27 de novembro, de 2023 | 16:00

Natal da Mineiridade terá mais de 600 eventos oficiais em 450 municípios

A Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) anuncia, no fim da semana que passou, a programação do Natal da Mineiridade 2023, iniciativa que integra Belo Horizonte ao interior do estado em torno da celebração das tradições e dos costumes do povo mineiro. A proposta é, também, “de comunhão, sintonia e orgulho, reforçando vínculos nas mais diversas regiões de uma Minas Gerais hospitaleira”, reforça a Agência Minas.

Divulgação/IU
Ipatinga terá patrimônios e pontos turísticos iluminadosIpatinga terá patrimônios e pontos turísticos iluminados
A programação, realizada de 2/12 a 6/1/2024, terá adesão de 450 municípios, o dobro do número registrado em 2022. Um dos projetos contemplados é o do Seminaluz, que vai iluminar com mais de 250 mil lâmpadas sete pontos turísticos de Ipatinga: a Praça 1º de Maio, a rotatória do bairro Cidade Nobre, o Centro Cultural Usiminas, o Centro de Memória Usiminas, o Teatro Zélia Olguin, a Igreja de Nossa Senhora da Esperança no bairro Horto e o Parque Ipanema. Em todo o estado, serão mais de 600 eventos que reforçam a cultura, a hospitalidade, a fé, as tradições e os costumes do povo mineiro em espetáculos teatrais e de artes visuais, shows, iluminações temáticas, cantatas, inaugurações de presépios e manifestações religiosas.

Economia
Conforme o governo estadual, o Natal da Mineiridade gera emprego e renda e consolida Minas Gerais como um dos principais destinos de fim de ano no país. A expectativa é a de que o período registre movimentação turística de 3,2 milhões de pessoas, o que representa crescimento de mais de 20% em relação ao ano passado. A estimativa é que a ocupação hoteleira atinja 80% durante as festas de dezembro.

Fotos: Leo Bicalho/Secult
Atividades vão ocorrer em todas as regiões de MinasAtividades vão ocorrer em todas as regiões de Minas
Os investimentos chegam a R$ 18 milhões, incluindo os incentivos do edital Natal da Mineiridade Cemig 2023, o projeto de Iluminação da Praça da Liberdade e edifícios icônicos da capital, além do trabalho de posicionamento de Minas Gerais enquanto destino natalino, por meio de ações de marketing e promoção turística.

O Natal da Mineiridade é iniciativa do Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult) e da Fundação Clóvis Salgado (FCS), com patrocínio da Cemig e da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) e parceria com a Federação dos Circuitos Turísticos de Minas Gerais (Fecitur), a Associação Mineira dos Municípios e a Rede de Gestores Municipais de Cultura e Turismo.

Interior
Para promover os mais de 600 eventos dos destinos turísticos do estado e ressaltar a hospitalidade do mineiro, o portal Minas Gerais (www.minasgerais.com.br) divulgará portfólio dedicado às festividades natalinas e realizado com o apoio das Instâncias de Governança Regionais do Turismo (IGRs) e da Rede de Gestores Municipais. Até o momento, além de Ipatinga, já aderiram ao Natal da Mineiridade cidades como Tiradentes, Araguari, Barbacena, Bom Despacho, Três Marias, Pouso Alegre, Ouro Fino, Inhapim e Caratinga, entre outras.

Expectativa é mobilizar 3,2 milhões de pessoasExpectativa é mobilizar 3,2 milhões de pessoas
Para evidenciar e promover a diversidade das festividades natalinas em Minas Gerais, a programação cultural está sendo preparada com shows, inauguração de presépios, cantatas, celebrações religiosas, feirinhas gastronômicas, encenações do nascimento de Cristo e apresentação de corais, entre outras atrações.

O portfólio digital com todas as atrações culturais das cidades mineiras poderá ser acessado no portal Minas Gerais (www.minasgerais.com.br). O material, elaborado com base nas informações enviadas pelos municípios, terá atualizações diárias. No portal, o visitante encontrará informações sobre os locais e horários em que podem ser conferidas as atrações, além de dicas de como preparar a viagem pelo interior de Minas para aproveitar o Natal nos destinos mineiros. Haverá, também, ampla divulgação do Natal da Mineiridade nos principais meios de comunicação da capital e do interior, além de veículos nacionais.

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário