de trabalho. O brasileiro tem a tradição de comemorar e comprar presentes nesta época, por isso a renda extra é uma excelente oportunidade para não ficar no vermelho”, orienta o presidente da CNDL, José César da Costa.

Pagamento
Devido a empregados com carteira assinada, aposentados, pensionistas e servidores, o benefício, também conhecido como gratificação natalina, deve ser pago pelo empregador em duas parcelas: a primeira entre 1º de fevereiro e 30 de novembro; e a segunda até 20 de dezembro.

Cálculo
O cálculo do 13º salário ocorre pela divisão da remuneração integral por 12 e a multiplicação do resultado pelo número de meses trabalhados. Outras parcelas de natureza salarial, como horas extras, adicionais (noturno, de insalubridade e de periculosidade) e comissões também entram nesse cálculo.

Direitos
O 13° salário pode ser pago por ocasião da extinção do contrato de trabalho, seja esta pelo término do contrato, quando firmado por prazo determinado; por pedido de demissão ou por dispensa, mesmo ocorrendo antes do mês de dezembro. O empregado dispensado por justa causa não tem direito ao 13° salário. A partir de 15 dias de serviço, o empregado já passa a ter direito de receber o 13° salário.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário