28 de novembro, de 2023 | 07:10
Começa o teste público de segurança da urna eletrônica para eleições de 2024
A abertura do evento foi conduzida pelo secretário de Tecnologia da Informação (STI) do TSE, Júlio Valente
Tiago Araújo/Arquivo DA
O teste público é voltado a especialistas com interesse em colaborar no aprimoramento dos sistemas eletrônicos de votação

Teve início nesta segunda-feira (27) a 7ª edição do Teste Público de Segurança (TPS) da Urna. Até sexta-feira (1/12), mais de 30 especialistas em tecnologia estarão no edifício-sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília (DF), para testar os equipamentos que serão usados para coletar os votos do eleitorado nas eleições municipais de 2024. A abertura do evento foi conduzida pelo secretário de Tecnologia da Informação (STI) do TSE, Júlio Valente.
Nas eleições gerais de 2022, a Comarca Eleitoral de Ipatinga contou com 731 urnas eletrônicas disponíveis. Para o pleito do ano que vem, o chefe da 131ª Zona Eleitoral da Comarca de Ipatinga, Leonardo Souza, informou ao Diário do Aço que o quantitativo de urna só será divulgado em meados de agosto de 2024.
O cartório eleitoral de Ipatinga abriga as zonas eleitorais 130ª, 131ª e 348ª, que são responsáveis pelos municípios de Bugre, Ipaba, Ipatinga e Santana do Paraíso.
Trabalhos
Na segunda-feira, os trabalhos foram realizados das 13h às 17h. Já na terça-feira (28) a sexta-feira, os investigadores participantes poderão executar os planos de testes nas urnas eletrônicas modelos 2022 e 2020 das 9h às 18h.
Teste
O Teste Público de Segurança da Urna (TPS) 2023 é voltado a especialistas com interesse em colaborar com a Justiça Eleitoral no aprimoramento dos sistemas eletrônicos de votação e apuração a serem utilizados nas Eleições Municipais de 2024, bem como contribuir para o fortalecimento da democracia. Para esta edição, serão usados os modelos mais recentes do equipamento (UE2020 e UE2022).
Recorde
Conforme o TSE, o Teste da Urna 2023 registrou um recorde de pré-inscrições. No total, 85 pessoas demonstraram interesse em participar do evento, mais que o dobro do número de pré-inscritos da edição anterior, realizada em novembro de 2021.
Pré-inspeção
No mês de setembro, pré-inscritos de todo o Brasil conheceram as urnas e os sistemas eleitorais por meio de vídeos explicativos disponibilizados na página do Teste da Urna na internet. Depois, de 9 a 20 de outubro, foram ao TSE para analisar o código-fonte da urna, que também está aberto para inspeção de entidades autorizadas a fiscalizar o processo eleitoral.
Naquela ocasião, investigadores puderam avaliar o conjunto de comandos desenvolvido pela equipe da STI/TSE e obter subsídios para fundamentar os planos de testes que serão executados ao longo desta semana.
Inscrições aprovadas
Dezesseis inscrições foram aprovadas pela Comissão Avaliadora, sendo oito individuais e oito em grupo, que somam 40 pessoas. Contudo, três inscritos para atuar individualmente e um membro pertencente a um dos grupos inscritos desistiram de participar.
Segundo o TSE, restaram, assim, 13 inscrições confirmadas cinco individuais e oito equipes , que executarão 31 planos de teste na semana do evento. No total, o TSE receberá 36 investigadores no ambiente da testagem.
Vale lembrar que, caso tenham êxito, os participantes voltam ao TSE em maio do ano que vem para verificar se eventuais achados encontrados foram devidamente solucionados antes das Eleições Municipais de 2024.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]