28 de novembro, de 2023 | 11:30
Ipatinga enfrentará Atlético e América na primeira fase do Mineiro 2024
Divulgação
O presidente Nicanor Pires foi um dos representantes do Ipatinga Futebol Clube no arbitral

Em arbitral realizado nesta terça-feira (28), no Mineirão, foram definidos os três grupos da primeira fase do Campeonato Mineiro 2024, que terá início no dia 24 de janeiro. O Ipatinga está novamente no grupo do Cruzeiro, por causa disso não irá enfrentá-lo nessa fase. No entanto, o Tigre vai jogar contra o Atlético e o América durante a classificatória, assim como ocorreu neste ano. A tabela completa - com mandos dos jogos, datas e horários - será divulgada nos próximos dias pela Federação Mineira de Futebol (FMF).
O Ipatinga fará quatro jogos no Ipatingão e quatro fora de casa, possivelmente o Atlético será adversário em Belo Horizonte, por já ter vindo ao Vale do Aço este ano.
Ao todo, serão 12 clubes a disputar o título, que foram divididos em três grupos. Na primeira fase, as equipes enfrentam os adversários dos outros grupos, uma única vez. O primeiro de cada grupo e o segundo melhor colocado dos três grupos serão classificados para a semifinal do campeonato.
Os critérios de desempate são: número de vitórias, maior saldo de gols, maior número de gols marcados, menor número de cartões vermelhos, menor número de cartões amarelos e sorteio, nesta ordem.
Nos mata-mata, haverá jogos de ida e volta. A final está prevista para o primeiro fim de semana de abril.
Inconfidência
Ao término da primeira fase, os times entre o 5º e 8º lugar na classificação geral participam do Troféu Inconfidência. Eles disputam novo sistema de mata-mata em semifinais e final, nas mesmas datas das fases seguintes do Campeonato Mineiro.
O campeão do Inconfidência estará na Copa do Brasil de 2025, ao lado dos quatro melhores colocados na primeira fase. Vagas para a Série D também sairão destas melhores classificações na fase de classificação e desta competição entre o 5º e 8º colocados.
Rebaixamento
Assim como no ano anterior, quando foi implantado o formato de grupos, um triangular com as três equipes de pior campanha na fase inicial vai definir dois rebaixados para o Módulo II de 2025. O que também continua é o uso do VAR em todos os jogos.
Tigre
O Ipatinga Futebol Clube foi representado no arbitral pelo seu presidente, Nicanor Pires, e pelo CEO do clube, Mateus Lopes. Nesta temporada, primeiro ano do Tigre na elite do Mineiro após mais de dez anos, o time terminou a classificatória em 9º lugar.
A posição não levou o Ipatinga a lugar algum, nem para a luta contra o rebaixamento, nem para a disputa do Inconfidência e muito menos para a semifinal. A briga do clube este ano é para alçar voos maiores.
Grupo A
Cruzeiro
Tombense
Ipatinga
Itabirito
Grupo B
Atlético
Villa Nova
Pouso Alegre
Uberlândia
Grupo C
América
Athletic
Democrata-GV
Patrocinense
Divulgação
Ao todo serão 12 clubes, que foram divididos em três grupos

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Rafael
28 de novembro, 2023 | 14:30De novo o Ipatinga no mesmo grupo do Cruzeiro? Em um torneio com 12 times, os dois ficarem no mesmo grupo em dois anos consecutivos é muita marmelada.”