28 de novembro, de 2023 | 08:58

Operação Relicta combate a imigração ilegal na região

Policiais federais atuaram nesta terça-feira (28) em uma operação que tem na mira pessoas envolvidas com a promoção da imigração ilegal de mineiros. Com a finalidade de desarticular a associação criminosa, policiais deflagraram a operação Relicta.
Reprodução
Seguidas operações da PF põem na mira os envolvidos na organização que facilita a imigração ilegal Seguidas operações da PF põem na mira os envolvidos na organização que facilita a imigração ilegal


As investigações foram iniciadas após o desaparecimento de um morador de Itambacuri (Vale do Mucuri) durante a travessia da fronteira do México com os Estados Unidos da América (EUA).

Foram cumpridos três mandados de buscas e apreensão, em Itambacuri e em Governador Valadares, em residências das pessoas apontadas como os responsáveis por promover a migração ilegal do itambacuriense e de outros brasileiros para os EUA. O grupo age com a finalidade de obter vantagem econômica, o que configura crime.

O Juízo da Justiça Federal de Teófilo Otoni determinou ainda o bloqueio judicial de R$ 3 milhões dos investigados.

Entenda

O crime de promoção de migração ilegal tem penas de 2 a 5 anos e multa, podendo ser aumentado de 1/6 a 1/3 se é cometido com violência ou submetida a vítima a condição desumana ou degradante.

Nos últimos anos a PF tem desenvolvido várias operações contra os grupos organizados, envolvidos na promoção de imigração ilegal, com a desarticulação de grupos, nos vales, do Aço, Rio Doce, Mucuri e Jequitinhonha, principais regiões mineiras “exportadoras” de imigrantes ilegais. (Com informações da Comunicação Social da Polícia Federal em Minas Gerais)
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário