
25 de novembro, de 2023 | 14:15
Ipatinga registra 40 mm de chuva em apenas 20 minutos
Prefeitura de Ipatinga
Apesar da chuva intensa e volumosa em um período curto, as ações preventivas realizadas pela PMI permitiram o escoamento da água assim que o temporal cessou

A Administração Municipal de Ipatinga informa que a forte chuva que caiu sobre a cidade na noite desta sexta-feira (24), prolongando-se pelo início da madrugada deste sábado (25), foi algo sem precedentes. Num espaço de apenas 20 minutos choveu cerca de 40 mm, comprometendo a capacidade de vazão de redes pluviais, galerias cobertas e abertas por onde são drenadas no perímetro urbano as águas de enxurradas e dos principais cursos hídricos do município.
Nas últimas 12 horas, foi contabilizado um incomum volume de precipitação pluviométrica: 85 mm.
O grande volume causou o transbordamento do ribeirão Ipanema em vários pontos, gerando áreas de inundações na região da avenida Maanaim, Parque Ipanema e próximo à Vale Grill, no Canaã.
No bairro Iguaçu, por onde passa uma longa galeria subterrânea que grande parte da população desconhece, também houve registro de alagamento em trecho da avenida Brasil. Contudo, o nível da água baixou em todos os locais afetados tão logo foi diminuindo a intensidade da tempestade, graças aos trabalhos de prevenção executados ao longo do ano e que ainda prosseguem, tendo em vista a chegada do período histórico de maior incidência de chuvas no município.
Pontos de alagamento também foram registrados em outros locais da cidade. A avenida Londrina (cruzamento com a rua Ilhéus), no Veneza, foi um deles. Outro trecho com acúmulo de água foi registrado na avenida Getúlio Vargas, bairro Caravelas, e no encontro da avenida Selim José de Sales com rua Pentateuco, no Canaã. A forte enxurrada vinda das partes altas também atingiu ruas da região plana do Bom Jardim.

Limpeza
Equipes da Defesa Civil, da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Semop) e da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma) percorrem a cidade e atuam desde o começo da madrugada deste sábado (25) para atender as necessidades.
As equipes também fazem um trabalho de limpeza de lamas e retirada do lixo carreado pela enxurrada e que acabou preso em bueiros, para que a capacidade de escoamento das redes e as condições de tráfego das vias estejam plenamente restabelecidas.
Infelizmente, o lixo doméstico, colocado fora do horário, obstruiu muitas bocas de lobo, como na avenida Getúlio Vargas. Um problema recorrente”, lamentou o diretor do Departamento de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Desurb), Marciano Barbosa.

Preventivo
A administração municipal reforça que diversas ações de limpeza e desobstrução de bueiros e canais são realizadas preventivamente pela Prefeitura de Ipatinga durante todo o ano, visando reduzir os impactos das fortes chuvas, como o desassoreamento do ribeirão Ipanema, intensificado ainda mais na última quarta-feira (22).
Vale ressaltar, também, que este trabalho tem demonstrado seus efeitos. Apesar da chuva intensa e volumosa em um período curto, as ações preventivas permitiram o escoamento da água assim que o temporal cessou.
Conforme dados da Sesuma, somente no período de março a novembro deste ano foram limpas, em diversas regiões da cidade, 5.721 bocas de lobo e 1.247 caixas de passagem. A limpeza de galerias resultou em centenas de toneladas de material removido, como lixo, entulhos, areia e vegetação.
O apoio da população é essencial e por isso a prefeitura orienta que os moradores não descartem lixo de forma irregular, respeitem os dias de coleta e colaborem com a limpeza das redes pluviais, a fim de evitar transtornos.
Saiba como acionar a emergência em Ipatinga
Em situações de risco, as pessoas devem acionar a Defesa Civil no 199 ou o Corpo de Bombeiros, pelo 193.



Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Jones
26 de novembro, 2023 | 14:52Dinheiro jogado fora
O visionário Tatão via com ceticismo a escavação volumosa do terreno na avenida Brasil, envolvendo, durante vários meses, grande movimentação de terra para ampliar a rede de escoamento das águas das chuvas.
Proprietário de uma antiga oficina de manutenção em pneus no bairro Iguaçu, o experimentado Tatão alertava os técnicos da obra:
- Não basta apenas canalizar água que flui das ruas da parte alta e central do bairro, sem instalar manilhas de diâmetro adequado na chegada do ribeirão Ipanema.
Antes de terminar a obra, frequentemente visitada pelo então prefeito Nardyello Rocha, o Velho Tata sentenciou:
- Vocês estão gastando o dinheiro do povo à toa!”