28 de novembro, de 2023 | 11:30

Ipatinga enfrentará Atlético e América na primeira fase do Mineiro 2024

Divulgação
O presidente Nicanor Pires foi um dos representantes do Ipatinga Futebol Clube no arbitralO presidente Nicanor Pires foi um dos representantes do Ipatinga Futebol Clube no arbitral

Em arbitral realizado nesta terça-feira (28), no Mineirão, foram definidos os três grupos da primeira fase do Campeonato Mineiro 2024, que terá início no dia 24 de janeiro. O Ipatinga está novamente no grupo do Cruzeiro, por causa disso não irá enfrentá-lo nessa fase. No entanto, o Tigre vai jogar contra o Atlético e o América durante a classificatória, assim como ocorreu neste ano. A tabela completa - com mandos dos jogos, datas e horários - será divulgada nos próximos dias pela Federação Mineira de Futebol (FMF).

O Ipatinga fará quatro jogos no Ipatingão e quatro fora de casa, possivelmente o Atlético será adversário em Belo Horizonte, por já ter vindo ao Vale do Aço este ano.

Ao todo, serão 12 clubes a disputar o título, que foram divididos em três grupos. Na primeira fase, as equipes enfrentam os adversários dos outros grupos, uma única vez. O primeiro de cada grupo e o segundo melhor colocado dos três grupos serão classificados para a semifinal do campeonato.

Os critérios de desempate são: número de vitórias, maior saldo de gols, maior número de gols marcados, menor número de cartões vermelhos, menor número de cartões amarelos e sorteio, nesta ordem.

Nos mata-mata, haverá jogos de ida e volta. A final está prevista para o primeiro fim de semana de abril.

Inconfidência
Ao término da primeira fase, os times entre o 5º e 8º lugar na classificação geral participam do Troféu Inconfidência. Eles disputam novo sistema de mata-mata em semifinais e final, nas mesmas datas das fases seguintes do Campeonato Mineiro.
O campeão do Inconfidência estará na Copa do Brasil de 2025, ao lado dos quatro melhores colocados na primeira fase. Vagas para a Série D também sairão destas melhores classificações na fase de classificação e desta competição entre o 5º e 8º colocados.

Rebaixamento
Assim como no ano anterior, quando foi implantado o formato de grupos, um triangular com as três equipes de pior campanha na fase inicial vai definir dois rebaixados para o Módulo II de 2025. O que também continua é o uso do VAR em todos os jogos.

Tigre
O Ipatinga Futebol Clube foi representado no arbitral pelo seu presidente, Nicanor Pires, e pelo CEO do clube, Mateus Lopes. Nesta temporada, primeiro ano do Tigre na elite do Mineiro após mais de dez anos, o time terminou a classificatória em 9º lugar.

A posição não levou o Ipatinga a lugar algum, nem para a luta contra o rebaixamento, nem para a disputa do Inconfidência e muito menos para a semifinal. A briga do clube este ano é para alçar voos maiores.

Grupo A
Cruzeiro
Tombense
Ipatinga
Itabirito

Grupo B
Atlético
Villa Nova
Pouso Alegre
Uberlândia

Grupo C
América
Athletic
Democrata-GV
Patrocinense

Divulgação
Ao todo serão 12 clubes, que foram divididos em três gruposAo todo serão 12 clubes, que foram divididos em três grupos
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Rafael

28 de novembro, 2023 | 14:30

“De novo o Ipatinga no mesmo grupo do Cruzeiro? Em um torneio com 12 times, os dois ficarem no mesmo grupo em dois anos consecutivos é muita marmelada.”

Envie seu Comentário